sábado, 29 de junho de 2013

Tratado de Marrakesh: momento histórico dos Direitos Autorais

Benny Spiewak*

A assinatura do Tratado de Marrakesh representa um momento histórico para o sistema dos Direitos Autorais. Assinado em 28 de junho no Marrocos, o tratado internacional facilitará e tornará livre de impedimentos, sob a ótica dos direitos autorais, o processo para que obras literárias sejam adaptadas para o sistema braile e outros sistemas que permitem a absorção por portadores de necessidades visuais específicas.

Baseado na lei brasileira de direitos autorais e outras legislações Latino Americanas, o Tratado resultou de quase uma década de trabalhos junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em Genebra, Suíça. O ato aconteceu na cidade de Marrakesh, Marrocos, durante conferência da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, formada por 186 países.

O novo tratado ilustra um momento especial de harmonização entre os Direitos Humanos e os Direitos da Propriedade Intelectual, bem como e especialmente, destaca a capacidade e liderança brasileiras nas questões discutidas no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Mais do que isentar os formatos excepcionais do pagamento de royalties, o Tratado de Marrakesh reconhece a importância da participação da sociedade civil organizada na formação de processos legislativos internacionais. A iniciativa do tratado, que resulta de quase uma década de discussões, foi lançada por associações de portadores de limitações visuais, as quais pautaram, instruíram e pressionaram os governos a discutir o tema, finalmente aprovando-o.

Como regra, obras literárias são protegidas pelo sistema autoral, para que haja um equilíbrio entre o acesso à informação e a justa remuneração do autor e dos gestores da obra. Ocorre que algumas exceções à essa regra existem. A lei brasileira, desde 1998, entende que é livre, ou seja, não ocorrerá em violação aos direitos autorais, a adaptação de obras literárias impressas em formatos padrão para modelos acessíveis aos indivíduos com capacidade visual limitada ou inexistente, como os formatos com fontes maiores ou impressas no sistema braile.

O Brasil sempre defendeu a tese de que a encontrava base legal internacional, especialmente pela Convenção de Berna. Essa Convenção estabelece que os Países poderiam estabelecer exceções às regras autorais desde que elas ocorressem em casos específicos, que não impedissem ou prejudicassem substancialmente a exploração da obra através de outros meios e, ainda, que não causassem prejuízos indevidos aos titulares de direito. Ocorre que a exceção brasileira era regional, não alcançando outros territórios.

Com o Tratado de Marrakesh, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual incorpora esse conceito de exceção em um documento internacional. Assim, os países que escolherem ratificar o Tratado terão incorporadas, em suas legislações autorais locais, a exceção para os chamados VIPs – Visually Impaired People, ou indivíduos com limitações visuais.

Nos últimos dias, inclusive, uma situação inusitada ocorreu. O cantor e compositor Stevie Wonder clamou aos negociadores que atingissem o consenso, garantindo que, na hipótese de conclusão do Tratado, ele se apresentaria em Marrakesh, em um pequeno concerto. Sorte dos ali presentes, que puderam aproveitar uma belíssima apresentação. Stevie Wonder chegou a Marrakesh na manhã de 28 de junho, dia da assinatura. De fato, há muito o que se comemorar.


* Benny Spiewak é advogado, sócio responsável pelas áreas de Defesa, Propriedade Intelectual, Life Sciences e Tecnologia do escritório ZCBS – Zancaner Costa, Bastos e Spiewak Advogados, especialista em Propriedade Intelectual e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), especialista em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo The Franklin Pierce Law Center (Concord, EUA) e mestre em Direito da Propriedade Intelectual (LLM), formado pela The George Washington University.

