terça-feira, 30 de julho de 2013

Operação GRALHA AZUL II,



Por ocasião da Operação GRALHA AZUL II, desencadeada em todo o Estado do Paraná, as equipes da Polícia Ambiental desta 5ª Cia/BPMA, com sede em Foz do Iguaçu, cumpriu três Mandados de Busca e Apreensão, no município de TOLEDO, contra indivíduos denunciados por prática de caça, segundo a informação da população local.

Foram Apreendidas 4 (quatro) armas de fogo, e mais efetuada a prisão de duas pessoas, que forma conduzidas até a delegacia local para a lavratura do flagrante, por posse ilegal de arma de fogo.

A Prática da caça no Brasil é expressamente proibida pela Lei de Crimes Ambientais, sujeitando aos infratores, as penas previstas, que variam conforme a natureza e local. Estão sujeitos ainda os infratores as multas ambientais, aplicadas pelo IAP e IBAMA.


Foz do Iguaçu, 30 de Julho de 2013,

NOTA PARA IMPRENSA

Por ocasião da Operação GRALHA AZUL II, em atendimento a denúncia realizada pela comunidade, a equipe de Polícia Ambiental da 5ª Cia/BPMA, com sede em Foz do Iguaçu, deslocou-se até o município de Guaíra, realizando o resgate de uma cobra SUCURÍ (Eunectes notaeus), pertencente à família Boidae, de aproximadamente 2,5 metros. A qual estava em uma área rural, nas proximidades de um sítio. Importante salientar o compromisso e a consciência e o respeito com o Meio Ambiente, que o morador demonstrou, acionando esta unidade especializada da Polícia Militar, preservando desta forma a integridade do citado animal.


A Cobra foi resgatada e posteriormente liberada em seu habitat natural, protegida da população, no interior de um Refúgio Biológico. O Animal aparentava boas condições de saúde, inclusive encontrava-se com uma presa, um gambá, que acabará de caçar, vindo durante o transporte a regurgitá-la, característica típica destes animais, que de tal forma, tenta livrar-se do peso extra, para mais rapidamente empreender em fuga.


A importância deste animal na natureza e em especial ao ecossistema da Bacia Hidrográfica do Paraná é muito importante, sendo um dos maiores predadores da natureza, e despontando como a maior cobra do mundo, podendo chegar a mais de dez metros de comprimento. Entre seu cardápio de presas, encontram-se peixes, aves, felinos, veados, bezerros, capivaras e até jacarés. E o maior inimigo deste magnífico animal, é o próprio homem, que a mata como souvenir, ou com a finalidade de comércio, já que sua pele é muito valorizada. Sua gestação é de 240 dias, e sua cria é de em torno de 20 a 30 filhotes. Elas não são venenosas e matam suas vítimas através da constrição, enrrolando-se ao redor das mesmas.



Foz do Iguaçu, 30 de Julho de 2013.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Indiferença e anti-religiosidade: O desafio do século

Enquanto houver diálogo entre as religiões ainda haverá esperança

Ao desembarcar no Brasil o Papa Francisco levantou uma série de debates e trouxe à tona antigos questionamentos, entre eles, a eficácia do diálogo inter-religioso e os novos rumos da igreja católica. De acordo com o teólogo e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prof. Davi Charles, a vinda do Papa ao Brasil é muito importante, pois a sociedade poderá entender quais são os objetivos do pontífice e quais são as mudanças que se podem esperar da igreja nos próximos anos.

No campo ecumênico não é diferente, afinal, o Papa tem se esforçado para intensificar o debate entre as religiões e a união de todas as pessoas que acreditam nos dogmas cristãos. Nesse sentido o chanceler afirma que o diálogo não deve ser apenas baseado em sínteses, mas sim em clarificações, ou seja, num diálogo de desafios onde uma pessoa instiga a outra a uma compreensão melhor dos temas religiosos.

Os protestantes e os católicos têm pontos que não podem ser alterados, como por exemplo, os doutrinários - aqueles ligados aos dogmas da religião criados desde sua edificação - já no campo ético e das relações humanas as igrejas atuam de forma semelhante, lutando pelo bem comum, cada qual com suas cosmovisões (particularidades).

