terça-feira, 13 de junho de 2017

Profissionais da região lotam auditório da Guairacá em palestra com o Prof. Dr. Geraldo Peçanha

Professores, pedagogos, acadêmicos e profissionais de saúde de Guarapuava e região lotaram o auditório da Faculdade Guairacá na noite dessa segunda-feira, 22, para a palestra ‘Sequência didática, desenvolvimento motor e alfabetização’ ministrada pelo Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida.
O evento foi promovido pela APAE de Guarapuava em parceria com a Guairacá com o intuito de oferecer uma atualização aos profissionais que trabalham diretamente com educação especial, conforme apontou o Prof. Dr. Geraldo. “O objetivo dessa fala é passar um panorama sobre o desenvolvimento motor, o que temos de novo para reabilitação da deficiência física e uma série de outras deficiências, além de importantes orientações das possibilidades de desenvolvimento da linguagem e alfabetização”.
Em segundo momento, o palestrante também apontou as novas possibilidades de atuação profissional. “Vários estudantes de Pedagogia têm interesse em trabalhar com educação especial na APAE e já precisam ir se ambientando e, sobretudo, conhecendo as novidades no setor, porque há 30 anos trabalhava-se de uma forma, hoje são outras orientações”.

Sobre o palestrante

Geraldo possui graduação em Pedagogia, é Mestre e Doutor em Letras/Literatura. Atuou como professor de educação infantil, séries iniciais e finais, ensino médio e ensino superior. Tem experiência em diversos trabalhos internacionais como na África, em uma Cooperação Internacional entre Alemanha e Moçambique, onde implantou um Programa de Avaliação em Leitura e Escrita, e em 2015 esteve  na Bolívia, para onde levou seu projeto de Educação Baseada no Cuidado, no Amparo e no Afeto. Ele integra o GEPETE (Grupo de Estudos, Professor, Escolas e Tecnologias Educacionais) e é avaliador do Estado do Paraná no programa UCA - Um Computador por Aluno. Na área de editoração é presidente do Conselho Editorial da Pró-Infanti Editora e faz trabalhos de consultorias para redes como Dom Bosco, Pitágoras, Editora Positivo, Editora Moderna e KROTON Educacional. Faz  parte do Conselho Editorial da Editora Juruá de Curitiba e ainda é consultor/avaliador  ad hoc de 2 revistas científico-pedagógicas no Brasil: Revista de Estudos Pedagógicos do MEC e Revista Científica da UNOPAR. Geraldo é autor de mais de 40 livros e escreve para Jornais e Revistas Educacionais mensalmente. 

Academia Randori/Guairacá e Federação Paranaense de Judô promovem curso regional

Em parceria com a Federação Paranaense de Judô, a Academia Randori/Guairacá está organizando o Curso Regional Centro Sul de Nague no Kata, Katame no Kata, Nague Waza e Katame Waza.
Segundo o professor de lutas Fernando Santos, na programação estão previstas aulas teóricas e práticas necessárias para evolução e enriquecimento dos conhecimentos relativos à história, filosofia, cultura e pedagogia de ensino dos fundamentos e das técnicas de judô e dos Katas.
O evento acontece a partir das 9h no dia 03 de junho, sábado, no Centro de Artes Marciais e Cultura Randori, situado à rua XV de Novembro 3620, Centro. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de inscrição e enviar pelo e-mail eventos.fprj@hotmail.com. A taxa de inscrição é de R$100 para Faixa Marrom e acima e de R$70 para Faixa Roxa e abaixo.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui ou pelos telefones: (42) 3035-6006 ou (42) 99988-3003.

Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá atende alunos de escolas municipais

