segunda-feira, 27 de março de 2017

Faep realiza encontro de comissões técnicas

Representantes do Sindicato Rural de Guarapuava participam do evento

A Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) promove no dia 31 de março, a partir das 8h, a Reunião das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais da FAEP, em Curitiba.
Representando o Sindicato Rural de Guarapuava, vários membros das comissões participam do encontro, sendo eles: Rodolpho Luiz Werneck Botelho, Anton Gora, Cezar Augusto Carollo Silvestri, Gabriel Gerster, Hildegard Abt, Rafael Majowski, Roberto Motta Junior e Adriane Azevedo.

A programação conta com palestra, durante a manhã, com o engenheiro agrônomo, Alexandre Mendonça de Barros, sobre o tema: “Conjuntura Agropecuária”. À tarde, acontece a reunião das seguintes comissões: Avicultura, Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte, Cafeicultura, Cereais, Fibras e Oleaginosas, Caprinocultura e Ovinocultura, Hortifruticultura e Meio Ambiente.

Sindicato Rural de Guarapuava e Senar realizam Curso de Bovinocultura de Leite no Colégio Agrícola

Estudantes do Colégio Agrícola de Guarapuava participam do curso de Bovinocultura de Leite – manejo e ordenha nesta segunda-feira, 27, no auditório da instituição.
O curso será realizado entre os dias 27 e 29 de março e é promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
         Durante o treinamento, ministrado pelo instrutor Emerson Orestes Ferrazza, os participantes terão informações técnicas de como realizar corretamente as principais práticas de manejo envolvidas na atividade leiteira.
         Os cursos do Senar são gratuitos, direcionados a produtores e trabalhadores rurais. Interessados devem entrar em contato com Rubia, pelo telefone (42) 3623-1115.

Encontro para discutir organização de Agência Regional de Desenvolvimento acontece nesta quarta

 Na próxima quarta-feira (29), acontece na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, a partir das 8 horas, um encontro para discutir a importância sobre as Agências Regionais de Desenvolvimento. O evento contará com a presença de César Reinaldo Risseti, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do SEBRAE-PR. Ele falará sobre o tema Desenvolvimento e Competitividade Territorial. Todos os associados à ACIG estão convidados a participar. 
O encontro reunirá lideranças empresariais e representantes de entidades de classe de Guarapuava e dos demais municípios que fazem parte da CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná). A ideia é que a partir desta conversa formate-se uma proposta de organização da Agência de Desenvolvimento Regional do Centro do Paraná.
As Agências Regionais de Desenvolvimento são órgãos técnicos geridos por várias instituições de classe com o objetivo de promover e articular ações e projetos que valorizem e contribuam para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.
  

terça-feira, 21 de março de 2017

Acadêmicos de Farmácia da Guairacá criam página virtual com dicas de saúde à população

Acadêmicos do curso de Farmácia da Faculdade Guairacá inauguraram essa semana um espaço virtual com diversas dicas de saúde e bem-estar.
A iniciativa faz parte de um projeto de extensão proposto pela coordenadora do curso, professora Luciana Erzinger Alves de Camargo. Conforme ela explicou, a cada semana um grupo de alunos fica responsável por alimentar as informações da página, com conteúdos embasados e de fácil acesso à população. “Os alunos se reúnem semanalmente para propor assuntos pertinentes aos conhecimentos adquiridos, com a finalidade de prestação de serviço à comunidade em ambiente virtual, promover o bem-estar e a saúde, além de aprimorar conhecimentos sobre assuntos relacionados ao uso racional de medicamentos, análises clínicas e alimentos funcionais”. Outros objetivos do projeto são: apresentar novidades no segmento setorial, incentivar o trabalho em equipe, orientar a população sobre efeitos adversos a medicamentos, criar dicas e tutoriais e inter-relacionar exames laboratoriais com patologias.
A estudante Diana Lemes foi uma das fundadoras do novo espaço virtual do curso de Farmácia. Para ela, a criação da página virtual é de fundamental importância para a construção de novos meios de acesso à informação à população. “Queremos que esse se torne um importante meio de comunicação e que através dele a comunidade possa esclarecer suas dúvidas sobre temas relacionados à saúde”.