Do ponto de vista da igreja presbiteriana as diferenças de crenças são reais e importantes, o que significa dizer que para os protestantes não é interessante o esfacelamento da igreja católica, mas sim, a potencialização do bem que ambas produzem. “Podemos discordar em vários pontos, mas o fato é que a sociedade enxerga a todos como cristãos, independentemente de suas denominações religiosas”, afirma Davi Charles.


Um dos desafios para igreja contemporânea é trazer seus fiéis as bases mais simples de sua doutrina, distanciando-os da distorção dos valores cristãos, criados em sua essência para expressar uma nova forma de ser e ter. Além desse errôneo entendimento as novas religiões ateístas, criadas a luz da indiferença e de preceitos militantes serão um dos temas mais debatidos nas próximas décadas. 

  
Davi Charles é teólogo e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduou-se pelo Reformed Episcopal Seminary, Filadélfia, EUA. (1990), no qual também obteve seu mestrado (M.Div., cum laude). Doutorou-se no Westminster Theological Seminary (Ph.D., Apologética, 2000), com estudos na Université de Genève, Suíça (1996) e no Lutheran Theological Seminary at Philadelphia (1997). É também graduado em administração e planejamento e planejamento estratégico pela University of Massachusetts at Boston.


O professor e chanceler Davi Charles está disponível para entrevistas e solicitações sobre o tema acima. Caso surja interesse favor entrar em contato através do e-mail: imprensa@mackenzie.br.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

GRUPO BB E MAPFRE apoia o Festival Vale do Café

Além das apresentações musicais, evento também oferece aulas gratuitas de instrumentos para crianças e adolescentes

Em linha com as diretrizes de sua Política de Investimento Social Privado, que prioriza o apoio de ações culturais capazes de atingir e beneficiar uma parcela significativa e diversificada da sociedade, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é um dos apoiadores da edição 2013 do Festival Vale do Café. O incentivo foi viabilizado por meio da Lei Rouanet.
“Procuramos apoiar a realização de iniciativas culturais importantes e, nesse caso, com caráter educativo integrado à ação, para fortalecer a presença do GRUPO entre os mais variados públicos e, dessa forma, consolidar o nosso posicionamento perante à sociedade como uma empresa que acredita e investe no desenvolvimento da cultura nacional para todos os públicos”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.
Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendedorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do estado carioca. A 11ª edição, que será realizada entre 16 a 28 de julho, homenageará três grandes nomes da música nacional e internacional: Vinícius de Moraes (100 anos), Giuseppe Verdi (200 anos) e Ernesto Nazareth (150 anos).
Entre as diversas atrações, o destaque é o cantor e compositor João Bosco, solista convidado para se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), em Resende, Barra Mansa, Piraí e Três Rios. No dia 27 de julho, ele se apresenta com sua banda na Praça Barão de Campo Belo, em Vassouras.
Durante o festival, turistas nacionais e internacionais assistem a apresentação de espetáculos e concertos realizados em igrejas, casarões, praças e fazendas, tendo como fonte de inspiração o Vale do Paraíba. O evento acontece nas seguintes cidades: Resende, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios. 
O festival também tem caráter educacional, com a realização de aulas gratuitas para cerca de 350 alunos, na maioria crianças e adolescentes. Do total de alunos beneficiados, 200 recebem bolsas integrais (com hospedagem e alimentação inclusas) para oficinas de violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta e trompete entre outras, graças ao apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação.
Idealizado por Cristina Braga e com direção artística de Turíbio Santos e Paulo Barroso, o Festival Vale do Café já recebeu mais de 800 mil pessoas em suas edições anteriores, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro.  

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com 5 mil colaboradores, mais de 100 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias, e 25 milhões de clientes. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente (presença em 95% do território nacional) e distribuição multicanal.  

