sábado, 26 de março de 2016

Guairacá faz entrega de chocolates arrecadados durante campanhas


Acadêmicos da Faculdade Guairacá fizeram a Páscoa dos alunos da Escola Municipal Dalila Haenisch Teixeira pelo segundo ano consecutivo. Foram 11 turmas beneficiadas, totalizando 220 caixas de bombom, que foram entregues nessa quinta-feira, 24.
A campanha contou com a mobilização de acadêmicos de vários cursos da instituição. Segundo a professora Dirlei Cherne da Cruz Ilivinski, uma das pessoas que estiveram à frente da iniciativa, as metas foram atingidas com sucesso. “Nesse ano conseguimos arrecadar caixas de bombom para todos os alunos. Quando eles receberam ficaram muito felizes”.
Durante a campanha de Páscoa, também foram entregues 130 caixas de bombom para a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi).

Projeto Páscoa Solidária
A semana também foi de entrega das arrecadações do Colégio Guairacá. Na última terça-feira, 22, aconteceu o momento culminante do projeto Páscoa Solidária, com a entrega das caixas de bombons às crianças do Colégio Rural Estadual do Campo Benedito de Paula Louro, no Distrito de Guairacá.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da instituição, Michele Hirsch de Medeiros, o objetivo maior dessa ação social, que chega ao terceiro ano consecutivo, é de proporcionar um momento de alegria e partilha para as crianças atendidas, e também, sensibilizar cada um sobre a importância de ajudar o próximo, principalmente na Páscoa, onde existe um sentimento de renovação.

Guairacá faz entrega de materiais escolares para a Escola Indígena de Mangueirinha


Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da Escola Indígena Kokoj Ty Han Já, do município de Mangueirinha, foram beneficiados com uma campanha especial realizada pela Faculdade Guairacá. A iniciativa objetivou a arrecadação de materiais escolares.
Em apenas uma semana, foi possível arrecadar mais de 80 cadernos, 110 lápis, 100 borrachas, 60 apontadores e 60 canetas. Embora não fosse o alvo da campanha, foi recebido também um saldo expressivo de outros materiais.

A grande mobilização dos acadêmicos da instituição foi comemorada pela equipe da Guairacá Junior, que esteve à frente da campanha, conforme explicou o Diretor de Projetos, Fernando Guiné. “Em apenas uma semana, com ações de divulgação e mobilização nas salas de aula, conseguimos arrecadar o material necessário para atender às crianças e jovens da escola indígena”. Segundo Fernando, pensar na alegria e entusiasmo dos alunos recebendo os materiais é a grande compensação de todo esforço despedido e o combustível que dá energia para a realização de novas campanhas da Guairacá Junior.

Campanha solidária da Guairacá recebe doação da Escola Pedro Siqueira, de Foz do Jordão


A campanha para arrecadação de lacres das latinhas de alumínio do Colégio e da Faculdade Guairacá continua repercutindo, não somente em Guarapuava, mas também em toda a região.
Seguindo os mesmos moldes de como acontece na Guairacá, a Escola Municipal Pedro Siqueira, localizada na cidade de Reserva do Iguaçu, realizou ano passado uma campanha de arrecadação de lacres. No final, foram contabilizadas 30 garrafas pet de 2 litros, cheias de lacres, que foram doadas para a instituição.
A professora Noeli Aparecida dos Santos contou que tudo começou através de um trabalho de sua filha e que não imaginava tamanha proporção que tomaria. “Minha filha precisava dos lacres para um trabalho no curso dela e foi então que trouxemos a ideia também para nossos alunos. Pesquisei mais sobre o destino dos lacres, soube da campanha realizada em Guarapuava e resolvemos ajudar”. A turma que conseguiu juntar mais lacres foi premiada, mas, segundo a professora, a alegria maior de todos os envolvidos é de poder ajudar pessoas que realmente precisam com esse simples gesto.
A escola de Reserva do Iguaçu continuará com a campanha nesse ano e, para incentivar os alunos a continuarem ajudando, a Guairacá disponibilizará a premiação à turma vencedora, assim como já acontece no Colégio Guairacá.

