segunda-feira, 3 de julho de 2017

Campanha na Guairacá conscientiza sobre a importância das práticas sustentáveis

O crescimento populacional e o consumismo desenfreado têm gerado preocupações constantes com o meio ambiente na atualidade, visto também a dificuldade de muitas pessoas em realizar o descarte correto daqueles bens que já não possuem mais serventia, seja por falta de conhecimento ou por descaso com a preocupação ambiental.
Pensando nisso, os acadêmicos do 7º Período do curso de Administração da Faculdade Guairacá estão desenvolvendo um importante projeto que visa a conscientização das práticas sustentáveis em Guarapuava e região. A atividade é desenvolvida durante a disciplina de Sustentabilidade e Inovação, ministrada pelo professor Jean Koszalka.
De 19 a 26 de junho a Guairacá será ponto de coleta de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha. Os materiais podem ser deixados na recepção da instituição das 13h30 às 21h. Em parceria com o projeto, o Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins também receberá resíduos eletrônicos.

Ao final do período de coleta, os acadêmicos irão destinar os resíduos para a Secretaria de Meio Ambiente do município, que fará o encaminhamento adequado.

Judocas da Academia Randori/Guairacá comemoram vitórias no esporte

Cerca de 30 judocas da Academia Randori/Guairacá participam no próximo final de semana, dias 24 e 25, do Campeonato Paranaense sub 09, sub 11 e sub 13 no município de Araucária. O Sensei Fernando Santos contou que as expectativas de participação são boas, principalmente na categoria sub 13, visto que as lutas são classificatórias para o Campeonato Brasileiro de Judô que acontece em agosto na Bahia.
Fernando afirmou que os atletas vêm de uma boa campanha na modalidade. No último domingo, 18, durante a 3ª Copa Randori/Guairacá de Judô no ginásio do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), eles brilharam nos tatames mais uma vez. “Participaram do evento 150 crianças de 4 a 14 anos de idade. Definimos como critério de avaliação a quantidade de medalhas de ouro e, mesmo com 21 medalhas conquistadas, abdicamos do título como forma de estímulo às demais academias, principalmente àquelas que vieram de outras cidades”. Além da Randori/Guairacá, esteve presente a Academia FFR de Ponta Grossa, Academia Sonkey de Pato Branco, Academia Nippon, Academia Zenshin, Escola Aldeia do Sol, Escola Assunção de Nossa Senhora e Escola Santa Teresinha do Menino Jesus.
A instituição deu início recentemente a um projeto de inclusão de crianças com necessidades específicas. “Na 3ª Copa de Judô tivemos a primeira participação de um atleta do projeto, o João, de apenas 8 anos, que é deficiente visual”, contou Fernando. Priorizando o compromisso social que o Centro de Artes Marciais e Cultura Randori e a Faculdade Guairacá fazem questão de manter, durante o evento também foram arrecadados 118 kg de alimento, destinados ao projeto Pelotão Esperança.
Devido ao sucesso alcançado, em agosto já está confirmada a 4ª edição da Copa Randori/Guairacá de Judô.

O professor de lutas aproveitou a ocasião para agradecer ao apoio recebido, essencial para o alcance dos resultados obtidos: Faculdade Guairacá, Secretaria Municipal da Saúde, Farmácia Trajano, Grupo ITAX, Ki Festas, Advocacia Dias e Regiano, Clínica Médica Speciallite, Clínica Rinoclin, Trópicos Papel Higiênico, Família Araujo, Pulsar Propaganda, psicóloga Mireile Gelinski, nutricionista Marcely Nerone, e também, ao Dr. Fabio Sguissardi

Judoca da Academia Randori/Guairacá se classifica para Campeonato Brasileiro na Bahia

A Academia Randori/Guairacá de Judô comemora a classificação de Amannda Paczkoski Santos para o Campeonato Brasileiro sub 13 que acontece em agosto na Bahia. A judoca representará a instituição, o município e o Estado do Paraná na competição.
O Sensei Fernando Santos explicou que foram 3 lutas decisivas que culminaram na classificação da judoca. “Na Seletiva Paranaense, realizada em Laranjeiras do Sul no mês de março, Amannda sagrou-se vice-campeã. Em Caxias do Sul ela participou do Sul Brasileiro e alcançou a 3ª colocação na categoria, garantindo inclusive a vaga do Paraná no brasileiro final”. Nesse final de semana, dias 24 e 25, ocorreu o Campeonato Paranaense no município de Araucária, ocasião em que a atleta foi defender o título em uma melhor de 3 lutas. O resultado garantiu sua classificação para a fase nacional.
Além de Amannda, mais 11 judocas da instituição medalharam no Paranaense. Fernando destacou o forte trabalho de base que está sendo desenvolvido como fator decisivo para esse e outros excelentes resultados que vêm sendo obtidos nas competições. “Já temos uma tradição de estar sempre nas primeiras colocações, principalmente em campeonatos mais fortes como Jogos Universitários, adulto, sub 15, sub 18 e sub 21 e, agora, estamos colhendo os primeiros frutos desse trabalho que vem sendo desenvolvido com atletas de base, exemplo disso é a Amannda”. Dentro desse trabalho de base, além do judô, os alunos participam de aulas de natação, jiu jitsu, também recebem o acompanhamento psicológico, nutricional e fisioterapêutico.

O professor de lutas aproveitou a ocasião para agradecer ao apoio recebido, essencial para o alcance dos resultados obtidos: Faculdade Guairacá, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Farmácia Trajano, Grupo ITAX, Ki Festas, Advocacia Dias e Regiano, Clínica Médica Speciallite, Clínica Rinoclin, Trópicos Papel Higiênico, Família Araujo, Pulsar Propaganda, psicóloga Mireile Gelinski, nutricionista Marcely Nerone, e também, ao Dr. Fabio Sguissardi.


Faculdade Guairacá está com inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação

A Faculdade Guairacá está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação.  São vagas para diversas áreas, entre elas, gestão estratégica, planejamento, tecnologia, educação, estética, saúde e finanças, que possibilitam aos egressos dos cursos de graduação a complementação das competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Os cursos têm duração de um ano a um ano e meio. As aulas são quinzenais, nas quintas e sextas-feiras durante o período noturno e/ou sábado durante o dia todo, e têm previsão de início no dia 08 de agosto. Egressos da Faculdade Guairacá têm desconto no valor das parcelas.
No ato da matrícula, deve-se apresentar a seguinte documentação: diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação (original e fotocópia), histórico escolar de graduação (original e fotocópia), currículo vitae, fotocópia da certidão de nascimento, fotocópia do RG, fotocópia do CPF, fotocópia de comprovante de residência e 1 foto 3×4 recente.
Maiores informações podem ser obtidas pelo endereço http://guairaca.com.br/lista-pos-graduacao/ ou pelo telefone (42)3622-2000.
  
Consulte abaixo os cursos ofertados pela instituição para o próximo semestre:

Conservação da Biodiversidade | Enfermagem em Urgência e Emergência | Ensino da Matemática | Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica | Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva | Marketing de Varejo | MBA em Fitness e Wellness | Políticas Públicas e Desenvolvimento | Saúde Estética | Saúde Pública | Educação Especial e Inclusiva | Enfermagem Obstétrica | Estética e Dermocosmética Corporal e Facial | Fisiologia do Exercício aplicada ao Treinamento Desportivo | Gastronomia | MBA em Administração Pública | MBA Executivo em Liderança, Coaching e Gestão Empreendedora | Redes de Computadores – CISCO | Saúde Mental | Transtornos do Espectro Autista (TEA)

Minicurso na Guairacá oferece formação em cocktails contemporâneos

O minicurso de cocktails contemporâneos foi atração na Faculdade Guairacá nessa terça-feira, 27, reunindo acadêmicos de Tecnologia em Gastronomia e interessados na área gastronômica.
O evento abordou preparações artesanais das bases dos cocktails, além de drinks inovadores, conforme explicou o professor Lucas Ferreira Santiago. “A ideia foi usar como inspiração a base dos cocktails clássicos adicionando um ar moderno, ou seja, utilizando novos ingredientes muitas vezes artesanais. Hoje usei especiarias como açafrão, gergelim, semente de umburana e chá de hibisco, por exemplo”. O professor Lucas contou que devido à grande procura, no próximo semestre será realizado na instituição um minicurso de bartender.

A acadêmica Clotilde Moser, do 1º Período de Tecnologia Gastronomia, trabalha no ramo culinário há mais de 30 anos e viu no minicurso a possibilidade de ampliar o seu negócio. “Por enquanto não tivemos aula sobre bebidas no curso, então resolvi participar para aprender e ampliar conhecimentos para futuramente incrementar o cardápio do restaurante onde trabalho. O curso foi bastante proveitoso, com uma linguagem simples e acessível, acredito que será bastante útil”.

Atleta da Guairacá, Andressa Gonzaga sagra-se uma das melhores do mundo no fisiculturismo

Pela primeira vez na história um atleta guarapuavano fica entre os 3 primeiros colocados em um campeonato de nível mundial de fisiculturismo. Trata-se do MR. Universe 2017 WFF, realizado no último sábado, 24, no Rio de Janeiro, no qual a acadêmica Andressa Bessa Gonzaga do curso de Educação Física Bacharelado da Faculdade Guairacá conquistou a 3ª colocação na categoria Women Athletic.
O evento reuniu mais de 300 atletas de 30 países e foi transmitido ao vivo em diferentes plataformas digitais, somando mais de 1 milhão de espectadores de mais de 60 países.
Para Andressa, ser considerada uma das melhores do mundo na modalidade é um grande orgulho. "Para mim é uma grande honra ser TOP 3 em um campeonato mundial, ainda mais em uma categoria que a vitoriosa é uma das atletas com mais títulos nacionais e internacionais e a segunda colocada é uma australiana com uma qualidade técnica muito grande”.
Andressa aproveitou a ocasião para agradecer àqueles que mais a apoiaram. “Gostaria de agradecer toda minha família que me dá suporte para continuar em frente, sem exceções, aos meus professores e colegas da Faculdade Guairacá, Performance Academia, Estética by Ellis Regina, Secretaria de Esportes, Prefeitura de Guarapuava e todos aqueles que acreditaram e torceram por mim”.


Foto: Osmarina Moraes

Atividades especiais marcam encerramento dos atendimentos do semestre na Clínica de Odontologia da Guairacá

Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino, de 09 a 12 anos de idade, já receberam atendimento na Clínica de Odontologia da Faculdade Guairacá. Para encerrar as atividades do semestre, os alunos da Escola Municipal Maria de Jesus Taques estiveram nas Clínicas Integradas Guairacá nessa quarta-feira, 28, desfrutando de momentos especiais de confraternização.
A coordenadora administrativa do centro de especialidades, Bianca Raquel Garcia Pereira, explicou que o intuito foi proporcionar momentos de lazer e aprendizado às crianças, por meio de um evento interdisciplinar. “Acadêmicos de Fisioterapia realizaram diversas atividades de atenção para uma postura correta, já Enfermagem alertou para higiene pessoal e lavagem de mãos. Pedagogia ficou responsável pelas brincadeiras e pintura de rosto e Odontologia alegrou a turma com um teatro sobre a microbiologia da cárie”.

Os tratamentos odontológicos na instituição ocorrem conforme a evolução do curso. Dentro da disciplina de Saúde Coletiva, nesse semestre os acadêmicos desenvolveram um trabalho muito importante de educação em saúde com crianças que estão em fase de troca dentária. Foram feitas avaliações do índice de cárie, evidenciado placa, feito limpeza, encaminhamentos necessários e promoção da saúde com a entrega de kits de higiene. Bianca explicou que essas crianças serão atendidas novamente dentro de 6 meses, e também, passarão a ser acompanhadas anualmente pela Clínica de Odontologia da Guairacá.