Brasil destina mais de 21 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre de 2013

De acordo com estudo encomendado pelo inpEV, resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo geram benefícios ao meio ambiente
No primeiro semestre de 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 21.382 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o País. A quantidade representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2012.
O levantamento realizado pelo instituto aponta que os estados que mais encaminharam para a destinação final foram: Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a 70% do total retirado do campo no Brasil. Já Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rondônia obtiveram os maiores crescimentos percentuais no período analisado.
João Cesar Rando, diretor presidente do inpEV, afirma que o envolvimento dos quatro elos da cadeia agrícola e o funcionamento eficaz do Sistema Campo Limpo traz benefícios ambientais crescentes. De acordo com o quinto estudo de socioecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO, por encomenda do instituto, entre 2002 e 2012, o sistema permitiu, por exemplo, que o país deixasse de gastar energia elétrica equivalente ao abastecimento de 1,4 milhão de casas e evitou o consumo de um volume de água equivalente a 36 milhões de caixas de água. Rando ainda completa: “Esses dados mostram para a sociedade o compromisso do setor agrícola com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável”.
Comparativo de embalagens destinadas – Jan a Jun de 2012 x 2013
Estado 2012 2013 %
Mato Grosso 5.183 5.364 4
São Paulo 2.335 2.596 11
Paraná 2.382 2.563 8
Goiás 2.112 2.366 12
Rio Grande do Sul 1.783 1.840 3
Minas Gerais 1.754 1.829 4
Bahia 1.487 1.642 10
Mato Grosso do Sul 1.262 1.463 16
Maranhão 418 510 22
Santa Catarina 204 260 28
Piauí 180 232 30
Espírito Santo 93 141 51
Tocantins 76 136 80
Rondônia 85 136 60
Alagoas 9 49 418
Rio Grande do Norte 17 48 183
Outros 173 127 (46,8)
Brasil 19.552 21.382 9

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

ENTRE VALES, de Philippe Barcinski, vence o 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2013

 longa-metragem ganhou o II Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano e o Prêmio do Público.

Ângelo Antônio é o protagonista do filme, que tem participação especial do ator uruguaio Daniel Hendler, e chega aos cinemas no dia 13 de setembro

Entre Vales recebeu na noite de hoje, quinta-feira, 18/8, no Memorial da América Latina, o II Prêmio Itamaraty para o Cinema Sul-Americano e o Prêmio do Público, dentro do 8o. Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2013. O longa-metragem de Philippe Barcinsky (Não Por Acaso, Palíndromo), que é uma coprodução do Brasil, Uruguai e Alemanha, concorria com 11 coproduções cinematograficas sul-americanas, pelo Prêmio Itamaraty. O júri do prêmio era formado por: Andrea Stavenhagen - Festival Internacional de Cinema em Guadalajara (México), Diego Lerer - Fipresci Argentina (Argentina), Fabiano Gullane - Gullane Filmes (Brasil), Gabor Greiner - Films Boutique (Alemanha) e Henning Kamm - DETAILFILM (Alemanha).

Entre Vales, que foi rodado em Paulínia e cooperativas de reciclagem e aterros sanitários de S. Paulo e Rio de Janeiro, narra a história de Vicente, um economista pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.

Ângelo Antônio, Melissa Vettore, Inês Peixoto, Daniel Hendler e Matheus Restiffe formam o elenco do longa, que tem fotografia de Walter Carvalho e lançamento nos cinemas em setembro de 2013.

Ambientado em lixões, aterros sanitários e cooperativas de reciclagem, e amparado em extensa pesquisa, Entre Vales percorre o complexo universo do lixo e das perdas, algumas das principais preocupações da contemporaneidade e apresenta, através de uma história envolvente, atual e necessária, uma metáfora do lixo e da reciclagem, numa abordagem artística a partir de camadas humanas, (des)cobrindo as emoções enterradas e escondidas na vida das grandes metrópoles urbanas.

Entre Vales é produzido pela Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes, com patrocínio do Santander, Sabesp, Petra Energia, Fundo Setorial do Audiovisual / ANCINE, Polo Cinematográfico de Paulínia, Secretaria de Cultura da Cidade de S.Paulo (Fomento) e da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (Fomento ao Cinema Paulista). O longa-metragem conta ainda com parceiros internacionais: Programa Ibermedia, Hubert Bals Fund (Holanda) e Film und Medien Stiftung NRW.


Philippe Barcinski
Philippe Barcinski recebeu mais de 60 prêmios por seus trabalhos com os curtas A EscadaPalíndromo e A Janela Aberta e com o longa-metragem Não Por Acaso, que tem Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros no elenco. Participou dos principais festivais internacionais, como Cannes, Berlim e Rotterdam, e teve seus trabalhos exibidos em TVs como Sundance Channel, Channel Four e Chanel Plus. Dirigiu ainda programas e séries para TV Globo, MTV, TV Cultura e ARTE. 