Veículos elétricos serão apresentados na feira ExpoEficiência Energética

Carros, motos, bicicletas, patinetes, entre outros veículos movidos à eletricidade serão apresentados pela Mes Eventos nos dois dias de feira.
A Mes Eventos vai mostrar que os veículos elétricos já são uma realidade no mundo atual, nos dias 2 e 3 de julho, na ExpoEficiência Energética, feira de equipamentos, tecnologias, produtos e serviços voltados à eficiência energética nas empresas. O evento é realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Em 2025, serão 10 milhões e, e em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

No Brasil, a tendência é que a quantidade também cresça se considerarmos que para ter direito aos descontos no IPI previstos pela politica automotiva, as montadoras terão de melhorar em, no mínimo, 12% a eficiência energética de seus veículos até 2017. No Paraná, por exemplo, tramita na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) um projeto que prevê a isenção de ICMS aos veículos de passageiros que contenham motores a combustão e elétricos.

Diante desse cenário de possibilidades, a troca de informações tecnológicas, o esclarecimentos de mitos e fatos em torno da questão do fornecimento, duração e abastecimento de energia, além da performance de tais veículos se torna urgente, tanto para o benefício ambiental, quanto para que esse tipo de tecnologia seja cada vez mais acessível à população.

A Mes Eventos, que este ano realiza a 9ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias (entre 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo), vai levar à ExpoEficiência Energética uma prévia do que há de mais moderno em veículos elétricos, carros, motos, scooters, bicicletas, patinetes, entre outros.


Para Ricardo Guggisberg, diretor da Mes Eventos, os veículos elétricos deixam de ser protótipos e passam a ser uma realidade. “É importante que a população conheça as novas tecnologias que contribuem para a melhoria do cotidiano”, afirma. Guggisberg acredita que só com a popularização da mobilidade elétrica é que haverá um aumento na demanda desse tipo de veículo no mercado. “Dessa forma, teremos esta tecnologia cada vez mais acessível”, completa o executivo.

Serviço:
Feira ExpoEficiência Energética
Dias 2 e 3 de julho
Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo
Entrada franca

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Congresso Internacional lança pasta de dente em comprimido

O produto, além de proporcionar imediato hálito refrescante, é enriquecido de silício orgânico, o que ajuda a fortalecer a saúde da gengiva.  A apresentação acontecerá no 8º Congresso Internacional de Cosméticos e Farmácia - de 04 a 06 de julho, no Palácio das Convenções - Anhembi - São Paulo
 
Ao longo do dia, muitas vezes temos encontros, reuniões ou qualquer outro compromisso onde é servido um coffee break, brunch ou até mesmo um almoço. Em muitos casos, dificilmente há uma pasta de dente por perto para amenizar a ação dos detritos alimentares. Sem dúvida, nada substitui uma boa higienização oral com escova e fio dental, no entanto, o próximo Congresso Internacional de Cosméticos e Farmácia apresenta a pasta de dente em comprimido como solução paliativa que, além de refrescar o hálito imediatamente, fortalece a estrutura da gengiva, protegendo-a contra o envelhecimento precoce. 
De acordo com Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos - empresa especializada em ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores -, o produto contém silício orgânico, elemento presente no organismo cuja ação é imprescindível para regenerar e reestruturar a pele, cabelos, unhas e outros tecidos, inclusive a gengiva. "Contudo, é importante alertar que a reposição de silício deve acontecer por volta dos 25 anos de idade, porque até esta idade, o próprio organismo tem boa absorção do oligoelemento. Já existem no mercado, algumas variáveis de produtos com essa substância, mas a Biotec inova ao aliar a praticidade de ingerir silício e amenizar o desconforto de não haver creme dental por perto após uma refeição fora de casa", diz Mika. 
Ao colocar o comprimido na boca, o silício se dissolve em poucos minutos. Mas, para que haja uma melhor absorção pela gengiva, o usuário deve espalhar o produto com a própria língua dentre os dentes. "Desta forma, a gengiva ficará saudável por mais tempo, o que garante a evasão de micro-organismos do tecido", conclui a farmacêutica
 