Alunos de escolas municipais de Guarapuava também estão sendo beneficiados com a recente implantação da Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá. Cerca de 50 crianças recebem atendimento por dia, isso de forma gratuita.
O professor Vinícius Traiano explicou que os tratamentos odontológicos ocorrem conforme a evolução do curso. Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, ministrada por ele, os acadêmicos estão desenvolvendo um trabalho muito importante de educação em saúde.  “Estamos atendendo crianças que estão em fase de troca dentária, avaliando o índice de cárie, evidenciando placa, fazendo limpeza, encaminhamentos necessários e, principalmente, fazendo promoção da saúde, demonstrando onde ela não está escovando corretamente e entregando kits de higiene”. O professor explicou que essas crianças serão atendidas novamente dentro de 6 meses, e também, passarão a ser acompanhadas anualmente pela Clínica de Odontologia da Guairacá. “O resultado é alcançado ao longo do tempo, mas a ação de promoção de saúde, no custo-benefício, é muito melhor. Trata-se não somente de uma ação curativa, mas acima de tudo educativa”.
Assim que soube dos serviços ofertados pela Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá, Pedro Pacheco levou seu filho de 12 anos para receber tratamento e orientações sobre saúde bucal. “Muitos de nós não tivemos essa oportunidade enquanto crianças e é muito importante cuidar dos dentes desde cedo”. Neri Ferreira de Lima contou que a consulta veio na hora certa. “Meu filho de 10 anos estava com muita dor no dente. Vim acompanhá-lo e fiquei feliz em saber que os atendimentos estão sendo feitos com adultos também”.
A acadêmica Michellen Viau Voznei, do 4º Período de Odontologia, contou que as práticas da disciplina têm apresentado uma demanda emergente na região na área de saúde bucal. “As práticas nos mostram uma realidade totalmente diferente da que imaginamos ao iniciar o curso. Já atendemos pacientes que não tinham escova de dente em casa, que não conheciam o fio dental, além de pacientes que não iam ao dentista há 15 anos. A falta de informação sobre uma boa higiene bucal ainda é muito grande, acredito que esse trabalho fará a diferença na vida de muitas pessoas”.
Diante dessa realidade presenciada, a acadêmica Fabiele Limberger destacou a importância do curso de Odontologia da Guairacá junto à comunidade. “Esses pacientes que apresentam casos mais graves provavelmente não receberam orientações enquanto crianças. Feito isso no tempo certo, a pessoa levará como hábito para o resto de sua vida. Com isso, são grandes as chances dela não ter tantos danos como os adultos de hoje”.

Consultas e agendamento
A triagem é o primeiro passo para quem deseja receber tratamento odontológico, pois é nesse momento que as necessidades são identificadas. Após o diagnóstico, o paciente recebe o encaminhamento para a clínica especializada indicada.

Os interessados devem comparecer nas Clínicas Integradas Guairacá, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, para agendamento. O centro de especialidades da Guairacá está situado à rua Senador Pinheiro Machado, 571, Alto da XV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3035-0268.




Guairacá disponibiliza brinquedoteca para filhos de acadêmicos em horário de aula

Visando atender as necessidades dos acadêmicos, professores e funcionários que ocasionalmente não têm com quem deixar seus filhos, a Faculdade Guairacá mantém uma brinquedoteca pedagógica, dinâmica e colorida, cheia de brinquedos, livros, jogos e fantoches.
A professora Elizabeth Macedo Fagundes, responsável pelo projeto, contou que a Brinquedoteca Moitará iniciou suas atividades em 2006. “As atividades propostas possibilitam um contato com diversas modalidades de brincadeiras, momento em que as crianças aprendem e se desenvolvem mais rapidamente”. Segundo Elizabeth, a existência desse cantinho lúdico e educativo favorece também o próprio curso de Pedagogia da instituição, oportunizando uma prática de extensão.
De segunda a sexta-feira uma monitora acompanha a garotada. À frente das atividades está Natalia Ribeiro dos Santos, aluna do 3º ano do curso técnico de Formação de Docentes. Ela explicou que as brincadeiras são propostas de acordo com cada faixa etária, e também, conforme o desenvolvimento da criança. “São atividades que contribuem no desenvolvimento da coordenação motora e percepção tátil. Além disso, também realizamos outras atividades lúdicas como contação de histórias, colorir e dobradura”.
A acadêmica Ana Vanessa D’Avila Penteado, do curso de Fisioterapia, leva seu filho Cauã, de 4 anos, quase todas as noites na brinquedoteca da Guairacá. Ela contou que desde que ficou sabendo do espaço lúdico ficou muito mais fácil vir para a faculdade. “A brinquedoteca tem uma importância muito grande para mim, pois permite que eu continue meus estudos. Minha família é de Prudentópolis, moro sozinha com ele aqui em Guarapuava e não teria com quem deixá-lo”. De acordo com a acadêmica, Cauã também aprovou o cantinho. “Ele fez muita amizade com a monitora e com outras crianças e mesmo em final de semana me convida para vir para a faculdade”.

Acadêmicos, professores e funcionários interessados em deixar seus filhos na brinquedoteca devem procurar a coordenação do curso de Pedagogia, no 3º andar, e preencher uma ficha cadastral de forma gratuita. O espaço atende crianças de 2 anos a 6 anos de idade e funciona de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h.

