segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dia 20 de novembro, "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

Prezados (a)  Associados (a) 

Informamos que dia 20 de Novembro o comércio de Guarapuava vai estar com suas portas abertas normalmente, isso conforme anos anteriores.
Esclarecemos que existe uma Lei Municipal criada por em 2009 que fala sobre o tema do Dia da Consciência Negra  , na ocasião ela foi enviada ao Executivo Municipal e o Prefeito NÃO sancionou a referida LEI , provavelmente por entender que a mesma era  inconstitucional , então a Câmara na época promulgou por sua conta .
A Lei diz que fica instituído um feriado para comemorar a data, isso no artigo 1º , Já no seu artigo 2º ela diz que nas unidades da rede municipal de ensino público devera existir atividades destinadas a resgatar a importância Histórica e Cultural , portanto havendo atividades deve ter aulas , então não é feriado ?
Ainda a Lei traz o artigo 4º dizendo que entra em vigor na data da sua publicação, mas o curioso é que a Lei possui  4 artigos e não consta o artigo 3º , portanto não se sabe onde ela quer chegar.
A CDL e ACIG tentaram junto ao Vereador uma saída que ficasse claro o que se quer , mas talvez por falta de tempo a câmara não alterou nem chegou a discutir a Lei, embora, já exista um Projeto de Lei do próprio Vereador que elaborou a Lei para tornar a data como " ponto facultativo Municipal " assim ficou para ser votado em 2014.
Nós não podemos autorizar a abertura ou fechamento de empresas, mas estamos seguindo orientação do nosso Sindicato Varejista onde o próprio Presidente já determinou a abertura do comercio nessa nada,  nos mesmos moldes dos anos anteriores , inclusive em entrevista a programas de rádio ele confirma essa posição e diz que estará emitindo um comunicado a respeito do assunto.
Queremos ainda registrar que NÃO pode segundo assessorias jurídicas das entidades, o Município estabelecer dias de guarda em números superiores a 4 (quatro) , neste já incluído a sexta-feira da Paixão, em Guarapuava já existem:  Dia da Padroeira do Município, Sexta-Feira da Paixão , Corpus Christi e Comemoração do Município , assim sendo, mais um feriado é inconstitucional , inclusive, só cabe a União decretar feriados civis.
Existe ainda uma Lei Federal nº 12.519 que instituiu a data como " O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra " a ser comemorado anualmente em 20 de novembro , comemorar mas não é feriado, mas uma vez fica caracterizado a inconstitucionalidade da Lei Municipal pois ela não pode sobrepor a Federal.
Finalizando, o sentimento é de que haja uma comemoração da data pelos orgãos responsáveis  e que os valores sempre sejam resgatados , isso é muito importante , simplesmente criar uma Lei não resolve , dessa maneira  todo o Paraná vai comemorar e trabalhar também.
Agradecemos a atenção ,
Desejamos uma ótima semana a todos(a).

CDL -(Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava ) Paraná.

Antonio Carlos Ferrer - Presidente
Leonel Ribas - Diretor Adm / Financeiro

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ferryboat vai transportar 800 veículos por hora na temporada de verão

Ferryboat vai transportar 800 veículos por hora na temporada de verão

.
FOTO DE JORGE WOLL SEIL/DER

Durante a temporada de verão e nos feriados o ferryboat que faz a travessia de pedestres e veículos de Matinhos para Guaratuba, no Litoral do Estado, funcionará com capacidade máxima. Aproximadamente 800 veículos por hora serão transportados pelas cinco balsas da concessionária Travessia de Guaratuba, responsável pelo serviço.

A estimativa é que transitem no Litoral mais de 150 mil veículos nas festas de fim de ano, e que mais da metade deles utilizem o ferryboat. Por isso, além de funcionar simultaneamente, algumas embarcações foram reformadas e ampliadas para aumentar a capacidade de transporte.

As balsas Piquiri e Guaraguaçu, por exemplo, ganharam mais 12 vagas cada, aumentando a capacidade de 48 para 60 veículos. Também foram ampliadas a área de passageiros das embarcações Sônica e Rainha de Guaratuba, que passaram a ter assentos e coberturas.

Os investimentos somam R$ 2,9 milhões e foram feitos pela concessionária, conforme contrato firmado com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) para concessão. “Isso é fundamental para dar mais tranquilidade e agilidade para os veranistas e turistas que transitam no Litoral”, afirma o superintendente da Regional Leste do DER, Sérgio Moreira Gomes.

A empresa também investiu na troca de três flutuantes (suporte no qual a balsa atraca para a descida dos veículos) com sistema de células independentes – o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento –, além de recuperar quatro pontes. Após o carnaval, será ampliado o ferryboat Nhundiaquara.

