domingo, 20 de outubro de 2013

Operação GRALHA AZUL V - Polícia Ambiental (Oeste e Sudoeste)


ESTADO DO PARANÁ
POLÍCIA MILITAR
SUBCOMANDO GERAL
BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
5ª CIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

          

NOTA PARA IMPRENSA


Em data de 18 de Outubro de 2013, (Sexta-feira), foi desencadeada em todo o Estado do Paraná, mais uma edição da Operação GRALHA AZUL, que visa a ação fiscalizatória do poder público, através do Batalhão de Polícia Ambiental, coibindo os Crimes contra a Natureza e o Meio Ambiente. Nas Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, a Operação teve como principais alvos, as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palotina e Francisco Beltrão.


O comandante da 5ª Cia/BPMA, Cap. Valdecir Gonçalves Capelli, esclarece que, “A Operação GRALHA AZUL, tem demonstrado sua eficiência para o combate aos Crimes Ambientais, o saldo final tem sido muito positivo durante este ano de 2013. Para as novas edições da Operação já estão em levantamentos pelas equipes especializadas em Meio Ambiente da Polícia Ambiental.”


O objetivo da Operação é atender diversas demandas solicitadas pela população, para a realização de fiscalizações ambientais “Procuraremos atender várias cidades da região Oeste e Sudoeste, combatendo com pulso firme, para ajudar a preservar o que ainda resta do Meio Ambiente no Paraná”, Ressalta Capitão Capelli.


As pessoas podem de forma anônima, realizar suas denúncias através do fone, 45.3527-2424.
    
FOZ DO IGUAÇU

- Foram fiscalizadas, atendendo denúncias anônimas, 04 estabelecimentos com finalidade comercial, que estavam realizando o comércio peixes, sem a documentação necessária para tal, bem como sem as condições de higiene necessárias, para realizarem a venda ao público. Acompanhou a fiscalização da Polícia Ambiental a Vigilância Sanitária deste município. Nesta fiscalização, dois estabelecimento, foram autuados, sendo três pessoas presas, e encaminhadas à 6ª SDP. 49 km de peixes foram apreendidos, e por não terem condições de consumo humano, conforme atestado peal vigilância, foram inutilizados e encaminhados ao aterro sanitário
.

FRANCISCO BELTRÃO- Cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Apreendidas, uma arma e diversas munições, dois animais silvestres abatidos, sendo uma cotia e um tatu. Uma pessoa Presa.

- Desmate de floresta e corte isolado de árvores nativas sem autorização do órgão competente, totalizando uma área de 18.000 m². Apreendidos no local, 150 m³ de lenha e 26,79 m³ de madeiras em toras, uma pessoa responderá em liberdade após ter assinado o comparecimento ao Fórum de forma voluntária através do Termo Circunstanciado.


PALOTINA- Apreensão de 07 pássaros nativos mantidos em cativeiro sem autorização ambiental. Localizada ainda na mesma propriedade, uma Esterqueira de porcos, a céu aberto, dentro de uma área de Preservação permanente. O proprietário, responderá por Crime Ambiental.


CASCAVEL- Realizada a fiscalização de duas revendedoras de Palmitos em conserva. Não sendo identificada nenhuma irregularidade.

- Localizada em uma residência 17 pássaros em cativeiro, de espécies nativas; As aves foram apreendidas e encaminhada para os devidos cuidados.

Elaborado por: 1º Ten NILSON


 Ocorrência em Palitina. (Esterqueira em APP e Pássaros silvestres em cativeiro)







 Ocorrências relatadas de Francisco Beltrão







Fotos referentes a fiscalização em peixarias "cladestinas" realizadas em Foz do Iguaçu




















Nenhum comentário:

Postar um comentário