Enfermagem da Guairacá desenvolve projetos de promoção da saúde junto à comunidade

Um dos pilares do curso de Enfermagem da Faculdade Guairacá é o forte trabalho de promoção da saúde junto à comunidade. Sendo assim, durante o Internato em Saúde Coletiva os estudantes do 7º Período desenvolvem diferentes projetos nas unidades de saúde onde eles fazem os estágios curriculares.
Nesse semestre as acadêmicas Suelen Regina de Souza e Paola Pereira de Jesus propuseram o projeto ‘Saúde na Terceira Idade’ no PSF Jordão, sob supervisão da professora Angélica Yukari Takemoto. “No projeto foi realizada educação em saúde com o grupo da terceira idade visando à multiplicação das informações e esclarecimento de dúvidas. Os assuntos abordados foram: alimentação saudável e formas e locais de aplicação da insulina”, contou Angélica.

                Nara Fabieli Zarpelon colocou em prática o ‘Treinamento técnico com profissionais sobre controle de infecção’ na unidade Adhemar Vieira de Araújo no município de Irati, sob supervisão do professor Roberto Roth. A estudante contou que o interesse pela temática surgiu em vista da constante preocupação com o controle de infecção nessa unidade de saúde. No treinamento foram abordados assuntos como: técnica de higienização das mãos, desinfecção de superfícies e técnica de realização de curativos.

Acadêmico de Análise de Sistemas da Guairacá desenvolve aplicativo inovador

O aplicativo ‘Eu Prefeito’ torna os cidadãos coadjuvantes na administração local, definindo as demandas que devem ser atendidas.

Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, o jovem Juliano Sirtori, de apenas 20 anos, está desenvolvendo um aplicativo para dispositivos móveis para aproximar ainda mais a população da administração local. Juliano é acadêmico do 5º Período de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá.
Conforme o coordenador do curso na Guairacá, professor Rodrigo Souza D’Ávila, e também orientador do trabalho, explicou, o aplicativo Eu Prefeito funciona como uma central de atendimento, facilitando o dia a dia das pessoas que necessitam dos serviços prestados pelo órgão municipal. “O software tem um funcionamento bastante simples. Ele permite que a pessoa tire uma foto e faça uma descrição do problema ou serviço que necessita de manutenção, como um buraco no asfalto, uma lâmpada queimada em frente à sua casa ou um entulho para ser recolhido. O sistema reconhece a localização do solicitante e o setor responsável é notificado na mesma hora”. Além disso, segundo Rodrigo, por meio do aplicativo o solicitante pode acompanhar todo o andamento da sua solicitação.
Rodrigo explicou que a iniciativa surgiu por meio de uma conversa com o Prefeito de Guarapuava no final do ano passado, ocasião na qual outro acadêmico do curso de Análise de Sistemas da instituição recebeu congratulações especiais por um aplicativo criado. Segundo ele, essa transparência gera credibilidade para a gestão e torna os cidadãos coadjuvantes nesse processo, definindo as demandas que devem ser atendidas.
O acadêmico Juliano, responsável pela programação do aplicativo, contou que não encontrou dificuldades no projeto. “O principal intuito desse trabalho foi buscar na tecnologia um caminho, simples e ao mesmo tempo completo, para facilitar a vida das pessoas, além de agilizar os processos e reduzir o tempo de realização”. Por meio de uma pesquisa, segundo Juliano, foi constatado que pouquíssimos municípios no Brasil utilizam-se de tecnologia similar para tal finalidade.
O professor ainda explicou que inicialmente as funcionalidades serão básicas e futuramente, se surgirem novas necessidades, elas serão implementadas. “Os principais serviços serão notificações de luz do poste acesa ou queimada, tapa buraco nas ruas e avenidas e problemas com semáforo e placas de sinalização”.
A plataforma, que ainda está em fase de testes para análise de viabilidade, foi apresentada para o Prefeito Municipal de Guarapuava, Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho, que deixou algumas sugestões e parabenizou grandemente a iniciativa. “O aplicativo é fantástico. Muito bom ver que temos grande potencial tecnológico em nosso município”.

Trajetória de criações inovadoras
Esse não é o primeiro aplicativo inovador criado pelo curso de Análise de Sistemas da Guairacá. Um dos trabalhos de maior destaque foi do acadêmico Jesher Heliel Rodrigues: um aplicativo de celular que auxilia crianças em diferentes graus de autismo no aprendizado do alfabeto, isso de forma interativa e totalmente simples. O projeto inovador, de nome OTO (Olhar Tocar Ouvir), recebeu congratulações especiais do Prefeito no final do ano passado, e também, brilhantemente conquistou o 3º lugar no Prêmio Sercomtel de Inovação. Outro trabalho de destaque na instituição foi um aplicativo de automação residencial que tem como funcionalidade controlar dispositivos elétricos, através da internet, em residências de qualquer lugar do mundo.