Ângelo Antônio
Ângelo Antônio é o protagonista de Entre Vales. Nascido em Curvelo, Minas Gerais, o ator estudou no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), coordenado pelo diretor Antunes Filho, e formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo – EAD/USP. Seu primeiro trabalho no teatro foi na peça Aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza. Na televisão estreou na novela Pantanal e fez ainda, entre outros trabalhos, O dono do mundoSuave veneno e Alma gêmea. Sua estreia no cinema foi em Sombras de julho (1996), de Marco Altberg. Em sua filmografia constam  Bella Donna (1997), de Fabio Barreto; No Coração dos Deuses, de Geraldo Moraes; O Tronco, de João Batista de Andrade; Dois Filhos de Francisco (2005) e À Beira do Caminho (2011), ambos de Breno SilveiraChico Xavier (2010), de Daniel Filho e Amor? (2011), de João Jardim, entre outros títulos. 

Ficha Técnica
Brasil/Uruguai/Alemanha, 2012, 80 min, cor. 

Direção: Philippe Barcinski
Roteiro: Fabiana Werneck Barcinski e Philippe Barcinski    
Empresas produtoras: Polo de Imagem, Aurora Filmes e Degrau Filmes
Empresas coprodutoras: Cordón Films (Uruguai) e Augenschein Filmproduktion (Alemanha)
Produção: Malu Viana Batista, André Montenegro, Rui Pires e Philippe Barcinski
Produção Executiva: André Montenegro e Malu Viana Batista
Coprodutores: Micaela Solé (Uruguai), Luciana Dolabella (Alemanha), Jonas Katzenstein (Alemanha), Maximilian Leo (Alemanha) e Ângelo Antônio.
Fotografia: Walter Carvalho, abc
Direção de Arte: Marcos Pedroso  
Montagem: Leopoldo Joe Nakata
Fotos Still: Ding Musa

Distribuição: Imovision

quarta-feira, 17 de julho de 2013

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP: INSCRIÇÕES ATÉ 31/7

Podem participar do processo de seleção artistas visuais que desejam desenvolver pesquisas na capital paulista
Artistas brasileiros - que residem fora do Estado de São Paulo - e estrangeiros têm até o próximo dia 31 de julho para fazer a inscrição na Residência Artística FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Localizado no Edifício Lutetia, região central da capital paulista, o espaço tem capacidade para receber, simultaneamente, até 10 artistas, que poderão ficar hospedados de fevereiro a início de julho de 2014.
A Residência Artística FAAP tem como objetivo principal servir de residência temporária para artistas visuais que desejam pesquisar e desenvolver projetos na capital paulista. Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris - local que hospeda artistas do mundo todo, inclusive os da FAAP, graças ao convênio firmado entre as duas instituições -, o espaço é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes.

Os artistas interessados devem participar de um processo de seleção. Para isso, é necessário encaminhar o projeto que pretende desenvolver em São Paulo, além de documentos como cartas de recomendação, currículo, fotografia 3X4, portfólio e a ficha de inscrição. Também devem apresentar uma proposta de interação com os alunos e os professores da Fundação, uma vez que a Residência Artística tem como objetivo promover a troca de experiência dos residentes com a comunidade FAAP, além de ampliar estas trocas com a comunidade artística, em especial a paulista. Essa interação acontece por meio de palestras, workshops, parcerias, entre outras atividades.
Informações sobre toda a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis no site www.faap.br/residenciaartistica. Também podem ser obtidas pelo telefone +55 (11) 3101-1776, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br ou pelo skype: residencia.artistica.faap.


INFORMAÇÕES:             FAAP / WN&P COMUNICAÇÃO
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271 – Fax: (11) 3662-7271
Jornalistas: Fabiana Dourado (fabiana.dourado@wnp.com.br)
                Iracema Carvalho (iracema.carvalho@wnp.com.br)



SP 07/2013

Aprovação do Governo Dilma despenca após manifestações

Aprovação do Governo Dilma despenca após manifestações

As manifestações nas ruas brasileiras revelaram a insatisfação da população diante da classe política e de suas ações cotidianas. Segundo o levantamento do instituto MDA encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), indicam que a aprovação do Governo Dilma está caindo assustadoramente após as demonstrações de descontentamento geral. O professor Roberto Gondo, de Marketing e Comunicação Integrada da Universidade Presbiteriana Mackenzie explana sobre essa queda na popularidade.