Acompanhe a página: https://www.facebook.com/farmaciaguairaca/?fref=ts

Faculdade Guairacá lança oficialmente o projeto Ela Empreendedora

Nessa quinta-feira, 16, a Faculdade Guairacá realizou o lançamento oficial do projeto Ela Empreendedora. No salão da Catedral Nossa Senhora de Belém, estiveram presentes mais de 300 mulheres. Também marcaram presença representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ACIG, Sebrae, além de coordenadores de cursos e empresas parceiras.
A coordenadora do curso de Administração da Guairacá, professora Janete Probst Munhoz, explicou que o projeto tem como principal objetivo oferecer capacitação e promover a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, isso de forma gratuita. Para alcançar os objetivos propostos, a iniciativa conta com a parceria dos Colegiados de Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gastronomia e Serviço Social da instituição, que promoverão ao longo do ano diversos minicursos. O primeiro encontro está marcado para o dia 30 de março nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).
Para a execução dessa ação, a Guairacá também conta com a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres, Secretaria de Assistência Social, Conselho Empresarial da Mulher Executiva, ACIG, Cidade dos Lagos (Cilla), grupo Superpão e da Vara de Execuções Penais. O Sebrae é um dos parceiros da Faculdade Guairacá e o projeto está vinculado ao Programa Educação Empreendedora, no qual o curso de Administração está inserido.
Na ocasião, a Consultora do Sebrae Marcia Beatriz da Silva enfatizou o quão importante é a educação empreendedora e colocou o Sebrae totalmente à disposição, desejando sucesso nessa jornada. A Meritíssima Juíza de Direito da 3ª Vara Criminal da Comarca de Guarapuava Carmen Silvania Mondin também ressaltou a importância do Ela Empreendedora, instigando inclusive a criação de novos projetos através dessa grande parceria.
A Secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran, afirmou que o Ela Empreendedora sinaliza uma nova e importante etapa em todo o município. “Já vivenciamos vários cursos profissionalizantes e o que precisamos agora é dessa oportunidade, acolhida e confiança do empresariado para empregar cada uma delas. Esse projeto representa muito para a nova Guarapuava que está surgindo”. O Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona, apontou que esse será um grande divisor de águas principalmente na vida das participantes. “As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na sociedade e nesse projeto elas terão a oportunidade de, com o próprio trabalho, ir além. Essa formação irá facilitar o acesso ao mercado de trabalho e, acima de tudo, uma melhora na condição de vida delas”.
Tatiane de Assis, de 22 anos, tem grandes expectativas quanto ao projeto proposto pela Guairacá. “Tenho 3 filhos pequenos e estou desempregada há 6 meses. Até agora minha mãe tem ajudado nas despesas. Assim que fizeram o convite não pensei duas vezes, quero muito voltar a trabalhar”. Bruna Jaqueline dos Santos, de 23 anos, nunca trabalhou com carteira registrada. Tendo que sustentar 2 filhas, ela também reanima suas esperanças e vê nesse projeto a oportunidade real de ingressar no mercado de trabalho. “Não tenho experiência e nem formação específica, espero com essa capacitação ter uma oportunidade”.

Segundo o Diretor Executivo, Evilásio Gentil de Souza Neto, o projeto Ela Empreendedora integra a missão da Faculdade Guairacá, que é de formar profissionais com excelência acadêmica e forte caráter humanístico e instruir a comunidade escolar a engajar-se na institucionalização de uma sociedade justa, solidária e fraterna. “Nós temos a responsabilidade de formar profissionais que trabalhem com a mudança do seu espaço de atuação. Em seus 12 anos de existência, a instituição tem procurado atuar junto à comunidade com ações de responsabilidade social e com ações que transformem a vida daqueles que aqui vivem, para que tenham condições de buscar oportunidades. Com esse projeto temos o sentimento de estar cumprindo nossa missão”.

Conselho Fiscal aprecia contas de 2016

Os conselheiros fiscais do Sindicato Rural de Guarapuava reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 16, para apreciação das contas (receitas e despesas) da entidade em 2016.

O parecer do Conselho Fiscal será anunciado na Assembleia Geral Ordinária (AGO), agendada para o dia 24 de março, às 8 horas, na sede da entidade.

O Conselho Fiscal é formado por seis produtores rurais, sendo eles: Lincoln Campello, Luiz Carlos Colferai, Alexandre Seitz, Carlos Eduardo dos Santos Luhm, Anton Gottfried Egles e Roberto Eduardo Nascimento da Cunha.

Todos os associados estão convocados para a Assembleia Geral.