Para Rodrigo, é uma grande satisfação ver que o conhecimento adquirido na graduação tem auxiliado os acadêmicos na elaboração de inúmeros projetos junto à comunidade. Segundo o professor, Juliano é um dos grandes exemplos do curso. “Juliano tem um grande potencial e inclusive recebeu uma proposta de trabalho para, logo após formado, atuar em uma grande empresa de tecnologia em Curitiba”.

Projeto ‘Freedom of the Night’ é o grande vencedor do GuairaHack

Depois de muito planejamento, criatividade e inovação, o GuairaHack teve seu encerramento na Faculdade Guairacá.
O evento reuniu 55 acadêmicos de todos os cursos de graduação da instituição para o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais do município. Os protótipos foram elaborados por 11 equipes ao longo de dois dias, de forma ininterrupta. Além do tempo, algumas regras fizeram com que a maratona fosse ainda mais intensa: as equipes não puderam sair da instituição, e também, não puderam trazer nada pronto, todas as soluções apresentadas foram criadas no local. Ao final, nesse domingo, 28, as iniciativas foram apresentadas à banca avaliadora, formada por especialistas na área técnica e de negócios, que julgou e escolheu os vencedores.
O projeto ‘Freedom of the Night’ foi o grande vencedor do GuairaHack. A ideia central foi da acadêmica Carla Larissa Pereira da Silva, do curso de Educação Física. Ela explicou que diante das inovações do mundo atual e do crescimento nos grandes centros, o processo da acessibilidade ainda é muito limitada. “A implementação do Freedom of the Night visa o desenvolvimento social e também um ambiente no qual o deficiente visual sinta-se confortável e seguro para transitar nos locais onde geralmente havia a dependência do auxílio de outras pessoas”. A ideia consistiu em um sensor para cegos, que emite um sinal por meio de uma pulseira, avisando o deficiente visual da aproximação de pontos de risco, como uma escada no caminho por exemplo.
Lucas Buhrer Santos quase não acreditou quando sua equipe foi anunciada. “É muito gratificante ver nosso projeto em primeiro lugar, principalmente porque tivemos que remodelar ele várias vezes”. Para Luis Henrique Balbino Campos, o sentimento é de dever cumprido. “A experiência foi ótima, fiz várias amizades e aprendi muita coisa nesses dias. O evento também mostrou a capacidade de muitas pessoas”.
Na cerimônia de encerramento do GuairaHack esteve presente o Prefeito Municipal de Guarapuava, Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho, que parabenizou as equipes pelas brilhantes ideias e à Faculdade Guairacá pelo forte incentivo aos novos talentos. “Fico muito feliz por ver que Guarapuava começa a se inserir em um patamar diferente hoje, de não ser só consumidor, mas daqui a pouco ser fornecedor de inovação. Para isso precisamos de ambientes propícios para incentivar, estimular e encorajar, como esse aqui na Guairacá”.
O GuairaHack está vinculado ao Programa Educação Empreendedora realizado pelo Sebrae, no qual o curso de Administração da Guairacá está inserido. Os 3 projetos vencedores receberam prêmios, medalhas de reconhecimento da conquista e o direito de participação no processo de pré-aceleração no Centro de Empreendedorismo da instituição.

Confira as equipes vencedoras e os protótipos apresentados:
1º lugar – Freedom of the Night
Equipe: Alexandre Emanuel Camargo dos Santos, Carla Larissa Pereira da Silva, Jaqueline Gonçalves de Lima, Lucas Buhrer Santos e Luis Henrique Balbino Campos.
O que propõe: a implementação do Freedom of the Night visa o desenvolvimento social e também proporciona um ambiente onde o deficiente visual sinta-se confortável e seguro para transitar nos locais onde geralmente havia a dependência do auxílio de outras pessoas.
2º lugar – Farma House
O que propõe: aplicativo para controle de estoque pessoal de medicamentos, agenda de dosagens e contato direto com profissionais da saúde.
3º lugar – TVG (triângulo ventroglúteo)
Equipe: Eduardo Blan de Oliveira, Samuel Macedo, Rafael Leite Ferreira, Wesley Kloster e Leandro Salamaio

O que propõe: um dispositivo para aplicação de injetáveis

Faculdade Guairacá recebe alunos da Escola Municipal Prof. Maack

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Prof. Maack tiveram um momento especial de aprendizagem na Faculdade Guairacá nessa terça-feira, 30. Acompanhados pela professora Silvia Guimara Almeida, eles conheceram as dependências da instituição e participaram de uma aula prática no Laboratório de Citologia e Histologia.
A professora Sirlei contou que a atividade foi proposta com o intuito de ampliar os conhecimentos durante a disciplina de Ciências. “Os alunos adoraram a visita e ficaram encantados com toda a infraestrutura da faculdade. Na escola não temos todos esses recursos, então propus essa visita técnica para que eles pudessem ver de perto no microscópio a estrutura básica de uma célula”.


