terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PP lança pré-candidatura de Fabio Martins Ribas à Prefeitura de Guarapuava

Na manhã de hoje, 31, o PP (Partido Progressista) de Guarapuava anunciou em entrevista coletiva realizada na sala Dona Tereza, no Grande Hotel, a pré-candidatura do advogado e presidente do partido, Fabio Martins Ribas, a Prefeito de Guarapuava nas eleições deste ano. Estiveram presentes no evento membros da executiva do PP, vereadores, membros da comunidade e representantes da imprensa.

Fabio, 39 anos, é a escolha do PP para o pleito eleitoral de 2012 por inúmeros motivos, entre eles sua experiência na administração pública, já que trabalhou na Casa Civil como assessor, foi chefe de gabinete do Prefeito Fernando Ribas Carli, quando exercia seu mandato como deputado e Procurador Geral do Município entre 2005 e 2008.

Durante a coletiva o pré-candidato do PP se mostrou feliz com o apoio que tem recebido do partido para a disputa das eleições 2012 e salientou o crescimento de Guarapuava nos últimos anos. “Tudo o que foi feito por Guarapuava não pode ser perdido, a cidade quer mais. Precisamos preparar o nosso povo para os desafios e oportunidades que vêm por aí”, disse.

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio e membro da executiva do partido, Mauro Claudio Temochko, enfatizou o crescimento da economia guarapuavana nos últimos anos, acima da média estadual, e aproveitou para falar sobre a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela administração municipal. “A administração do PP tem sido marcada pelo desenvolvimento de Guarapuava. É nossa responsabilidade ter um candidato que dê continuidade a esse trabalho”, afirmou.

Líder do PP na Câmara Municipal, o vereador Elcio Melhem classificou o anúncio da candidatura de Fabio Martins Ribas à Prefeitura de Guarapuava como uma data memorável para o partido. “A administração está mostrando e demonstrando o que tem feito pela nossa gente. Só tem direito de criticar quem fez ou faz alguma coisa por Guarapuava. É muito mais difícil para os outros demonstrarem o que fizeram, pois a nossa administração está fazendo muito”, ressaltou.

O primeiro compromisso de Fabio como pré-candidato do PP a Prefeito acontece no dia nove de fevereiro, às 19h30 na Faculdade Guairacá. O evento, voltado para lideranças femininas de Guarapuava, pretende discutir ações e políticas públicas voltadas para as mulheres. A presidente do PP Mulher de Guarapuava, Daniela Faria avalia a escolha do público feminino para a realização deste primeiro evento de campanha como positiva. “As mulheres são grande parte do eleitorado guarapuavano, por isso sermos ouvidas é tão importante”, falou.

Com apoio de Cesar Silvestri Filho UNICENTRO recebe investimentos

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) acompanhou o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Aldo Nelson Bona e os professores Juliano de Resende e Sonia Kurchaidt, do setor de Ciências Agrárias e Ambientais em reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. O principal objetivo do encontro foi a apresentação de um projeto para investimentos e parcerias para a Universidade em 2012. “Vamos buscar dar o apoio necessário para que a UNICENTRO possa ser referência na educação se credenciando como um centro de ensino reconhecido nacionalmente”, comenta Cesar Filho.

O projeto desenvolvido pelo corpo docente da UNICENTRO trata de uma parceria com entre a Universidade e o Colégio Agrícola de Guarapuava, já que hoje a Universidade é referência nos cursos de Agronomia e Veterinária, mas não conta com uma Fazenda Escola. “Os professores do setor agrícola da UNICENTRO buscaram alternativas e trouxeram para que pudéssemos discutir. A ideia mais viável é fazermos uma parceria com a Secretaria de Educação e o Colégio Agrícola de Guarapuava, já que eles têm uma estrutura adequada para o ensino”, explica Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade.