CAPACIDADE – De acordo com a diretoria da concessionária, o movimento de veículos na temporada aumenta em mais de 30%. Neste ano o número deve ser ainda maior em função das obras na BR-376, caminho que também leva ao Litoral paranaense com passagem por Garuva (SC).

O transporte de 800 veículos por hora, segundo a empresa, será suficiente para atender a demanda diária de carros que vão de uma cidade a outra. No entanto, a empresa ressalta que em horários de pico pode haver filas.

CAMPANHA – Para minimizar este problema, o DER iniciou uma campanha para conscientizar os motoristas sobre os melhores horários para a travessia no ferryboat. Panfletos serão distribuídos nos postos de pedágio da Ecovia e nas balsas que fazem a travessia com orientações sobre horários alternativos para a utilização dos serviços nos feriados e alta temporada.

O material foi elaborado com base em dados de técnicos do DER que fizeram o levantamento dos melhores horários de travessia levando em conta a média histórica dos feriados.

A operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, que vão ajudar na organização do trânsito e evitar que motoristas tentem “furar” a fila.

PONTE – O Governo do Paraná iniciou em junho estudos para a construção da ponte de Guaratuba/Matinhos. O edital para construção e exploração será lançado em breve, por meio de uma parceria público-privada.

A escolha da empresa vencedora passará pela aprovação da melhor solução para a construção dos acessos da ponte, com o menor impacto sobre as duas cidades e sobre o meio ambiente.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nota de esclarecimento - Gusttavo Lima

A Áudio Mix, escritório que empresaria o cantor Gusttavo Lima, e a Great Assessoria, responsável pela assessoria de imprensa do artista, esclarecem que Gusttavo Lima não tem nenhum tipo de problema com bebidas alcoólicas, como vem a insinuar uma matéria que foi divulgada na manhã desta sexta-feira (1/11) e tem sido replicada por outros sites ao longo deste dia.
Também não há por parte dos produtores e de nenhum outro integrante da equipe do cantor algum tipo de preocupação neste sentido, já que não há razões para isso. A notícia, que nem se quer cita fonte, nada mais é que um comentário sem fundamento, por parte de pessoas que buscam denegrir a imagem do artista, que está em uma das melhores fases de sua carreira.
Vale a pena também esclarecer que a declaração sobre o fim de sua trajetória como cantor, dada no primeiro semestre deste ano, ocorreu em um momento de cansaço físico e psicológico de Gusttavo Lima, que na época estava fazendo uma média de 27 a 30 shows por mês.
Com a saúde e a voz em perfeitas condições, o artista preza com muita determinação por uma vida saudável através da prática diária de exercícios físicos e de alimentação balanceada desenvolvida especialmente para sua corrida agenda de shows.

Pesquisadores debatem se há escassez de engenheiros no Brasil

Três estudos do Ipea sobre o tema serão analisados em evento na próxima terça-feira, dia 5

Afinal, faltam engenheiros no mercado de trabalho brasileiro? A formação é suficiente? Qual é exatamente a demanda por esses profissionais no mercado formal? Estas e outras questões serão abordadas nesta terça-feira, dia 5 de novembro, às 14h, no debate O Brasil enfrenta escassez de engenheiros?. O evento é organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Observatório de Inovação e Competitividade da USP e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Realizado por videoconferência com especialistas em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Mogi das Cruzes e Califórnia, o debate será baseado no conteúdo de três Textos para Discussão do Ipea que estão em fase de editoração: Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012, A demanda por engenheiros e profissionais afins no mercado de trabalho formal, e Uma proposta de sistematização do debate sobre falta de engenheiros no Brasil.

O evento terá a participação do presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, da diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea, Fernanda De Negri, dos técnicos de Planejamento e Pesquisa Divonzir Gusso, Aguinaldo Nogueira Maciente, Paulo Meyer Nascimento e Bruno Cësar Araujo, de pesquisadores do Observatório da Inovação e Competitividade da USP, do professor de Educação e Economia da Universidade de Stanford Martin Carnoy, de representantes da ABDI e dos especialistas Roberto Lobo Silva Filho e Claudio Moura Castro.

Jornalistas em Brasília e em São Paulo poderão fazer perguntas aos pesquisadores após a realização do debate. Em Brasília, o evento será no auditório do Ipea (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, 16º andar). Em São Paulo, o endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, Butantã. Perguntas enviadas via e-mail ( coletivapublica@ipea.gov.br) ou Twitter (@ipeaonline) também serão encaminhadas aos debatedores.

Confira a programação do evento

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.