Projeto Ela Empreendedora forma primeira turma na Guairacá

  Nessa terça-feira, 30, aconteceu o último encontro dos cursos profissionalizantes de cozinha e informática do projeto Ela Empreendedora. O projeto é promovido pela Faculdade Guairacá com o objetivo de oferecer capacitação e promover a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, isso de forma gratuita.
Ao longo do curso de cozinha, as participantes tiveram noções de boas práticas, manipulação de alimentos e corte de carnes. Já no curso de introdução à informática foi abordado o uso da Internet, os fundamentos básicos de utilização de um computador, além de alguns softwares como Word e Excel. Nas aulas elas também aprenderam a elaborar currículo.
A Secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran, destacou que o Ela Empreendedora vem facilitar o acesso ao mercado de trabalho e contribuir na melhora da condição de vida das participantes. “Essa parceria trouxe justamente a oportunidade de tentar colocar mulheres em profissões que o mercado está precisando e talvez nós não estivéssemos enxergando. É importante essa ligação que a Guairacá conseguiu consolidar entre o mercado de trabalho e o público que é atendido por nós”.
Sirlei Angelita Gadens, coordenadora de cursos na Secretaria de Políticas para as Mulheres, acompanhou todos os encontros na Guairacá e também foi só elogios ao projeto. “Está sendo uma ótima oportunidade delas fazerem cursos em áreas que realmente o mercado está oferecendo vagas. Elas estão bem interessadas, se esforçando para vir nas aulas e gostando muito. O que esperamos agora é colocá-las no mercado de trabalho”.
Cerca de 50 mulheres do Quilombo Paiol de Telha participaram dessa primeira etapa do Ela Empreendedora e, em carta, deixaram seu agradecimento especial à instituição e às pessoas envolvidas no projeto. “Nós, mulheres do Quilombo Paiol de Telha, agradecemos a oportunidade que nos foi dada, foi enriquecedor e de muito proveito, porque nos tornou mais preparadas e motivadas para novas oportunidades de emprego. Fez também com que nos sentíssemos mais empoderadas dentro desse setor. Agradecemos e esperamos novas oportunidades como essa de preparação, para assim podermos colocar o conhecimento adquirido em prática”.
Os próximos cursos profissionalizantes do Ela Empreendedora acontecem no segundo semestre desse ano, conforme apontou a Secretária de Políticas para as Mulheres. “Iremos organizar reuniões com empresários de Guarapuava para delinear os cargos e perfis almejados para promover cursos conforme a demanda que o mercado está apresentando”.

Parceria

Para a execução do Ela Empreendedora, a Guairacá conta com a parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Empresarial da Mulher Executiva, da ACIG, do grupo Superpão e da Vara de Execuções Penais. O Sebrae é um dos parceiros da Faculdade Guairacá e o projeto está vinculado ao Programa Educação Empreendedora, no qual o curso de Administração está inserido.

Estudo de caso nas Clínicas Integradas promove debate sobre saúde mental

A sessão de estudo de caso dessa quarta-feira, 31, nas Clínicas Integradas Guairacá teve como tema a desinstitucionalização de pessoas em sofrimento mental. O coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Guairacá, professor Antonio Alexandre Pereira Junior, destacou a importância dessa discussão em todas as áreas da saúde. “A ideia é de sensibilizar os acadêmicos, futuros profissionais de saúde, para questões como essa que muitas vezes ficam restritas apenas ao curso de Psicologia”. Segundo Alexandre, o compromisso maior do profissional, independente de ser psicólogo, assistente social ou enfermeiro, por exemplo, é o olhar ao paciente de forma integral.
Na ocasião foram apresentadas algumas pesquisas realizadas pelo Colegiado de Psicologia sobre saúde mental. A acadêmica Keila Fernandes explicou que durante a disciplina de Análise do Comportamento foram realizadas algumas intervenções na instituição. Seu grupo alertou para o movimento de luta antimanicomial. “A nossa intervenção teve como objetivo dar visibilidade ao movimento de luta antimanicomial. Foram colados cartazes e feitas camisetas estampadas para chamar a atenção dos alunos. Somado à isso, também tivemos o Fórum de Saúde Mental que contribuiu com a causa”. Keila contou que ainda serão aplicados testes para avaliar se as ações promovidas tiveram um resultado positivo.