Mais informações sobre a campanha: http://guairaca.com.br/pelo-terceiro-ano-consecutivo-guairaca-realiza-campanha-lacre-solidario/

Dengue, zika e chikungunya pautam sessão de estudos de caso nas Clínicas Integradas Guairacá


Acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia da Faculdade Guairacá estiveram reunidos nas Clínicas Integradas para a primeira sessão de estudos de caso do ano. O tema trabalhado na manhã desta quarta-feira, 23, foi sobre três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta: dengue, zika e chikungunya.
As sessões de estudos de caso nas Clínicas Integradas Guairacá, realizadas mensalmente, desafiam o aluno a raciocinar, argumentar e refletir sobre determinados assuntos essenciais para o trabalho multidisciplinar, conforme explicou a Coordenadora Administrativa do centro de especialidades, Bianca Raquel Garcia Pereira. “Esse tema foi escolhido pela nossa equipe multidisciplinar justamente pela questão de saúde pública, e também, para que possamos desenvolver ações que contribuam para conscientização e enfrentamento ao vírus no município”. Os profissionais da saúde vêm se defrontando cada vez mais com propostas amplas de atuação. São essas oportunidades e vivências, de integração com a comunidade e constante aprimoramento profissional, que oferecem aos cursos da área da saúde da Guairacá um grande diferencial.

A palestra foi dirigida por Rilson Mota, coordenador de Zoonoses e Arboviroses da Vigilância Sanitária e Ambiental da 5ª Regional de Saúde, que repassou aos participantes informações importantes sobre as condutas mais adequadas para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus, e sobre as doenças que ele pode transmitir.  “Nosso objetivo foi discutir intervenções conjuntas para mobilizar e orientar a comunidade para o enfrentamento ao mosquito por meio da simples mudança de hábitos e atitudes”.

Violonista consagrado internacionalmente, David Tavares lança seu 3º CD em Guarapuava


O violonista e compositor flamenco-brasileiro, David Tavares, retorna a Guarapuava para uma apresentação. Numa mistura de música popular brasileira com o ritmo flamenco, a apresentação acontece no dia 02 de abril, com início às 20h no auditório da Faculdade Guairacá. O evento também marcará o lançamento oficial do seu 3º CD gravado em Madrid, Espanha, intitulado “Ni tan rey, ni tan ratón”.
O disco conta com ritmos brasileiros (frevo, baião, samba), flamencos (bulerias, rumbas) e influências da música clássica, havendo instrumental e vocal. A gravação também teve a participação especial de vários músicos internacionais.
Biografia
Apaixonado por música e dono de uma intimidade virtuosa com seu violão, o compositor e violonista David Tavares vem escrevendo com notas sofisticadas sua história musical.
Natural de Guarapuava, ele reside na Espanha há quase 30 anos. Começou sua formação musical aos 8 anos de idade tocando música popular brasileira e mais tarde deu início aos estudos de violão clássico no Conservatório de Música Villa-Lobos, em Curitiba, com o professor Valdomiro Prodóssimo. Em 1987 se mudou para Madrid, Espanha, para estudar guitarra flamenca com o maestro Oscar Herrero, que mais tarde o convidou para participar nas suas turnês.
Desde então, Tavares tem participado de várias turnês e gravações discográficas ao lado de grandes nomes da música, como Diego el Cigala, Pasión Vega, Carmen Linares, Pastora Soler, Victoria Abril, Carlos Cano, Jorge Benjor, Maria Creuza, Azucar Moreno, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, Joaquín Cortes, Armandinho Macedo, entre outros.
Ao longo de sua carreira, participou de vários festivais em todo o mundo, dentre eles estão o Yamaha Music Quest no Japão, Womad em Caceres, Cannes Guitarre Pasión na França, Festival de Guitarra de Córdoba, Festival de Guitarra de Rabat no Marrocos, Percpan em Salvador, Festival de Música de Câmara de Villaviciosa de Odón em Madrid, Série Solo (Caixa Econômica Federal) e 34ª Oficina de Música de Curitiba.
Escreveu composições para várias companhias de balé, como Dancen, Compania Iberica de Danza, além de trilhas sonoras para teatros, curta metragens e músicas para outros artistas. Trabalhou ainda como produtor musical em discos de vários artistas, como Corto García, Beatrice Binotti, Paul Velmore y Fernando Cea e Eliza Borges.
Em 2002, lançou seu primeiro CD intitulado “Un Brasileño en Madrid”, com a participação de vários artistas de flamenco. Três anos depois, gravou seu DVD em um concerto ao vivo no Palácio Real de Madrid. Em 2009 Tavares lançou seu segundo CD “Un Toque de Color” e agora lança seu mais recente trabalho intitulado “Ni tan rey, ni tan ratón”.
Ingressos