Com a parceria a UNICENTRO vai agregar ao Colégio Agrícola de Guarapuava o conhecimento de professores qualificados, além da possibilidade de estágios assim como investimentos feitos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para complementar a infraestrutura do Colégio. “Temos em nosso projeto a instalação de uma unidade de leite, um aviário e um centro de treinamento no colégio agrícola. Já para a UNICENTRO buscamos a ampliação dos laboratórios além da residência no Hospital Veterinário e a construção de salas de permanência para o corpo docente”, explica Juliano de Resende, diretor do setor de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICENTRO e eleito diretor do campus CEDETEG em Guarapuava.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o pedido vem de encontro com os ideais de investimentos do Governo Beto Richa. “Precisamos otimizar os equipamentos e espaços públicos buscando a excelência na educação. Com investimentos no Colégio Agrícola e a parceria da UNICENTRO nós poderemos ser referência não apenas no ensino superior mas também no ensino técnico”, analisa o secretário que ainda garante os recursos: “o pedido está dentro do nosso escopo de atuação e não há dúvidas de que faremos esses investimentos de acordo com as necessidades do ensino”, finaliza o secretário Alípio Leal. Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cesar Silvestri Filho participa da posse de Diretores em Guarapuava

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou na manhã desta sexta-feira (27) da posse dos novos diretores da área de atuação do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava. A cerimônia, realizada nas dependências do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, empossou 56 diretores e 32 diretores auxiliares.

Os representantes escolhidos têm mandato de três anos nos cargos. A consulta para escolha dos diretores aconteceu no mês de novembro do ano passado, quando votaram professores e funcionários, responsáveis por alunos menores de 16 anos e também por alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.

O voto para a escolha dos diretores foi um exercício democrático da comunidade escolar. “O processo representa a participação de pais, alunos, professores, pedagogos e funcionários na decisão dos rumos da escola”, enfatizou o deputado estadual Cesar Filho (PPS). Segundo ele, este compromisso entre escola e sociedade deve ser constante para garantir a qualidade de ensino oferecida nas escolas públicas. “Nos colocamos à disposição de todos para que juntos possamos trabalhar cada vez mais por uma educação de qualidade. Podemos contar com o apoio do Governo do Estado, que já demonstrou que a Educação é uma das prioridades dos atuais governantes estaduais”, enfatizou o deputado.

Na avaliação do chefe do NRE de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, o principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. “Nosso objetivo é abrir as portas das escolas e aproximá-las cada vez mais da comunidade. Com a participação direta da comunidade nas atividades escolares, teremos um grande avanço no processo de ensino-aprendizagem”, destacou Kukelcik.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fabio propõe que a Sanepar disponibilize caminhões limpa fossa à população

O Presidente do PP (Partido Progressista), Fabio Martins Ribas, participou na tarde de ontem, 25, da audiência pública que aconteceu na Prefeitura Municipal para discutir o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). O PMSB foi elaborado através de uma parceria entre os técnicos da Prefeitura Municipal e da Sanepar.

Durante a audiência, os participantes puderam fazer questionamentos e propostas acerca das medidas que estão elencadas no PMSB. Entre as propostas elaboradas, destaque para a participação do presidente do PP que propôs que a Sanepar fique responsável por disponibilizar caminhões limpa fossa até que 100% dos das residências sejam atendidas. Ele ainda reiterou que o valor cobrado pelo serviço deve ser subsidiado ou gratuito. “Este é um serviço muito importante que deve ser oferecido pela Sanepar e vai beneficiar muitas pessoas”, afirma Fabio.

Além de apresentar o diagnóstico do saneamento básico no território de Guarapuava, o Plano pretende estabelecer metas e ações a curto, médio e longo prazos referentes ao Saneamento Ambiental. Até o fim de implantação do PMSB, a expectativa é que os investimentos em abastecimento de água, coleta de lixo, tratamento de resíduos e drenagem de águas pluviais ultrapassem a casa dos R$ 44 milhões. 

Presidente do PP participa de festividades na 
catedral Nossa Senhora de Belém
Na noite desta quarta-feira, 25, o presidente do PP de Guarapuava, Fabio Martins Ribas, acompanhou o Prefeito Fernando Ribas Carli nas comemorações em preparação para a festa da padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, que acontece no próximo dia 2. Na ocasião, Fabio aproveitou para cumprimentar o Padre Acácio pelo seu trabalho como pároco da Catedral. 

Fabio recepciona participantes do Transparaná
Na tarde desta quarta, 25, chegou a Guarapuava a 18ª edição do Raid Transparaná. O maior Raid do Brasil começou no último dia 20, em Guaíra, e termina em Matinhos no dia 28. Campeão do Transparaná em 2010, o Presidente do PP de Guarapuava, Fabio Martins Ribas, esteve recepcionando os competidores em sua chegada à cidade. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PARQUE DO JORDÃO PASSA POR REFORMAS

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Parque do Jordão reúne famílias e jovens que querem aproveitar um pouco a natureza, principalmente aos finais de semana. Centenas de pessoas visitam o parque que oferece espaço com brinquedos, churrasqueiras, além de abrigar a famosa Gruta do Monge, popularmente conhecida devido às lendas de Guarapuava. Neste começo de ano, a Secretaria Municipal de Obras está realizando a limpeza do parque, concerto de brinquedos, reforma nos banheiros, churrasqueiras e readaptação do portal.

Segundo o Secretário Municipal de Obras, Flávio Veras, o Parque do Jordão está passando por reformas para melhor atender aos guarapuavanos e visitantes da cidade. “Nós estamos fazendo a manutenção do parque, mas a população também pode ajudar, cuidando do patrimônio público quando usufruir, não jogar lixo em locais inadequados, além de denunciar as ações de vândalos”, comenta o secretário.

Além da reforma, será reforçada a segurança do local para que não ocorra a destruição do espaço público.

Silvestri autoriza início de obras em Guarapuava que somam R$ 7 milhões

Prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, 
secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, assinou, nesta terça-feira (24) a homologação de R$ 7 milhões em obras de pavimentação e recapeamento asfáltico para Guarapuava, de um total de R$ 10,5 milhões de investimentos. “Esta é a maior liberação de recursos que a Sedu faz para Guarapuava em toda a história do Desenvolvimento Urbano do Estado e considerada também uma das maiores liberações da secretaria realizadas desde o início da minha gestão, proporcionalmente ao tamanho e à arrecadação do município”, destaca.

Para a execução de todas as melhorias, o projeto foi dividido em cinco lotes, com prazo de 240 dias para conclusão. Em cada lote está prevista a realização de obras de terraplanagem, drenagem para águas pluviais, construção de meiofio, passeio, ciclovia e toda estrutura de sinalização de trânsito e paisagismo. Serão construídos mais de 16 mil metros de ciclovias nos trechos beneficiados com as obras.

INFRAESTRUTURA - As ruas e avenidas que receberão melhorias são: Avenida Bento de Camargo Ribas, entre as ruas Ipiranga e XV de Novembro; Avenida Ivo Carli, entre as ruas Beija Flor e João Lentsch; rua Engenheiro Lentsch, entre as ruas Antônio Losso e Ivo Carli; Avenida Ivo Carli, entre ruas Ipiranga e Beija Flor; Rua Sebastião de Camargo Ribas, entre as ruas Manoel Ribas e Ipiranga; Rua Antônio Losso, entre as ruas Sebastião de Camargo Ribas e Gino Marly Pizzano; Rua Mabel Granier, entre as ruas Gino Marly Pizzano e Jorge Alves Ribeiro; Rua João Keller, entre as ruas Portugal e Marfim; Avenida Bandeirantes, entre as ruas Bento Munhoz da Rocha e João Fortkamp; Rua João Fortkamp, entre a Avenida Marginal Alzino Carazai e a Avenida Bandeirantes; Rua Serafim Ribas, entre a Leonardo Coblinski e o trevo da Prof. Becker.

DESENVOLVIMENTO URBANO- De acordo com Silvestri, a liberação de recursos para Guarapuava está em sintonia com a intenção do governador Beto Richa de investir de forma intensiva nos municípios do interior do estado. “Temos o compromisso de dar atenção especial ao interior do Paraná. Estes investimentos em Guarapuava permitirão que a cidade tenha asfalto de qualidade o que, sem dúvidas, resultará em melhor qualidade de vida para todos os moradores”, concluiu.

MAIS INVESTIMENTOS - A assinatura da homologação, significa que a prefeitura está autorizada a iniciar imediatamente as obras. “Em agosto, assinamos o protocolo de intenção de financiamento, que pode chegar a um investimento de R$ 10,5 milhões. Desse total, a prefeitura está utilizando agora R$ 7 milhões. Num segundo momento, irá utilizar mais R$ 1,5 milhões do saldo restante para pavimentar as ruas do Residencial 2000. Além deste montante, para podermos pavimentar todas as ruas do bairro, a Sedu irá repassar R$ 600 mil a fundo perdido e a Cohapar entrará com mais R$ 2,1 milhões. Nunca Guarapuava recebeu tantos investimentos em infraestrutura de uma vez só”, completou.

De acordo com Silvestri, muitas pessoas acreditavam que por ser adversário político do prefeito de Guarapuava a liberação desses recursos não aconteceria. “A população jamais pode ser prejudicada por divergências político-partidárias. É um imenso prazer poder liberar esses recursos para Guarapuava. Fico muito feliz em saber que fui eu o secretário que mais liberou recursos para Guarapuava, na história do Desenvolvimento Urbano do Paraná”, finalizou.

Sindicato Rural e SENAR promovem curso de ordenha mecânica

O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está promovendo o curso “Trabalhador na Bovinocultura de leite– ordenha mecânica”.  
As aulas começaram nesta segunda-feira, dia 23, na sede do Sindicato. De acordo com o produtor Dalciso Cavalheiro de Oliveira, a parte teórica vai ser fundamental em sua nova “empreitada”. “Vou começar a criar gado de leite ainda este ano, mas não conheço muito sobre a atividade. Com as informações que vou receber aqui, tenho certeza que vou ter mais facilidade com o manejo, embora a falta de experiência”, informou.

Segundo o instrutor do Senar, Itamar Cousseau, o objetivo do curso é mostrar para o criador várias técnicas de manejo vinculadas ao maior ganho econômico. “Muitos produtores tem gado de leite em suas propriedades, mas não ganham dinheiro com a atividade. Se o manejo for feito corretamente, a rentabilidade pode chegar até 40% ao ano, se comparado ao investimento inicial”, explica.

O curso segue até sexta-feira, dia 27. “O conteúdo teórico que foi abordado hoje será colocado em prática durante a semana. Esta é uma forma de ensinar aos alunos os temas de uma forma dinâmica, exatamente igual ao que acontece na propriedade”, argumenta Cousseau. Assessoria de Imprensa – Release 666 - 24/01/2012 Jornalista Responsável: Luciana de Queiroga Bren - Assessora de Comunicação do Sindicato Rural de Guarapuava/ Colaboração: Bruno Hilgermberg – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Deputado Cesar Filho se reúne com PMs e bombeiros para discutir PEC 29


Representantes do 16º Batalhão da Polícia Militar de Guarapuava e do Corpo de Bombeiros se reuniram nesta segunda-feira (23) com o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, em Curitiba, para discutir a PEC 29. Na oportunidade, os policiais militares, acompanhados pelo diretor da Associação de Praças, Cabos e Soldados (APCS) - subseção Guarapuava, Paulo Cesar da Silva também participaram de uma reunião aberta a todos os integrantes da PM. “Cesar Filho é o nosso representante frente ao Governo do Estado, por isso buscamos o auxílio do deputado neste momento”, explicou o diretor que também afirmou que “o governo estadual está aberto a negociações e o comando também”.

De acordo com Cesar Filho, esta é uma antiga reivindicação da classe e o Governo do Estado já se manifestou favorável à sua regulamentação. “O Governo tem a segurança como uma de suas prioridades por isso temos plena convicção que o Governador Beto Richa vai conseguir esta implementação de forma progressiva atendendo as reivindicações da classe”, explica Cesar Filho.

Segundo o diretor da APCS de Guarapuava os últimos debates possibilitaram alguns avanços. “Discutimos as tabelas que foram todas apresentadas pelas associações, as leis vigentes e os limites. Cada entidade saiu da reunião com o compromisso de debater os avanços com suas bases e com seus integrantes”, conta Paulo Cesar.

Emenda 29  
Uma proposta inicial para pagamento do subsídio, previsto na Emenda 29, foi apresentada no final de dezembro à Polícia Militar pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Governo do Estado (SEAP). No dia 06 de janeiro, a proposta foi apresentada pelo Comando-Geral às entidades representativas de classes, compostas por policiais militares, no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, para ser analisada e discutida.

A partir daquela data, foi estipulado um prazo de 30 dias para elas apresentassem contrapropostas. “Tivemos uma reunião com o Cesar Filho no dia 12 de janeiro para apresentar a importância da urgente regulamentação do Governo sobre a PEC 29 e as necessidades da corporação de Guarapuava”, explica o diretor da APCS/Guarapuava Paulo Cesar.

A apresentação desta proposta por parte do governo, de acordo com o Subcomandante-Geral, já mostra um avanço em relação ao subsídio tão aguardado pelos militares estaduais. “O governo está aberto a negociações, e se implantado o subsídio, o policial, principalmente o praça, observará algumas diferenças como a correção de algumas distorções salariais”, destaca o Coronel Cesar.

Após o fechamento de uma proposta final, o documento será enviado ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, ao governador para apreciação e encaminhamento à Assembleia Legislativa, onde deverá ser votado, e devolvido ao governador para sanção final. “Faremos o possível para atender os anseios da classe e garantir a valorização dos profissionais que estão nas ruas oferecendo segurança à população”, finalizou Cesar Silvestri Filho.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Governo do Estado autoriza prefeito de Foz do Jordão a pavimentar ruas

 
Prefeito de Foz do Jordão anildo da Silva
e secretário de Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, autorizou nesta terça-feira (24) o início das obras de pavimentação com pedras irregulares no município de Foz do Jordão, na região do Cantuquiriguaçu. O documento de homologação da licitação da obra foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Foz do Jordão, Anildo Alves da Silva, no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

O valor total da obra é de R$ 230 mil, sendo que R$ 211,6 mil serão repassados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e R$ 18,4 mil correspondem à contrapartida municipal.

Os investimentos, de acordo com o secretário Cezar Silvestri, irão melhorar a infraestrutura de Foz do Jordão e também as condições de vida dos moradores do município. “Sabemos que o grande desejo dos moradores de Foz do Jordão é ter as ruas de suas cidade revitalizadas, bem estruturadas. Com essa liberação de recursos, estamos ajudando o município a investir numa área muito importante”, comentou.

Na opinião do prefeito de Foz do Jordão, Anildo Alves da Silva, toda a população precisa conhecer essa iniciativa, que vai permitir pavimentar com pedras irregulares uma área de cerca de 3.900 metros quadrados. O prefeito Anildo Alves da Silva considera a obra “uma conquista importante para os moradores de nossa cidade”.

Cesar Filho acompanha autorização para início de obras em Reserva do Iguaçu

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho acompanhou na manhã desta terça-feira (24) a assinatura da homologação autorizando o início das obras de asfalto no município de Reserva do Iguaçu.

O documento foi assinado pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, pelo prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Almir Caldas de Campos e pelo deputado César Silvestri Filho, no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). “Nós já estávamos desacreditados que esta obra realmente sairia, mas o deputado Cesar Filho tomou iniciativa e nos representou, por isso somos gratos por mais esta conquista”, comentou o prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos.