A acadêmica Hezieli Oliveira apresentou sua pesquisa sobre saúde mental e qualidade de vida, levando em consideração aspectos físicos, emocionais e sociais. “Aplicamos um teste de domínio público, o SF-36, que demonstra o nível de qualidade de vida das pessoas. O aspecto problemático apontado na pesquisa foi o físico e, visto do âmbito psicológico, entendemos que isso pode gerar inúmeras alterações emocionais”. Visto esse panorama, a intervenção realizada pelo grupo foi um programa de atividades intitulado ‘Movimente-se’, integrando caminhada ao ar livre e jogos com o intuito de incentivar a prática de hábitos mais saudáveis.

Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social começa na Guairacá

Nessa segunda-feira, 05, teve início a Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social da Faculdade Guairacá. O evento tem como objetivo discutir as novas abordagens metodológicas para o ensino, além de apresentar as principais tendências tecnológicas.
Durante a cerimônia de abertura, o Diretor Executivo da instituição, Evilásio Gentil de Souza Neto, destacou a importância dessa discussão no meio acadêmico, visto que a realidade em sala de aula está apenas no início de uma transformação. Nesse novo contexto de integração das tecnologias ao processo de aprendizagem, segundo Evilásio, há a necessidade de uma reestruturação. “Em torno de 3 a 4 anos o problema de acesso à internet estará resolvido. Então esse é um tema que fará parte do nosso cotidiano. O grande desafio que estamos vivenciando é não apenas ter uma ferramenta com potencial enorme para aplicação, mas sim como nos apropriamos dela para o ensino”.
Para a abertura do evento, esteve presente a Prof. Dra. Nadia Sanzovo, que falou sobre as possibilidades da educação na sociedade da informação e o uso das metodologias ativas colaborativas no desenvolvimento de competências profissionais do professor.
A palestrante explicou que a amplitude e a rapidez com que a informação é posta à disposição dos usuários exige aprender a desenvolver um espírito crítico, bem como, capacidades cognitivas suficientes para diferenciar as informações ditas úteis. “O papel do professor hoje muda completamente, ele não é só o narrador de aula. Isso é indubitavelmente um dos aspectos com os quais as gerações em confluência devem ser capacitadas, ou seja, na sociedade da informação, que já é presente, o estudante e o professor devem desenvolver uma série de capacidades para aprender, desaprender e reaprender para se adaptar aos novos tempos”.

A Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social da Faculdade Guairacá segue nessa terça-feira, 06, com mesa redonda com a Dra. Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos e Dra. Rita de Cássia Stadler. Na quarta-feira, 07, haverá a dinâmica ‘ilumine seu mundo’ com André Luiz Rocha e Elvis Evert Barbosa e início das oficinas. Na sexta-feira, 09, serão realizadas apresentações de trabalho. O evento tem seu encerramento com a saída de campo dos acadêmicos de Ciências Biológicas ao acampamento do Jair.

Acadêmica da Guairacá comemora últimos resultados e se prepara para mundial de fisiculturismo

Andressa Bessa Gonzaga, acadêmica de Educação Física Bacharelado da Faculdade Guairacá, comemora sua mais recente conquista: o 2º lugar no Brasileirão WFF (World Fitness Federation) 2017 na categoria Women Athletic, realizado no sábado, 03, em Curitiba.
A competição contou com a participação de 150 atletas de destaque nacional, de 22 Estados. Segundo Andressa, o vice-campeonato foi bem recebido, visto que a preparação que ela está fazendo é voltada para o Campeonato Mundial Mr. Universe WFF 2017, que acontece no final do mês no Rio de Janeiro. Trata-se do maior evento de fisiculturismo da WFF.
O índice técnico para o Mundial foi garantido após a conquista do título de campeã brasileira de 2016, de vice-campeã no Sulamericano de 2016, além da boa participação no Mundial World Championships ocorrido na Irlanda, também em 2016.

A atleta aproveitou a ocasião para agradecer àqueles que a apoiam: Faculdade Guairacá, Academia Performance, Secretaria de Esportes de Guarapuava e Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Faculdade Guairacá realiza I Tarde do Dominó Matemático

Na próxima terça-feira, 13, a Faculdade Guairacá realiza a I Tarde do Dominó Matemático. O evento acontece das 14h às 17h no hall de entrada da instituição. Ao longo da tarde, estudantes do 6º ao 9º ano de escolas do município poderão participar de diversas dinâmicas.
O evento é organizado pelos acadêmicos do 1º Período do curso de Matemática durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. A professora Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski explicou que a disciplina tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a fundamentação teórica e prática para o ensino. “Seguindo as orientações das diretrizes curriculares para o ensino de Matemática, propostas pelo Governo Federal e pelo Estado do Paraná, as quais orientam o ensino por meio de diferentes encaminhamentos metodológicos, entre eles, a resolução de problemas, mídias tecnológicas, investigação matemática, jogos, e outros, programamos uma tarde para o jogo do dominó, ofertado para os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental”. Segundo a professora Lúcia, os acadêmicos elaboraram diferentes jogos, fazendo uso dos conteúdos matemáticos ensinados nessa etapa.