"Em um momento de reflexão e articulação de estratégias para garantir popularidade e o poder, a Presidenta Dilma busca realizar ações que garantam bom apelo popular, mas está sendo perceptível pelas últimas pesquisas que isso não será o suficiente para evitar o crescimento dos potenciais adversários na disputa da presidência no próximo ano. Se isso não bastasse para tirar o sono de Dilma, os cuidados para que não tenha riscos de disputa e articulação dentro do seu próprio partido são representativos. Afinal, manter o poder enobrece, mas também pode causar um vício de proporções inimagináveis, estimulando até o fogo amigo".

O prof. Dr. Roberto Gondo é doutor em Comunicação Política, mestre em Administração Pública. Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político - POLITICOM.

O professor está disponível para comentar e discutir o tema. Para agendar, entre em contato com a assessoria de imprensa.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Universidade Hebraica de Jerusalém terá alunos da Arábia Saudita, Irã e do Líbano em curso online


A Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) começou a ministrar seu primeiro curso em colaboração com a Coursera – plataforma de cursos de alta qualidade, gratuitos, online, ministrado por professores das melhores universidades do mundo em assuntos de várias áreas do conhecimento. O curso na UHJ, sobre sinapse, neurônicos e cérebro, reúne 40 mil estudantes de todo o mundo e inclui, entre outros, alunos do Irã, Líbano e da Arábia Saudita.

“O curso incorpora um fórum ativo onde se convida os estudantes a formular questões e manter conversações ativas. Os alunos são provenientes de diferentes lugares e alguns não têm nenhum conhecimento prévio no campo da investigação sobre o cérebro”, diz Guy Eyal, um dos moderadores. “O mais interessante é que os estudantes são procedentes de dezenas de países diferentes; isto é a globalização em sua máxima expressão”, diz o professor.

A Universidade Hebraica de Jerusalém é a única entidade israelense que tem um programa de colaboração com o Coursera, onde se uniu a universidades como John Kopkins, Princeton e Stanford, entre outras.

Mais informações através do link:


Informações:

Assessoria de imprensa do Cembri – Centro de Mídia Brasil-Israel

Ex-Libris Comunicação Integrada

Cristina Freitas (21) 2204-3230 / 9431-0001 - cristina@libris.com.br

Raphaela Gentil (21) 3072-7382 / 8014-0341 - raphaela@libris.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sem risco de bolha


Luiz Augusto Pereira de Almeida*

Há cerca de um ano (20/05), neste mesmo jornal, seção imóveis, escrevi artigo intitulado “Mercado vai se valorizar”, no qual tentei reunir os fatores que indicavam uma continuidade na valorização dos imóveis.  De lá para cá, segundo o índice ZAP-FIPE, o mercado de São Paulo cresceu cerca de 14,9%. Pois bem, passado um ano, a questão permanece: existe uma bolha imobiliária? O mercado continuará se valorizando? Melhor comprar agora ou esperar?
De pronto, eu afastaria qualquer sinal de bolha imobiliária no Brasil. O que se verificou em países onde este episódio ocorreu não passa nem perto do quadro econômico-imobiliário que estamos vivendo no Brasil. Só para exemplificar: na Espanha, de 1997 a 2007, para uma população de 47 milhões, construíram-se 5,7 milhões de imóveis. O crédito imobiliário chegou a representar 102% do PIB espanhol. Existem atualmente um milhão de imóveis vazios e 100 bilhões de euros de crédito em atraso.  A Irlanda, com 4,5 milhões de pessoas, experimentou, entre 1996 e 2005, a construção de mais de 500 mil habitações. Hoje, existem mais de 300 mil imóveis vagos. Nos Estados Unidos, os créditos imobiliários concedidos chegaram a ser apelidados de “Ninja”, no incomeno jobsno assets (sem renda, sem emprego, sem patrimônio). Pessoas chegaram a financiar mais de três móveis. Ou seja, um misto de efeito manada, com ganância desmedida. Sem comentários...
O forte crescimento imobiliário experimentado pelo Brasil, nestes últimos anos tem fundações bem mais sólidas. A estabilização da moeda propiciou considerável aumento de renda, especialmente nas classes C e D.  A medida que temos uma classe média ascendente, é natural que essas pessoas ambicionem adquirir sua casa própria. E não se trata de comprar dois ou três imóveis. Ao contrário, o brasileiro de classe média valoriza essa decisão, analisa-a com cuidado e, se tiver de abrir mão de outros bens para pagar seu imóvel, fará exatamente isso. Afinal, ter um teto é o maior desejo, e legar um bem de raiz aos descendentes continua a ser motivo de orgulho e tranqüilidade para pais e mães de família. 
A relação crédito imobiliário versus PIB, não obstante estar crescendo ano a ano, não chega a 7%, bem abaixo da média mundial, que gira entre 30 a 45%. E mais, o sistema financeiro do País sofre forte regulação. É grande a quantidade de informações que o setor bancário precisa repassar para o Banco Central quando vai realizar uma concessão de crédito, o que afasta a possibilidade de se formarem as chamadas “situações de risco sistêmico”. Além disso, não é fácil conseguir crédito no Brasil. Os bancos questionam minuciosamente a capacidade de pagamento daqueles que se candidatam a obter qualquer modalidade de financiamento, especialmente o imobiliário. Não é à toa que o sistema financeiro vem continuamente expandindo sua carteira de crédito imobiliário, cujas taxas de inadimplência são as mais baixas do setor, não chegando a 2%.
Contudo, um dos mais importantes de todos os fatores é o equilíbrio entre oferta e demanda. Apesar de muitas pessoas terem adquirido imóveis nos últimos dez anos, graças, sobretudo, à retomada de uma política de concessão de crédito imobiliário – algo que ficara praticamente esquecido desde o final do milagre econômico dos anos 70 –, o déficit habitacional, segundo o IBGE, ainda ultrapassa os oito milhões de moradias. Temos, portanto, um longo caminho a percorrer antes de entrarmos numa situação de “bolha”. Há espaço no mercado para todo tipo de empreendimento, desde unidades adequadas à faixa de renda do importante programa “Minha Casa, Minha Vida”, até bairros planejados.
Por outro lado, não é possível imaginarmos que os preços dos imóveis permaneçam subindo indefinidamente. A contínua valorização nos últimos cinco anos, de mais de 170%, em média, aparenta esgotar-se e, em alguns locais onde houve grande concentração de lançamentos, as construtoras estão fazendo ajustes de estoque e promovendo descontos. Porém, engana-se quem pensa que os preços dos imóveis despencarão na cidade de São Paulo. Inúmeros outros fatores, como falta de terrenos, demora nas aprovações (entre setembro de 2012 e abril de 2013, a Prefeitura de São Paulo aprovou apenas dois projetos), ausência de outorga onerosa, custos de compensações urbano-ambientais e crescimento demográfico impedem essa esperada desvalorização. Devemos passar o ano de 2013 acompanhando o ritmo inflacionário.

*Luiz Augusto Pereira de Almeida é diretor da Fiabci/Brasil e diretor de marketing da Sobloco Construtora

Ingressos para o Prêmio Mérito Empresarial 2013 já estão à venda na Acig

Os ingressos são limitados, por isso é necessário retirá-los com antecedência



A partir desta sexta-feira (5), a Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) inicia a venda dos ingressos para o maior evento empresarial de Guarapuava, o Prêmio Mérito Empresarial 2013. A expectativa dos organizadores é grande, pois este ano o evento será realizado no Pahy Centro de Eventos e deverá contar coma presença de cerca de mil pessoas.



O evento é promovido pela Acig e pelo Conjove (Conselho do Jovem Executivo) para homenagear empreendedores locais e comemorar o dia do comerciante. Na noite do Prêmio Mérito, serão conhecidas as micro, pequena, média e grande empresas exemplo de gestão em Guarapuava. Empresas que em 2013 completam mais de dez anos de fundação também serão homenageadas.



Segundo a gerente comercial Kelly Soares, este ano o evento estará de cara nova. “Com base em pesquisa realizada com cem associados da Acig, reformulamos desde a estrutura até o cerimonial do evento. Além das homenagens, a apresentação da banda Bee Gees One deverá ser destaque na noite, pois trata-se da melhor cover da América Latina dos Bee Gees”, conta Kelly. Ainda segundo a gerente, a banda é tão conceituada que a contratação foi feita no início deste ano, para não correr o risco de perder a agenda dos Bee Gees One Cover no dia do jantar.