Confirma outros lançamentos da Biotec Dermocosméticos
 
*Água de inverno e água de verão: ambas proporcionam a sensação de frescor e hidratação à pele. No entanto, a água de inverno confere uma sensação de proteção; e a de verão, um leve esfriamento. Algumas das matérias-primas são: DensiSkin + PBR + Arct Alg, GPS +Oligomix + OTZ 10+ Friogel; 
*Flash Beauty Peel: uma forma prática de preparar e higienizar a pele antes de um evento de última hora. A composição do cosmético pode ser à base de ativos que proporcionam hidratação profunda, estimulam a renovação celular e uniformizam a tonalidade da pele, tais como: Hyaxel, Evenskin A3 e Flores de Hibiscus. Este último, por sua vez, também realiza uma esfoliação química suave na pele, removendo as camadas mortas;
*Gotas de Turmalina Power (energizante): o primer gotas de turmalina power prepara a pele para receber qualquer tipo de tratamento estético. Deve-se utilizar de 1 a 2 gotas e massagear o rosto, o que ocorrerá um leve aquecimento e, por meio da turmalina, melhorará a microcirculação e a absorção dos ativos que serão aplicados em seguida, deixando a pele radiante e luminosa;
* Nuclear Protector Cream (Proteção cosmetogenômica): é possível proteger o DNA das células e intramitocondrial dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, o cosmético com essa formulação protege o patrimônio genético da pele. Dentre os principais ativos, destaca-se o OTZ 10, que protege o DNA intramitocondrial dos danos causados especialmente por um inimigo invisível: o calor que é gerado pela radiação infravermelha que chega às camadas mais profundas da pele ativando a produção de radicais livres de oxigênio que tem efeito nefasto nas células e nas mitocôndrias. 
* Neck Lift - muitas vezes a idade é denunciada pelo pescoço. Por isso, neck lift é uma associação de oligossacarídeos e dissacarídeos de regiões exóticas que aumentam a hidratação natural e redensificam o tecido, conferindo um aspecto jovial e de remodelagem ao pescoço.
* Kit SOS Unhas e Mãos - Todos os dias as mãos são submetidas ao frio, calor, detergentes, sabonetes dentre outras substâncias químicas. Dessa forma, as unhas não suportam tanto estresse, o que requer cuidados específicos.  Por isso, o Kit para as mãos e unhas é composto por um óleo fortalecedor, hidratante de cutícula e uma manteiga para as mãos (dark spot corrector). 
* Turbo Energyzer - O homem também precisa de um combustível energizante para a pele depois de um dia estressante. O Sérum masculino Turbo Energyze, portanto, é composto de ativos que vieram das profudenzas do Mar Ártico associados à alta tecnologia dos peptídeos que protegem a mitocôndria, que gera energia às células.
*Gotas de Turmalina Power (energizante): o primer gotas de turmalina power prepara a pele para receber qualquer tipo de tratamento estético. Deve-se utilizar de 1 a 2 gotas e massagear o rosto, o que ocorrerá um leve aquecimento e, por meio da turmalina, melhorará a microcirculação e a absorção dos ativos que serão aplicados em seguida, deixando a pele radiante e luminosa.
 
Serviço:
8º Congresso Consulfarma 
Congresso Internacional de Farmácia & Cosméticos
 
Palácio das Convenções - Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo 
São Paulo, São Paulo.
Dias: 04, 05 e 06 de julho
Hora: Das 08h:00 às 20h:00
www.congressoconsulfarma.com
 

COMUNICADO DA AIR SOBRE AMEÇAS E ATAQUES CONTRA JORNALISTAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL

Seg, 24 de Junho de 2013 14:48
A  Associação Internacional de Radiofusão (AIR) reitera sua grave preocupação pelas ameaças e ataques cometidos contra jornalistas e meios de comunicação em diferentes cidades do Brasil, durante as manifestações e protestos populares ocorridos recentemente.