A I Tarde do Dominó Matemático da Faculdade Guairacá conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação, por meio da professora Adriane Eleutério.

Pacientes das Clínicas Integradas Guairacá recebem assistência farmacêutica

Acadêmicos do 7º, 8º e 9º Períodos do curso de Farmácia da Faculdade Guairacá deram início a um forte trabalho de assistência farmacêutica, alertando os pacientes das Clínicas Integradas Guairacá sobre os perigos da farmacoterapia.

Estima-se que no Brasil seja alta a prevalência de hospitalizações decorrentes de problemas relacionados à administração indevida de medicamentos. Dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) apontam que no ano de 2013 foram mais de 48 milhões de hospitalizações no país por medicamento. Desse número de internações, 70% foram consideradas evitáveis. Estudos mais recentes sobre farmácia domiciliar indicam que há em média 3 a 5 medicamentos por domicílio e a grande maioria é desprovido de prescrição, sendo utilizado por diversas faixas etárias. Além disso, grande parte é armazenado de forma inadequada, implicando em problemas de qualidade.

Visto esse cenário, de acordo com a professora Débora Veres Ronik, o intuito do projeto é desenvolver um trabalho de prestação da atenção farmacêutica para a comunidade, instigando a conscientização social e proporcionando aos discentes a aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos adquiridos. “Até o final do ano os acadêmicos irão prestar orientações aos pacientes sobre o uso correto de medicamentos, interações medicamentosas, destacar a importância do tratamento, bem como tirar dúvidas sobre posologia, classe medicamentosa e outras informações pertinentes para assegurar a eficiência do tratamento medicamentoso”.

A professora Débora reforçou a importância da assistência farmacêutica. “Ela se caracteriza por ser um grupo de atividades e ações focadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando seu acesso e uso racional”.

Faculdade Guairacá inaugura Laboratório de Criatividade

O curso de Psicologia da Faculdade Guairacá agora conta com mais um espaço de estudos: o Laboratório de Criatividade.
O novo espaço se desvincula totalmente do modelo padrão de sala de aula, com mobiliário e recursos audiovisuais que possibilitam a troca de conhecimento e experiência para estimular a formação criativa de toda a comunidade acadêmica.
Conforme apontou o coordenador do curso de Psicologia da instituição, professor Antonio Alexandre Pereira Junior, todo o cenário foi desenvolvido para remeter a um oásis de percepções que estimulam novas sensações. “A criatividade é um processo psicológico extremamente complexo e objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, então idealizamos um espaço físico, aberto para alunos de Psicologia e outros cursos, para possibilitar que esse processo se manifeste, ou seja, para que o indivíduo seja mais criativo e livre nas suas propostas e decisões”.

Para a inauguração do Laboratório de Criatividade nessa quinta-feira, 08, foi realizado um sarau repleto de atividades culturais: teve música, dança, pintura, poesia e teatro. O professor Alexandre destacou o forte envolvimento dos acadêmicos do curso de Psicologia na preparação do evento. “Eu costumo brincar que é fácil coordenar o curso na medida em que temos diversos talentos. A ideia agora é criar uma agenda cultural semestral a partir desse evento, envolvendo todos os cursos”.

Oficinas marcam Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social na Guairacá

Diversas oficinas foram realizadas na Faculdade Guairacá nessa quarta e quinta-feira, 07 e 08, durante a Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social. Técnicas anatômicas, educação ambiental na perspectiva da epistemologia genética, anatomia vegetal, mídias para educação especial e Google Sketch foram alguns dos temas abordados.
Uma das mais oficinas mais procuradas pelos estudantes foi a de ‘Geometria plana com materiais manipuláveis’, ministrada pela professora Daiane Galvão do Colegiado de Matemática da instituição. “Na oficina os alunos confeccionaram materiais matemáticos e puderam levá-los para casa. Como futuros professores é importante que eles construam desde já um acervo de materiais para aplicar em sala de aula”. De acordo com a professora Daiane, participaram da oficina acadêmicos de Matemática de diferentes períodos, o que enriqueceu ainda mais a atividade.
A acadêmica Lorayne Cordeiro, do 3º Período, ficou encantada com o que aprendeu na aula. “Optei pela oficina de geometria plana por ter um interesse na área e também pela professora. Já tivemos esse conteúdo com ela no curso e vi aí uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre a temática”. Foi o que também afirmou sua colega de classe, Cleciele Ribas da Cruz. “De toda a programação da semana acadêmica foi o que mais gostei”.