Os ingressos para o concerto estão sendo vendidos no Restaurante Sabor Guairacá e na Discolândia no valor de R$50 inteira e R$25 a meia entrada. Mas atenção, eles são limitados.

Pelo segundo ano consecutivo Guairacá promove campanha de arrecadação de livros


Pelo segundo ano consecutivo a Faculdade Guairacá está promovendo uma campanha de arrecadação de livros. A iniciativa pretende mobilizar estudantes, professores e funcionários da instituição, bem como toda comunidade guarapuavana. Após toda arrecadação, os livros serão distribuídos gratuitamente no Terminal da Fonte no dia 22 de abril, em alusão ao Dia Mundial do Livro.
De acordo com o bibliotecário da instituição, Hudson Tiago Menha, o projeto foi proposto a fim de incentivar o gosto pela leitura por meio da disponibilização de livros em locais com ampla circulação de pessoas. “A primeira edição foi um sucesso, em apenas 3 horas, 180 livros foram distribuídos. As pessoas ficaram surpresas pelo fato das obras serem disponibilizadas de forma gratuita, elogiaram e pediram para que realizássemos a ação novamente”.
Os livros podem ser novos ou usados e de qualquer área, desde histórias em quadrinhos, literatura, biografias a temas específicos, que sirvam para o lazer, o fortalecimento cultural e pesquisas escolares.

Os interessados em colaborar com a campanha podem deixar os livros na biblioteca da Faculdade Guairacá. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@faculdadeguairaca.com.br, pela página no Facebook www.facebook.com/BibliotecaFacGuairaca ou pelo telefone (42)3035-0224.

Faculdade Guairacá promove ação educativa com pacientes da Acopecc


No dia 09/03, aproveitando o ensejo do Dia da Mulher, acadêmicos de Psicologia da Faculdade Guairacá realizaram uma ação educativa voltada para pacientes da Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer). A atividade foi desenvolvida durante o Estágio Básico II e Profissional IV, sob supervisão da professora Jaqueline Puquevis de Souza.
Desde 2002, a Acopecc auxilia pessoas de Guarapuava e dos municípios da região que fazem tratamento quimioterápico no Hospital São Vicente de Paulo. Entre os principais objetivos da entidade estão a assistência social completa aos pacientes e suas famílias, a promoção gratuita da saúde, o incentivo a estudos e pesquisas sobre o câncer e o treinamento e capacitação de profissionais da área. 

A homenagem às mulheres na Guairacá envolveu atividades de beleza, educação e saúde, e também, contou com uma programação diferenciada para os homens, conforme explicou a professora Jaqueline. “Foram realizadas palestras informativas sobre bem estar e saúde, roda de conversa com os maridos das mulheres atendidas pela Acopecc, além de massagens, cortes de cabelo, maquiagem e manicure. O resultado foram agradecimentos e sorrisos das famílias”.