Gastronomia sustentável: minicurso na Guairacá aponta as oportunidades em tempos de crise

Ao longo das últimas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente, visto o universo infinito de ingredientes, as novas técnicas culinárias e as peculiaridades de cada público, fazendo dessa uma das áreas mais promissoras do país. Pensando nisso, o Colegiado de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá promoveu nessa quinta-feira, 29, o minicurso de ‘Gastronomia sustentável: oportunidade x crise’.
Na ocasião, o professor Lucas Ferreira Santiago falou sobre as oportunidades que o mercado oferece, especificamente em tempos de crise, bem como, o gerenciamento de estabelecimentos nesse período. “O objetivo desse bate papo de hoje foi debater sobre a crise econômica vivenciada e as oportunidades na área gastronômica que podem tornar um negócio sustentável e com uma saúde financeira justa”. Segundo o professor, discussões como essa são importantes para consolidar ideias, ajudar profissionais da área a formalizarem seus negócios e pensarem mais no futuro.

Práticas sustentáveis: campanha de coleta seletiva supera expectativas na Guairacá

Durante a disciplina de Sustentabilidade e Inovação, ministrada pelo professor Jean Koszalka, acadêmicos do 7º Período do curso de Administração da Faculdade Guairacá desenvolveram no semestre um importante projeto visando à conscientização das práticas sustentáveis em Guarapuava e região. Dentro do projeto, uma campanha especial fez a arrecadação de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha.
De acordo com o professor Jean, em apenas uma semana de campanha o número de arrecadações superou as expectativas. Televisores, rádios, equipamentos fotográficos, monitores de computador, impressoras, telefones, teclados, DVDs, celulares, carregadores, baterias, fios e cabos, entre outros eletroportáteis e eletrodomésticos similares sem uso foram deixados na instituição.

Todo o material arrecadado foi entregue à SUC Ambiental, empresa especializada em coleta de lixo eletrônico. Sandrigo Ubiratã Costa está à frente da organização e trabalha na coleta, separação e destinação dos materiais. Ele parabenizou grandemente a iniciativa da instituição. “Atendo em média 250 empresas de informática em Guarapuava e região, sozinho. Quando iniciei esse trabalho percebia que muito lixo acabava tendo a destinação incorreta. Hoje esse número diminuiu, mas ainda continua sendo necessário uma conscientização ambiental, por isso a importância de campanhas como essa, que sensibilizam para a causa e formam uma rede cada vez maior de adeptos”. 

Professora Sirlei Fontoura, da Faculdade Guairacá, lança livro

A professora Sirlei Fontoura, do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá, teve seu livro publicado pela Editora Biblioteca Nike, da Galiza, Espanha. A obra é fruto da sua pesquisa realizada no Mestrado e tem como título Entre Memória, História e Política: lirismo e engajamento na poética de Xosé Lois García. “Trata-se de um estudo sobre a poética do escritor Xosé Lois García, escritor galego de grande representatividade na cultura e literatura galegas, o qual merece ser lido e estudado devido ao grande valor estético e ideológico que possui no cenário literário”, explicou.
A produção intelectual de Xosé Lois García iniciou nos anos 1970 e, atualmente, conta com 97 títulos, desde Cancioneiro de Pero Bernal (1972) até Ecos dos poetas de Chantada (2017) sobre os mais variados gêneros: poesia, narrativa, teatro, literatura infanto-juvenil, antologias, tradução, crítica literária, bem como estudo artístico sobre o românico.
O lançamento do livro da professora aconteceu durante o II Seminário Internacional Xosé Lois García, no dia 29 de junho na Universidade Estadual do Centro-Oeste.