Os jogos matemáticos estiveram em alta na Jornada Integrada das Licenciaturas da Guairacá. Outra oficina de destaque foi a de ‘Jogos para o Ensino Fundamental’, com a professora Márcia Raquel Rocha. “Trabalhamos com jogos que abrangem as séries iniciais e finais para iniciação e fixação do conteúdo. Essa é uma forma de trabalhar com expressões algébricas de uma maneira muito mais dinâmica”. Segundo Márcia, as brincadeiras e os jogos auxiliam como estímulos de aprendizado em sala de aula. Na oficina, os alunos confeccionaram os materiais e também puderam levá-los para casa.

Faculdade Guairacá realiza tradicional vestibular com sucesso

A Faculdade Guairacá recebeu centenas de vestibulandos na manhã desse domingo, 11, para o processo seletivo do segundo semestre de 2017.
A prova foi composta por questões objetivas de múltipla escolha e redação. Foram ofertadas vagas para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Redes de Computadores e Terapia Ocupacional.
A candidata a uma das vagas para o curso de Psicologia, Isabely Santos Vieira, afirmou que deseja estudar na Guairacá devido às boas referências recebidas. “Fazer Psicologia sempre foi minha opção desde pequena, por admirar a área e poder ajudar as pessoas. Meu namorado faz Educação Física na Guairacá e me deu boas referências dos professores e laboratórios”. Isabely contou empolgada que não vê a hora das aulas começarem.
Após realizar a prova, a candidata Bruna Cristina Montiel disse estar bastante confiante para enfim realizar seu sonho de cursar Pedagogia. “Fiz 2 anos de Enfermagem na Guairacá e acabei trancando por não me identificar tanto com a área. Sempre gostei de crianças e é essa a profissão que quero seguir. Por já conhecer a instituição não tive dúvidas de continuar meus estudos aqui”.

Resultado
A divulgação dos candidatos classificados será feita na próxima terça-feira, 13, a partir das 17h por meio de edital divulgado no site da Faculdade Guairacá. Os escores individuais estarão disponíveis na Secretaria Acadêmica e poderão ser obtidos pelos candidatos mediante requerimento.

Matrícula
As matrículas serão realizadas na Secretaria Acadêmica no período de 14 a 23 de junho (exceto sábados, domingos e feriados), das 13h às 22h ininterruptamente. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação:
1.       Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia autenticada)
2.       Título de Eleitor (fotocópia autenticada)
3.       Prova de que está em dia com suas obrigações militares, se for do sexo masculino (fotocópia autenticada)
4.       RG (fotocópia autenticada)
5.       CPF (fotocópia autenticada)
6.       01 via do Histórico Escolar do Ensino Médio Original e 01 fotocópia autenticada
7.       01 foto 3×4
8.       Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone)

9.       Pagamento da primeira mensalidade

Indústria 4.0 é tema de palestra na Guairacá

O Colegiado de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá recebeu o Consultor SAP Adriano dos Santos Lucas nessa segunda-feira, 12, para a palestra ‘Indústria 4.0: o que as empresas esperam de você nos próximos anos?’.
Adriano é Consultor SAP da MDL Consulting, Mestre em Ciência da Computação e possui mais de 5 anos de experiência como analista de requisitos e analista de desenvolvimento de produto e processo,  atuando em todo o ciclo de vida do produto, fazendo a interface entre as áreas de hardware/software/mecânica, até a entrega para o cliente. Na ocasião, ele dividiu um pouco da sua experiência profissional e trouxe importantes informações sobre ferramentas e tecnologias que envolvem o tema da palestra e o mercado de trabalho.
A Indústria 4.0 é um conceito que começou a ser implantado a partir de 2013. O fundamento básico dessa nova concepção aponta que os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa uma nova era no âmbito das grandes revoluções industriais, pois com as fábricas inteligentes, diversos setores do mercado sofrerão o impacto provocado pela mudança dos produtos manufaturados.
Diante desse novo cenário, conforme o palestrante apontou, é importante estar atento ao que as empresas estão exigindo. Ter um diploma e domínio de uma língua estrangeira já não são mais considerados diferenciais de carreira. “Vocês, futuros profissionais, são importantíssimos para a Indústria 4.0, mas apenas se estiverem preparados e capacitados. Os processos industriais e produtivos estão transformando o mundo em que vivemos e quem quiser obter sucesso terá que adquirir novas habilidades”.

O palestrante apontou que, dentre as habilidades e capacidades exigidas nesse novo cenário, estão: entender de gente e saber se comunicar, tomar decisões baseadas em dados, saber fazer e não apenas saber, saber aprender, comprometimento com resultados, ser proativo e pensar de forma sistêmica.