O valor total da obra é de R$ 251.333,30, sendo que R$ 184 mil de recursos são repassados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e R$ 67.333,30 correspondem à contrapartida municipal. “Sabemos que o grande anseio dos moradores de Reserva do Iguaçu é ter as ruas de sua cidade asfaltadas e bem estruturadas e a liberação destes recursos vai contribuir para a infraestrutura de Reserva do Iguaçu dando melhores condições de vida aos moradores do município”, explicou Cesar Filho.

Segundo o prefeito duas ruas serão recapeadas com estes recursos. “Uma das ruas a serem beneficiadas é a principal da cidade. Trata-se da Avenida Sete de Setembro, que será recapeada em sua totalidade. A obra foi anunciada no ano passado e a população aguarda ansiosa pelo início da obra. Outra rua que vai passar por uma reformulação é a Rua Antonio Lustosa, onde temos creches e bancos. O recape vai possibilitar um melhor fluxo dos veículos, dando cara nova a cidade”, afirmou Sebastião Campos.

Obra entre Reserva do Iguaçu a Pinhão
Como relator do Plano Plurianual do Estado (PPA), o deputado estadual Cesar Silvestri Filho elaborou uma emenda que foi aprovada contemplando novamente a região. Trata-se da obra de 25 quilômetros ligando o município de Reserva do Iguaçu a Pinhão. “Essa é uma maneira importante para integrarmos o centro-sul do Paraná ao sudoeste do Estado. Agora nós temos o compromisso por parte do Governador Beto Richa em dar prioridade a esta obra, pois temos a consciência da importância que ela tem para desenvolver nossa região”, explicou Cesar Filho.

Segundo o prefeito Sebastião Campos, mais de 60% da população de Reserva do Iguaçu utiliza o trecho diariamente. “Estamos aguardando por esta obra há mais de 30 anos, mas agora com o apoio do deputado Cesar Filho, temos a certeza que vamos conseguir esse benefício para a nossa região”, finalizou.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sedu auxilia municípios na obtenção de recursos federais

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) disponibiliza, a partir de 18/01, em seu portal na Internet (www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br) uma importante ferramenta para que prefeituras de todo o Estado possam ter acesso à relação dos recursos federais disponíveis aos municípios paranaenses. No link “Transferências Municípios - PR OGU”, situado na lateral direita da página, os agentes públicos podem obter informações sobre as transferências voluntárias para os municípios paranaenses.

Além de facilitar o acesso a essas informações, a secretaria dispõe de corpo técnico qualificado para auxiliar as prefeituras de todo o estado a elaborar projetos para garantir os recursos disponíveis no Orçamento Geral da União (OGU).

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, anualmente, o Governo Federal disponibiliza verbas para investimentos em diversas áreas, como saúde, educação infraestrutura e tecnologia. No entanto, muitos municípios deixam de receber esses recursos por não apresentarem projetos ou por desconhecimento de que as verbas existem. “Com essa ferramenta estamos auxiliando os municípios a obterem recursos federais. Estamos mostrando a eles onde estão os recursos, para o que podem ser utilizados e o que precisam fazer para garantir os investimentos”, afirmou.

“Recursos existem. Falta os prefeitos estarem interados, saber onde eles estão disponíveis e o que precisa ser feito para obtê-los”, complementou Silvestri exemplificando o fato. “Recentemente foi disponibilizada uma quantia considerável de recursos para a saúde através de uma emenda de iniciativa popular e os municípios paranaenses deixaram de pleitear R$ 55 milhões em recursos nessa área por não apresentarem projetos. Queremos auxiliar as prefeituras para que não percam recursos”, concluiu.

De acordo com um levantamento feito pela equipe técnica da Sedu, para este ano, estão sendo disponibilizados aos municípios mais de R$ 8,7 bilhões por meio de recursos “carimbados” (com destinação específica) e recursos “não carimbados”.

Para ter acesso à lista dos recursos disponíveis basta acessar o site da Sedu: www.desenvolvimentourbano.com.br e acessar o link “Transferências Municípios - PR OGU”.