O Prêmio Mérito Empresarial 2013 será realizado dia 20 de julho, às 20h no Pahy Centro de Eventos. Os ingressos custam R$75,00 e devem ser retirados pessoalmente na secretaria da Acig, pois é necessário escolher a mesa. O traje indicado para o evento é passeio completo.



Para mais informações, basta ligar no 3621-5501 e falar com Aline Genud.

Soldado do Corpo de Bombeiros homenageia com farda mirim criança com síndrome rara no Hospital Pequeno Príncipe


No dia 27 de junho de 2013 o Sd. Oliveira do Corpo de Bombeiros homenageou com uma farda mirim um paciente do Hospital Pequeno Príncipe, Eduardo Fernandes de Oliveira de 1 ano e 5 meses.
 
Eduardo possui a Síndrome Richieri-Costa Pereira. Descrita em 1992, é caracterizada por baixa estatura, sequência de Robin (malformação congênita relativamente rara, causando severos sintomas de obstrução respiratória), fenda de mandíbula e malformações dos membros. Alterações típicas incluem uma curta laringe, ausência de epiglote, causando assim um fenótipo muito grave.
 
Há 32 casos relatados, apenas uma descrita fora do brasil. Nascido em 17 de janeiro de 2012, em Matinhos – PR, teve seu pré-natal constituído em seis
consultas e quatro exames de ultra-som, não apresentando nenhuma alteração morfológica fetal.
 
Mesmo não apresentando nos exames pré-natal Eduardo teve as seguintes malformações relatadas: displasia radial e deformidade dos dedos em membros superiores, anomalias dos membros inferiores, membros curtos e curvados, deformidade dos pés, deformidade torácica, deformidades
da orelha, epiglote inexistente, rosto com micrognatia e múltiplas fraturas costais devido ao trauma do nascimento.
 
Depois de seu nascimento, a criança teve sua vida praticamente dentro do hospital, vindo a ficar em casa por no máximo 5 meses. Hoje para a sua sobrevivência se faz necessário o uso de traqueostomia para auxiliar na respiração, respirador, gastrostomia para poder se alimentar e vigilância 24h por dia, vigilância esta que é feita por sua mãe Daiany Fernandes de Oliveira de 18 anos, que passa dia após dia a seu lado.
 
 Mesmo com todos esses problemas, a criança sorri quando vê sua mãe, chora quando sente dor, não emite som ou ruídos, mas pode se ver as lágrimas escorrendo em seu rosto.
 
Infelizmente no Paraná não existem muitos recursos para se tratar de uma síndrome rara como esta e a família, assim como a de muitos paranaenses, não possui recursos para tentar melhorar a situação em que se encontram, necessitando assim de toda ajuda possível.





quinta-feira, 4 de julho de 2013

Maior evento contábil do Estado de São Paulo reunirá os grandes nomes da contabilidade pública

A 23ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo apresenta uma programação de palestras voltada especialmente para o profissional da contabilidade que atua no Setor Público.

A convenção acontece entre os dias 18 a 20 de agosto, na capital paulista, e deve atrair cerca de 3.500 pessoas que atuam na área contábil, em todo o estado. O encontro será no Palácio das Convenções do Parque Anhembi.

Os palestrantes, reconhecidos na área de contabilidade pública, falarão sobre sistema Audesp (Auditoria Eletrônica dos Órgãos Públicos do Estado de São Paulo) X NBCASP (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) o processo de convergência da Contabilidade no Brasil, Depreciação/ Exaustão/Amortização no Setor Público, reconhecimento de bens públicos, demonstrações contábeis na visão das novas normas.

A programação completa está disponível no site www.convecon.com.br.

Sobre a 23ª convenção

A Convecon é realizada a cada dois anos, organizada pelas entidades CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), Apejesp (Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo) e Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo).

Como participar

Acesse o site www.convecon.com.br e se inscreva.

O valor para Profissionais da Contabilidade, professores e profissionais de outras áreas é de R$425,00. A inscrição dá direito à participação em todas as atividades e palestras, com material de apoio. Estudantes não inscritos no conselho pagam R$200,00.