Todo ato de violência contra comunicadores e meios, qualquer que seja sua origem, é um atentado contra a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos a informação.

À deplorável lista de agressões se soma a tentativa de atacar as instalações do Grupo RBS, em Porto Alegre, onde funcionam a Rádio Gaúcha e os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. A ameaça de ataque foi contida por membros da Brigada Militar que utilizaram bombas de gás e balas de borracha para dispersar os agressores.

A AIR se solidariza com profissionais e meios que tenham sido vítimas destas ações e assinala novamente que, como estabelece a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a violência, intimidação, ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, viola os direitos fundamentais das pessoas e restringe severamente a liberdade de expressão. É dever dos Estados prevenir e investigar estes fatos, punir seus autores e assegurar para as vítimas uma reparação adequada.


ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE RADIODIFUSÃO (AIR)


A Associação Internacional de Radiodifusão - AIR é uma organização fundada em 1946 que representa a 15 mil emissoras de rádio e televisão nas três Américas e tem por objetivo fundamental a defesa da radiodifusão privada e livre e a vigência efetiva da liberdade de expressão do pensamento.

Cartórios divulgam levantamento sobre Casamentos Gays nas Capitais brasileiras

Um mês após a Resolução do CNJ que disciplinou a realização de Casamentos Gays no País, Arpen-Brasil divulga estatísticas de uniões homoafetivas nas principais Capitais brasileiras.

Exato um mês após a Resolução n° 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamentou o Casamento Gay no Brasil, foram realizados 231 casamentos entre pessoas do mesmo sexo nos Cartórios de Registro Civil das principais Capitais brasileiras. Este é o resultado de levantamento realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade nacional representativa dos Cartórios de Registro Civil, junto a todos os Cartórios de 22 Capitais brasileiras, uma média de 10,5 celebrações por capital.

A pesquisa abrangeu apenas o período de 16 de maio, data que entrou em vigor a Resolução, até 16 de junho, constatou que as Capitais que mais realizaram estas celebrações foram São Paulo (43), seguida de Goiânia (22), Curitiba (18), Fortaleza (18), Rio de Janeiro (18), Belo Horizonte (17) e Salvador (17). Logo atrás estão Campo Grande (16), Porto Alegre (15), Brasília (14), Belém (10) e Florianópolis (7).

Para o presidente da Arpen-Brasil, Ricardo Augusto de Leão, o número tende a aumentar nos próximos meses. “A procura por estas celebrações vem crescendo na medida em que as pessoas vão vendo seus direitos serem garantidos e respeitados pela sociedade”, disse. “Logo que saiu a primeira decisão do Supremo Tribunal Federal a Arpen-Brasil se mostrou aberta e favorável a todos os atos que garantem direitos aos cidadãos do mesmo sexo no País”, completou.

Foram ainda levantados os números de Manaus (4), Vitória (4), Boa Vista (3), Cuiabá (2), Recife (2) e Porto Velho (1). Palmas (Tocantins), Rio Branco (Acre), Maceió (Alagoas) e Macapá (Amapá) não realizaram nenhuma celebração gay no período pesquisado. Neste primeiro momento não foi possível a realização da pesquisa em Natal (Rio Grande do Norte), Teresina (Piauí), São Luís (Maranhão), João Pessoa (Paraíba) e Aracaju (Sergipe).

Mesmo antes da Resolução do CNJ, muitos Cartórios, em muitos Estados brasileiros, já realizavam Casamentos Homoafetivos. Em algumas unidades das Federações, como São Paulo, Bahia, Piauí, Paraná, Alagoas e Espírito Santo, decisões das Corregedorias locais permitiam as celebrações. Em outros Estados o procedimento dependia de autorização de cada juiz local, o que possibilitava que no mesmo estado um juiz de uma cidade autorizasse o casamento gay, enquanto o de outro município não.

Assessoria de Imprensa da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil)