quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pagamento de IPVA não gera emissão de documento obrigatório

Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) esclarece que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não resulta na emissão de qualquer documento logo após a quitação dos valores. O envio do documento de porte obrigatório depende, além do IPVA, do pagamento da taxa de licenciamento, do seguro obrigatório DPVAT do ano em exercício e de eventuais multas de trânsito que possam existir.

Desta forma, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que concede a permissão para trafegar, ocorrerá somente após a quitação de todas as dívidas. “O proprietário só vai receber o documento de licenciamento nesta época do ano se optar por pagar todas as taxas de uma vez, mesmo tendo um prazo maior para efetuar outros pagamentos”, afirma o coordenador de veículos do Detran, Cícero Pereira da Silva.

Os vencimentos das taxas de licenciamento e seguro obrigatório ocorrem apenas entre os meses de agosto e novembro, de acordo com o número final da placa do veículo. Já o IPVA poderia ser pago à vista até o dia 24 de fevereiro, com 5% de desconto, conforme o último algarismo da placa. Também é possível dividir o débito, sem o desconto, em até cinco parcelas ou quitá-lo em parcela única a partir de 12 de março.

“Vale reforçar que não há necessidade alguma em pagar as taxas de licenciamento e seguro obrigatório antes do vencimento. O documento CRLV de 2011 vale até os prazos estipulados pelo calendário de pagamento 2012”, explica Cícero.

O pagamento das taxas citadas acima pode ser feito em agências do Banco do Brasil, Itaú e demais bancos conveniados.

Att.
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Trânsito do Paraná

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reitores e diretores se reúnem com secretários de Estado

Uma pauta com três itens essenciais para o bom funcionamento das Universidades e Faculdades estaduais marcou nesta quinta-feira (16) as duas reuniões entre reitores e diretores destas instituições com os secretários de Estado do PR Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e Luiz Eduardo Sebastiani (Administração). Com a intermediação do deputado estadual César Silvestri Filho, os dirigentes discutiram encaminhamentos quanto à contratação de professores e agentes universitários, além dos respectivos planos de carreira destas duas classes. Os Reitores e Diretores expuseram a insatisfação dos servidores docentes e agentes universitários em relação à falta de clareza quanto ao encaminhamento das propostas referentes às carreiras do pessoal de ensino superior e solicitaram uma solução para o impasse gerado pela demora no encaminhamento das propostas apresentadas. De acordo com informações do Secretário Hauly, a proposta anunciada pelo Governo no final de ano de 2011 em relação ao plano de carreira docente está autorizada. Trata-se apenas de se definir a forma de implantação. Sebastiani esclareceu que a dos Agentes Universitários encontra-se, ainda, em fase de estudos.
O terceiro item da pauta foi a necessidade de suplementação do orçamento de custeio das instituições de Ensino Superior do PR para 2012. As discussões revelaram que o Governo reconhece a necessidade de suplementação. “Estes encontros, em separado com cada secretário, foram excelentes oportunidades para a discussão sobre a necessidade de unificação de procedimentos para solucionar os entraves que existem quanto ao encaminhamento destes três assuntos”, ponderou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
Para dar continuidade às tratativas, uma nova reunião deve ocorrer logo após o Carnaval entre os reitores e diretores com o vice-governador, Flávio Arns, envolvendo a participação dos secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto (que apoiou os debates desta quinta); de Planejamento, Cássio Taniguchi, de Fazenda, Luiz Carlos Hauly; e de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani. O Deputado César Filho, que continua fazendo a intermediação dos debates e apoiando o pleito das IES, também participará das discussões. “O Governo do Estado se demonstrou sensível às demandas das nossas instituições”, complementou Aldo, com a expectativa de que os próximos encaminhamentos sejam rápidos e eficientes.

Inscrições para cursos de especialização encerram no fim do mês

Seguem até 29 de fevereiro as inscrições para os cursos de especialização na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). São ofertados cursos nas áreas de Administração, Agronegócios, Biociências, Ciências Contábeis, Educação Infantil, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Nutrição, Pedagogia, Secretariado Executivo e Saúde Pública.
Os cursos de especialização promovidos pela Unicentro, por meio dos departamentos pedagógicos, buscam permitir um aprofundamento de parte dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos na graduação, contribuindo para formar pessoal qualificado, com vistas à atuação profissional e ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural. Também é intuito do cursos de especialização, qualificar docentes para os magistérios superior, da rede privada e da rede pública dos sistemas estadual e municipal de ensino.
Consulte a relação de cursos de especialização ofertados pela Unicentro no site: www.unicentro.br/especializacao. Mais informações pelo telefone: (42) 3621-1036 ou e-mail: nupg@unicentro.br.

___________________________

Unicentro oferta teste seletivo para ministrantes/professores de idiomas alemão e espanhol


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicentro, por meio da Diretoria de Extensão (Direx), em continuidade ao Projeto Permanente de Extensão “Curso de Línguas Estrangeiras”, está com inscrições abertas para Teste Seletivo para admissão de ministrantes/professores de Língua Estrangeira, para os idiomas alemão e espanhol, por tempo determinado, conforme dispõe o Edital e seus anexos (acesse aqui).
As inscrições, que estão abertas até 23 de fevereiro, devem ser feitas no site: www.unicentro.br/proec e protocoladas juntamente com a documentação exigida em um dos protocolos da Unicentro (campi Santa Cruz ou Cedeteg), em seus horários de funcionamento. Não serão aceitas inscrições por fax, e-mail ou correspondência. O valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais), cujo boleto é gerado na homepage da Unicentro, durante os procedimentos de inscrição.
O Projeto tem objetivo de oportunizar à comunidade acadêmica e também ao público em geral o contato com outros idiomas e culturas, por meio dos cursos de línguas estrangeiras, visando o melhor preparo para o mercado de trabalho, que apresenta cada vez mais exigências. Também é objetivo do presente projeto, ofertar cursos de línguas estrangeiras de qualidade, com preços acessíveis aos vários segmentos sociais.
Outras informações no Edital 004/2012 ou diretamente na Direx, no Campus Santa Cruz, pelo telefone (42) 3621-1081 ou e-mail: direx@unicentro.br.

___________________________

Campus Santa Cruz terá palestra sobre Pedagogia Sistêmica


No dia 2 de março, ocorre uma palestra sobre Pedagogia Sistêmica, intitulada “O que leva quem levamos para a escola?”, com a Bacharel em Psicologia e Especialista em Análise Transacional, Olinda Guedes. O evento será às 19h30, no Auditório Francisco Contini da Unicentro (campus Santa Cruz), em Guarapuava.
Para assistir a palestra, basta comparecer ao local com uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível. Inscrições antecipadas pelo telefone (42) 3035-3019 ou e-mail: palestrapedagogiasistemica@hotmail.com.
De acordo com o filósofo alemão Bert Hellinger, criador da teoria, “a Pedagogia Sistêmica se baseia no natural da vida e nos elementos que anteriormente não tinham sido observados dentro de um sistema que está inter-relacionando-se totalmente, um com o outro, que é o sistema educativo ao sistema familiar e ao sistema social. Pedagogia Sistêmica sem raízes não há asas”.

___________________________

Pré-Vestibular da Unicentro aprovou 17 alunos em janeiro


No Vestibular de Verão da Unicentro, realizado em janeiro, foram aprovados 17 estudantes que participaram do “Curso Pré-Vestibular Unicentro”. A notícia foi repassada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade, setor ao qual o curso é vinculado. Os aprovados do curso da Unicentro foram:

Anny Karoliny Santos de Lima
Pedagogia
Bruna Mendes Vasconcelos
Ciências Contábeis
Daniel Proença Larsson
Filosofia
Daniele dos Santos Camargo
Fisioterapia
Fernanda Xavier de Paula
História
Gislene Sarah de Lima
Letras Português
Jessica Zanella de Souza
Pedagogia
Karine Aparecida de Lima
Nutrição
Lilian Kelly dos Santos Camargo
Enfermagem
Luma Kamila Gonçalves
Administração
Max Gustavo Eurich
Administração
Nathalia Murakami
Ciências Biológicas
Reinaldo Souza Dan
História
Sandra Mara Guedes
Engenharia de Alimentos
Vanessa Carvalho Pereira
Química
Viviane Derhon
Fisioterapia
Willian Dal Santo
História

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, Marquiana Vilas Boas Gomes, parabenizou os aprovados e também a equipe que trabalha no curso. Ela também revelou que a Proec já aprovou dois projetos (um federal e outro estadual) para o curso pré-vestibular, o que garante a continuidade dos trabalhos. “Agora que temos esta garantia, devemos iniciar as inscrições para o curso pré-vestibular ainda em março. E, junto com as inscrições, revelaremos algumas novidades que serão implantadas no curso”, concluiu a professora Marquiana.
O “Curso Pré-Vestibular Unicentro” está em funcionamento há mais de um ano na instituição e tem como objetivos ampliar as possibilidades de acesso de estudantes de escolas públicas à universidade gratuita e de qualidade, além de criar novos espaços de formação para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição. Essa iniciativa conta com apoio do Sesi-Guarapuava e da ONG em Ação.
Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Extensão, pelo telefone (42) 3621-1081 ou através do e-mail: direx@unicentro.br.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

FUSTAL FEMININO INICIA OS TRABALHOS DA TEMPORADA 2012

O elenco da Associação Guarapuavana de Futsal Feminino (AGFF) apresentou-se na tarde desta segunda-feira, dia 13, no ginásio Joaquim Prestes. O técnico Sergio Leocádio Miranda, o Ratinho, teve alguns minutos de conversa com as atletas remanescentes da equipe de 2011.Um dos tópicos foramas normas do clube, que foram reapresentadas para as jogadoras, as quais tiraram suas dúvidas e assuntos pendentes com a AGFF. Logo em seguida, o elenco foi apresentado à imprensa e também para ao Secretário Municipal de Esportes e Recreação, Pablo Almeida.
O Secretário desejou um bom trabalho às atletas em 2012, e demonstrou seu contentamento por poder novamente ajudar a Associação. “Estou feliz em mais um ano estar junto com a equipe, quero desejar um bom ano de trabalho a todas, estou na torcida por mais títulos e Guarapuava está de portas abertas a todas as atletas que nos trazem tanta felicidade”, disse Almeida.
O elenco é composto pelas atletas Isabella, Aline, Vanila, Rúbia Dandaro, Thais, Andrieli, Elisadra, Raiza, Daiane, Bruna Moraes, Patricia, Rubia e Raiene. Estas jogadoras irão disputar ao menos oito competições por Guarapuava nessa temporada,o Campeonato Paranaense Chave Ouro, a Taça Paraná sub 20, a Taça Paraná sub 17, a Taça Paraná sub 15, a Taça Paraná sub 13, aTaça Brasil Adulto, os Jogos da Juventude do Paraná, os Jogos Abertos, entre outras competições realizadas pela Liga de Futsal de Guarapuava.
O técnico Ratinho falou sobre sua expectativa em relação às competições. “Estamos lutando pra colocar nosso município entre os melhores, já provamos para o estado e agora estamos provando para o país que Guarapuava é uma das maiores potências que o Brasil tem. Estivemos entre as quatro melhores equipes em todas as competições, e esse ano com muito empenho, queremos ir mais longe”, explicou.

PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DOS TRABALHOS DA CÂMARA DE VEREADORES

Na tarde da última segunda-feira, dia 13, foi realizada a primeira sessão legislativa da Câmara Municipal de Vereadores em 2012. O Prefeito Municipal Fernando Ribas Carli participou do início das atividades apresentando o relatório de contas do ano de 2011 de todas as secretarias. Estiveram presentes Secretários Municipais, Vereadores, imprensa e a comunidade.
“Fico muito feliz em poder prestar contas da administração, com o Município com todas as contas em dia e tantas obras sendo realizadas”, informou o prefeito.
Segundo Fernando Ribas Carli, são poucas as cidades do Paraná que possuem uma situação financeira como do município.

Posse da nova Direção do campus de Irati terá apresentação de Denise Stoklos

No dia 28 de fevereiro ocorre a posse dos professores Edélcio José Stroparo e Maria Rita Kaminski Ledesma, respectivamente, diretor e vice-diretora do campus de Irati da Unicentro. O evento será às 19h30, no Auditório Denise Stoklos, com presença do reitor Aldo Nelson Bona e do vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza. Na sequencia haverá apresentação de Denise Stoklos, com a peça “Louise Bourgeois – Faço, Desfaço e Refaço”.
Os novos administradores do campus de Irati foram eleitos em setembro do ano passado, em processo eleitoral envolvendo acadêmicos, professores e funcionários do campus, para gestão 2012-2016.

Apresentação
A peça “Louise Bourgeois” é um espetáculo com textos e cenários da artista mundialmente aclamada, francesa de nascimento mas naturalizada americana, em que a atriz e dramaturga Denise Stoklos retrata seus pensamentos publicados em diversos livros e entrevistas, na primeira pessoa.
Louise Bourgeois foi uma artista plástica conhecida no Brasil por sua escultura Maman, uma enorme aranha que permanece em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na marquise do Parque Ibirapuera.

__________________________

Docente da Unicentro ministra workshop na Croácia


O professor Rafael Siqueira de Guimarães, vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Mestrado em Educação da Unicentro, esteve, em janeiro, na Universidade de Zagreb, na Croácia, onde ministrou um workshop sobre cinema e cultura brasileira, como parte das atividades de intercâmbio que o professor vem realizando junto à instituição. Participaram do evento estudantes de Língua Portuguesa e do Instituto Camões.
Para o docente da Unicentro, “é interessante como pessoas de várias partes do mundo estão se interessando pelo que temos feito no Brasil, o que nos coloca numa posição muito favorável para crescimento”. Rafael também lembrou que a Unicentro já recebeu um pesquisador croata no Congresso Internacional de Saúde Mental, no ano passado.

__________________________

Seguem abertas as inscrições para o Simpósio Internacional de Estudos Eslavos

De 14 a 17 de março, ocorre no campus de Irati da Unicentro o 2º Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. O evento visa reunir professores, pesquisadores e alunos, com intuito de promover um espaço para discussão e apresentação de trabalhos acadêmicos e conhecimento científico em estudos eslavos.
O Simpósio, que tem como tema a “Eslavicidade: a construção das identidades eslavas”, conta com a apresentação de trabalhos, minicurso, mesas-redondas, sessão fílmica, dança, música, gastronomia e artesanato. O evento contará com a presença de professores vindos da Ucrânia e da Polônia.
Inscrições e informações pelo site: www.unicentro.br/estudoseslavos ou pelo telefone (42) 3421-3129.

CSA promove reunião sobre registro de mudas e sementes


Será no dia 28 de fevereiro, no Sindicato Rural de Guarapuava
O Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Guarapuava promove no dia 28 de fevereiro, reunião sobre milho Bt e Renasem, às 14 horas.  
A chefe do Setor de Fiscalização de Mudas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ariane Thomazini vai falar sobre Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). O objetivo é apresentar informações essenciais sobre a legislação vigente e esclarecer dúvidas referentes ao registro de sementes e mudas, além de suas implicações. Também estará presente o engenheiro agrônomo do MAPA, Hugo Caruso.

Segundo o presidente do CSA em Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, a reunião surgiu a partir da necessidade de esclarecimentos sobre o tema para todos os envolvidos na cadeia de produção e comercialização de sementes e mudas.

De acordo com a legislação nacional de sementes e mudas, todas as pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades de produção, beneficiamento, embalagem, armazenamento, análise, comércio, importação e exportação de sementes e mudas (de qualquer tipo) estão obrigadas à inscrição do Renasem. “A legislação e a interação de todos os profissionais que atuam nesse ramo sobre o Renasem é fundamental para o fortalecimento do segmento e garantia da qualidade dos produtos comercializados, além de evitar multas e transtornos”, observa o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava e técnico do CSA, José Roberto Papi.

A reunião também vai discutir sobre o milho Bt, que se caracteriza pela inserção de um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), o que faz a planta produzir uma proteína tóxica para determinados insetos. Os produtores que optam pelo plantio de milho Bt precisam ter uma área de refúgio, exigência da CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (Resolução Normativa 04, publicada em DOU N. 163, de 23/08/2007, secção I, pagina 19), que institui o uso de pelo menos 10% de área de refúgio, a menos de 1.500 metros do milho Bt.
Áreas de refúgio são áreas de cultivo sem o gene Bt, plantadas no entorno de áreas plantadas com o milho que contém o gene. A necessidade das áreas de refúgio visa preservar a tecnologia por mais tempo, de forma a não permitir a criação de insetos resistentes à tecnologia Bt, preservando as áreas cultivadas com milho sem genes Bt. Além das áreas de refúgio, a CNTBio também recomenda o plantio de cultivares do mesmo ciclo.

Outra exigência é a Norma de Coexistência. Para o plantio comercial no Brasil de milho geneticamente modificado, como o milho Bt, em conformidade com a Resolução Normativa 4 e com o Parecer Técnico No 1.100/07 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é mandatório que o produtor siga as normas de coexistência: a Resolução Normativa No 4 da CTNBio estabelece que o Agricultor deve manter as lavouras comerciais de milho geneticamente modificado a uma distância mínima de 100 (cem) metros das lavouras de milho convencional (não geneticamente modificado) localizadas em áreas vizinhas ou, alternativamente, de 20 (vinte) metros, desde que acrescida de bordadura com, no mínimo, 10 (dez) fileiras de plantas de milho convencional (não geneticamente modificado) de porte e ciclo vegetativo similar aos do milho geneticamente modificado.

A reunião é aberta, direcionada a produtores rurais, comerciantes de sementes e mudas, distribuidores, beneficiadores, trabalhadores rurais, engenheiros agrônomos e técnicos da região.

Assessoria de Imprensa – Release 679 - 09/02/2012 Jornalista Responsável: Luciana de Queiroga Bren - Assessora de Comunicação do Sindicato Rural de Guarapuava/ Colaboração: Ana Carolina Pereira – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Cesar Silvestri Filho discute obras para Guarapuava e região na Secretaria de Infraestrutura e Logística

 O deputado estadual Cesar Silvestri Filho esteve em audiência com o diretor geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Aldair Wanderlei Petry e com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Nelson Farhat para acompanhar o andamento das obras previstas Guarapuava e região.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Aldair Wanderlei Petry, já foi dado prioridade para a obra de construção da ponte em Prudentópolis que passa sobre o Rio Marrecas. “Esta ponte foi arrastada durante uma grande chuva e interrompeu não apenas a via de transporte de escoamento da produção agrícola como o transporte escolar na região, por isso demos prioridade para esta obra”, explicou o diretor geral.

Além da obra para Prudentópolis, ainda estão previstas as construções de pontes nos municípios de Mato Rico, Irati e Laranjal. “Temos ainda a solicitação de Patrulha Rodoviária para executar os serviços de readequação e cascalhamento de aproximadamente 26 quilômetros da estrada que faz ligação da PR 487 na localidade de Alto Munhoz, passando no Assentamento Nova Itaúna, ligando a PR 466”, explica o deputado Cesar Fiho.

Obras de melhorias para a PR 466
Em audiência com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Nelson Farhat, o deputado Cesar Filho abordou as obras de melhorias para a PR 466. “Durante minha relatoria do Plano Plurianual tivemos a oportunidade de incluir várias emendas que vão garantir algumas obras que são emergenciais para toda a região”, comentou Cesar Filho.

Nas emendas do PPA estão previstas obras de duplicação da PR 466, entre o viaduto da BR 277 até o Distrito Industrial Atalaia, além da implantação de terceiras faixas entre os município de Guarapuava e Pitanga e a construção de uma trincheira sobre a PR 466 entre os bairros Primavera e Xarquinho garantindo o acesso seguro da população às novas instalações da UTFPR.

Trevo Atalaia
Segundo o diretor geral do DER, Nelson Farhat, já no mês de março o DER terá a definição da empresa que vai executar as obras de construção do trevo de acesso ao Distrito Industrial de Atalaia, no km 260 da PR 466. “A licitação do trevo do Distrito Industrial de Atalaia está previsto para a abertura na segunda quinzena de março”, afirma.

O trevo do Atalaia é uma das antigas reivindicações do deputado Cesar Silvestri Filho, já que o Distrito Industrial conta hoje com cerca de 20 empresas instaladas no local, grande parte do setor madeireiro, e um fluxo diário de cerca de 150 caminhões bitrens carregados com toras e outros produtos a obra é necessária para garantir um trânsito seguro na região. “Essa é uma antiga reivindicação da sociedade de Guarapuava. Com essa liberação vamos garantir a segurança da comunidade e a produção das indústrias de nossa região”, comentou o deputado.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cesar Filho acompanha liberação de R$ 39,8 milhões para construção e reforma de escolas


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho acompanhou o governador Beto Richa na manhã desta terça-feira (14), durante a assinatura de ordens de serviço para a construção, reparos e ampliações em 16 escolas do Estado. O investimento é de R$ 39,8 milhões e vai beneficiar mais de 17 mil alunos da rede estadual de ensino de todas as regiões do Estado. “Este ato reforça o nosso propósito de investir na melhoria da qualidade do ensino no Paraná. A educação é prioridade absoluta do nosso governo”, disse Richa.

Com os recursos liberados, serão construídas oito escolas, das quais três são Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e as demais de ensino médio e fundamental, além de escolas indígenas. Somente a região de Guarapuava será beneficiada com a construção de duas escolas indígenas. Uma das escolas é para a Reserva Indígena Kaingang Arandu e outra é a Escola Trajano, na Reserva Indígena Guarani. “Esses alunos estudavam em barracões improvisados, agora eles terão ensino de qualidade com uma escola decente com salas de aulas, cantina e refeitório, além de professores indígenas capacitados para trabalhar a alfabetização desses alunos em suas línguas de origem, pois não podemos permitir que eles percam suas raízes. Um país sem cultura é um país sem educação”, explica o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Valdir Kukelcik.

O município de Turvo, na região central do Estado também recebeu recursos. Foram liberados R$ 3.180.025,94 para a construção de um colégio estadual no município. “O Governo Beto Richa está priorizando os investimentos para o interior, principalmente para regiões que mais precisam do poder público”, comenta Cesar Filho. Segundo o prefeito de Turvo, Antônio Marcos Seguro, desde 2002, cerca de 300 alunos da rede estadual, nos períodos da manhã e tarde, recebem suas aulas em salas improvisadas em uma igreja da cidade. "O município de Turvo precisava e merecia este presente do Estado. Estamos muito gratos pelo compromisso assumido e cumprido pelo governo", comemora.

Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP)
As obras de construção e ampliação nos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) fazem parte do Programa Brasil Profissionalizado. Desde 2008, haviam recursos destinados a Educação Profissional que estavam parados. Em 2011, com o objetivo de alavancar a oferta do ensino profissional no Paraná, o governador Beto Richa e o vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns agilizaram a liberação de verbas para a profissionalização dos estudantes paranaenses.

Em Guarapuava duas escolas vão receber R$ 2 milhões em recursos provenientes do Programa Brasil Profissionalizado. No Colégio Técnico Ana Vanda Bassara serão construídos laboratórios para o curso de edificações e enfermagem enquanto no Colégio Profissionalizante Francisco Carneiro Martins, os alunos vão contar com laboratórios para eletromecânica e eletrotécnica. “Hoje os alunos têm que fazer suas aulas práticas em horários especiais nos laboratórios cedidos pela Unicentro, mas com a construção dos novos laboratórios nessas escolas, nossos alunos terão acesso à tecnologias que só trazem benefícios para garantirmos a mão de obra qualificada e a geração de emprego em Guarapuava”, afirma Valdir Kukelcik.

Investimentos em Educação
Durante a assinatura das ordens de serviço para a construção, reparos e ampliações em 16 escolas do Estado, o governador Beto Richa lembrou que em 2011 foram realizadas obras em 500 escolas, além do investimento de cerca de R$ 130 milhões em reformas e construções. “Estamos seguindo à risca nossos compromissos eleitorais mantendo a prioridade com a educação, pois acreditamos que quando a educação vai bem, as demais áreas avançam junto”, declarou Beto Richa.

O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns, destacou outras medidas já implantadas pelo Governo do Estado na área da educação. “Já contratamos mais de 17 mil profissionais da educação, ampliamos a verba para o transporte e para a merenda escolar, que hoje chega a R$ 100 milhões”, disse.

Escolas de Guarapuava
O município de Guarapuava também já recebeu recursos para melhorias nas estruturas físicas de suas escolas. Através de emendas do deputado estadual Cesar Filho (PPS), as escolas estaduais de Guarapuava receberam R$ 392 mil. Os valores serão destinados para obras de reparos em cozinhas, banheiros, calhas, muros, calçadas, quadras poliesportivas, salas de aula e pintura em geral, tendo em vista a necessidade de cada local, além de telhados e redes elétricas, depósitos de merendas e ginásios. “Oferecer boa qualidade de ensino é condição essencial para o desenvolvimento de todo o Estado e principalmente dos municípios. Para isso, investir em infraestrutura das escolas é um grande passo rumo à melhoria da qualidade de ensino”, diz Cesar Filho.

Além de Guarapuava, também foram beneficiadas escolas de Candói, Goioxim, Foz do Jordão, Campina do Simão, Pinhão e Reserva de Iguaçu com um total de R$ 784 mil que serão repassados através do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Cesar Filho defende projeto que fixa regras e penalidades para fornecedor que não entregar imóvel no prazo

“Prometer em contrato a entrega de uma obra e não cumprir com os prazos estipulados é um claro abuso e desrespeito aos direitos do consumidor”. A afirmação é do deputado Cesar Silvestri Filho (PPS), ao falar sobre o projeto que apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa. A proposição dispõe sobre o limite máximo de tempo de atraso permitido para a entrega de imóvel adquirido na planta, estabelece regras para o acompanhamento do cronograma da obra de construção e define penalidades aplicáveis em caso de descumprimento.

De acordo com o artigo 2º da proposição, lida em Plenário na sessão ordinária, “o fornecedor deverá encaminhar periodicamente, com intervalo máximo de 120 dias, aos consumidores adquirentes de unidades autônomas de cada empreendimento, relatórios informativos sobre o andamento das obras”. Por outro lado, o artigo 3º do projeto, que antes de ir a Plenário passará ainda por análises nas comissões permanentes do Legislativo, estabelece o seguinte: “É permitido um prazo de tolerância máxima de 120 dias, a contar da data pactuada em contrato, para a entrega do imóvel adquirido antes do término da obra”. No parágrafo 1º, o parlamentar determina que “o fornecedor deverá informar, com clareza e transparência, os motivos justificados da postergação do prazo estimado de obra”.

Penalidades – No caso de quitação da obra sem que o fornecedor tenha respeitado os prazos acordados, nem mesmo o citado no artigo 2º desta proposição, o fornecedor será multado. O projeto prevê multa compensatória no valor correspondente a 2% do valor pago até aquele momento pelo cliente, atualizado pelo mesmo índice de correção do contrato; e multa moratória correspondente a 0,5% ao mês, calculado “pro rata dies” (calculada por dia), do valor até então pago pelo consumidor, corrigido pelo mesmo índice de correção do contrato, a partir do prazo de tolerância.

“Nossa proposta é simples, efetiva e visa o equilíbrio necessário numa relação de consumo tão crucial para a economia quanto é a construção civil”, explica Silvestri Filho. O parlamentar lembra que o Paraná vem tendo uma demanda crescente no ramo da construção civil, “pois são muitos os incentivos dados pelo governo a este ramo”. Cita ainda como exemplo de medida que protege o cliente a iniciativa registrada no estado de São Paulo onde o Ministério Público e o Sindicato da Habitação (Secovi) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de regulamentar os inúmeros casos de atrasos na entrega de obras, “o que acaba por causar graves prejuízos aos consumidores”, reitera Silvestri Filho. (Foto Sandro Nascimento)

Assessoria de Imprensa ALEP

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cesar Filho participa da posse do reitor da UNICENTRO em Guarapuava

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou da posse do reitor Aldo Nelson Bona e vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, em Guarapuava. “O Governo Beto Richa tem como uma de suas prioridades o investimento em educação, por isso vamos buscar o fortalecimento da UNICENTRO através de emendas e outras iniciativas que estiverem ao nosso alcance para realizarmos este grande sonho que é tornar a nossa Universidade referência no ensino de qualidade para todo o Brasil”, afirma Cesar Filho.

O processo eleitoral para escolha dos novos reitores aconteceu em setembro de 2011 e envolveu acadêmicos, professores e funcionários de toda a Universidade. Os professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza foram eleitos com 90% da aprovação universitária para a gestão 2012-2016. “Nosso propósito é dar continuidade a um trabalho de crescimento institucional. Estamos no rumo certo e nele queremos permanecer. Aperfeiçoando o que for possível e assumindo claramente o desafio de fazer sempre melhor”, comenta o reitor Aldo Bona.

A nova Reitoria foi empossada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, que garantiu a prioridade de investimentos para a educação. “Estaremos trabalhando em parceria estreita de forma firme, segura, comprometida e responsável para dar continuidade ao trabalho que iniciamos em parceria com os nossos reitores das Universidades estaduais e com o sistema federal de ensino superior, para que possamos avançar cada vez mais levando a todos os campi deste Estado um ensino público de qualidade contribuindo com o desenvolvimento humano, social, cultural, político e econômico”, afirma.

Investimentos para a UNICENTRO

Como relator do Plano Plurianual (PPA), que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo ao longo de um período de quatro anos, o deputado Cesar Filho elaborou emendas para garantir o processo de crescimento da UNICENTRO, como o apoio a expansão e implantação dos cursos de Medicina, Odontologia, Engenharias e Direito, além do apoio e implantação de novos programas stricto sensu para programas de pós graduação e pesquisas da Universidade. “Vamos trabalhar juntos para que a UNICENTRO seja hoje referência em educação com a dissipação do conhecimento e a participação permanente em nossa comunidade através de seus projetos de extensão que fazem com que a nossa região se torne cada dia mais próspera e desenvolvida”, comenta Cesar Filho.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o Paraná é o estado brasileiro que mais investe em educação superior e por isso segue um grande objetivo, que é a busca pela excelência no ensino superior, sem descuidar da questão da ciência, tecnologia e da inovação. “Quem sabe possamos mais uma vez dar uma lição ao Brasil e ao mundo mostrando que a economia deve estar a serviço do desenvolvimento humano e não o desenvolvimento humano, social, político e cultural a serviço da economia. Esta é uma tarefa difícil de ser feita, mas é a lição de casa que teremos que fazer todos os dias e em todos os momentos”.

Plano Estratégico para o Ensino Superior

O Governo do Paraná desenvolveu um Conselho de Reitores como forma de acompanhar o desenvolvimento de todas as universidades do Estado. “Fazemos reuniões periódicas para debater todas as questões de todas as Universidades, pois precisamos ter um espaço para a discussão, que é a marca deste governo”, explica Alípio Leal. Mas além das reuniões, os reitores também devem entregar à Secretaria um plano estratégico com o desenvolvimento previsto para as universidades nos próximos quatro, dez e vinte anos. “Precisamos estabelecer as prioridades e discutir quais são as reais necessidades da comunidade, além de um plano estratégico para que possamos definitivamente fazer os investimentos corretos no ensino superior”, comenta.

Segundo o reitor empossado, Aldo Bona, a Universidade já está com seu Plano Estratégico definido e devidamente aprovado pelo Conselho Universitário. “Queremos retomar a expansão da UNICENTRO com a oferta de cursos e de vagas de graduação. Além de darmos continuidade ao processo de verticalização e internacionalização”. Hoje, 13 estudantes de graduação da UNICENTRO estão realizando seus estudos por meio de intercâmbio internacional, além de muitos professores que estão em processo de qualificação em universidades renomadas no mundo todo.

Sobre a UNICENTRO

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) é uma instituição pública de ensino superior mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede na cidade de Guarapuava, onde possui dois campi: Santa Cruz e Cedeteg. Possui campus na cidade de Irati e campi avançados nas cidades de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Sua região de abrangência é de 50 municípios totalizando aproximadamente 1 milhão de habitantes. “Não conseguimos imaginar como seria o município de Irati sem a UNICENTRO, pois sua postura enquanto universidade apresenta uma qualidade de vida diferenciada para a nossa região, possibilitando que toda a cidade se desenvolva junto com um ensino de qualidade”, afirma Sérgio Stoklos, prefeito de Irati. Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino 
Superior do Paraná, Alípio Leal, Reitor da UNICENTRO, 
Aldo Bona e o deputado estadual Cesar Silvestri Filho

Secretaria da Justiça do Paraná parabeniza projeto da Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, recebeu correspondência da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, por meio do Departamento Penitenciário do Estado, parabenizando a instituição pelo “4º Concurso de Literatura Carcerária”, realizado em 2011.

No documento, assinado por Maurício Kuehne, diretor do Departamento Penitenciário do Estado, foi ressaltada a importância de registrar literariamente as emoções experimentadas atrás das grades e destaca que a iniciativa é um dos instrumentos fortalecedores do processo de integração e humanização das relações.

Empossada nova Reitoria da Unicentro

Um auditório lotado, uma cerimônia bastante emotiva e a transmissão do evento via Internet marcaram a posse da nova administração superior da Unicentro: desde ontem, os professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza são reitor e vice-reitor, respectivamente, da instituição, para um período de quatro anos.

Já, mais ao final da cerimônia, o professor Aldo iniciou seu discurso agradecendo ao amigo, companheiro de trabalho e grande líder da família Unicentro , referindo-se ao professor Vitor Hugo Zanette, seu antecessor no cargo. O novo reitor afirmou que a Universidade é o local que deseja trabalhar pelo resto da vida. Há 20 anos tenho grande orgulho em dizer que sou da Unicentro e que a amo, porque desejo para ela o que de melhor se pode desejar a uma instituição. Há 20 anos que faço o que gosto e tenho grande orgulho de assumir responsabilidades ainda maiores , declarou. Aldo lembrou das dificuldades institucionais e dos muitos desafios que ainda estão por vir, ressaltando a importância do vice-reitor Osmar, e, em seguida, declarando sua gratidão a todos que trabalham pelo desenvolvimento constante da Unicentro.

A assunção de Aldo e Osmar aos cargos se deu com a participação do secretário Alípio Leal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, representando também o governador do Estado, Beto Richa. Alípio também fez agradecimento especial ao professor Zanette. Bastante emocionado, Zanette fez questão de agradecer a todos que participaram e colaboraram nos oito anos em que esteve à frente da instituição. Sobre o novo reitor, Zanette afirmou que, durante sua gestão, Aldo foi fundamental e extremamente importante na condução dos trabalhos , declarando, em seguida, que a nova Reitoria pode contar sempre com seu apoio.

Em sua fala, o professor Osmar (formado pela Fafig, uma das instituições que deram origem à Unicentro, ao lado da Fecli, de Irati) disse que tudo aquilo que viveu até hoje, bem como as pessoas com que conviveu, foram exemplos de dedicação, espírito universitário e amor à Universidade. Nosso compromisso é o de trabalhar para que a Unicentro seja sempre e cada vez mais uma instituição de referência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, sem nunca esquecer o lado humano e agregando a quarta atividade: a prestação de serviços, estreitando o relacionamento universidade-comunidade , enfatizou.

Presidente do PSDB Mulher fala sobre evento promovido pelo PP

Na manhã desta quinta, 09, a presidente do PSDB Mulher de Guarapuava, Rita Felchak, esteve nos estúdios da rádio 92 FM para convidar as mulheres guarapuavanas para participar do Evento da Mulher promovido pelo PP de Guarapuava. O encontro acontece hoje, às 19h30, na Faculdade Guairacá.

Durante a entrevista Rita elogiou o presidente do PP, Fabio Martins Ribas, e a presidente do PP Mulher, Daniela Faria, pelo trabalho que vêm desenvolvendo à frente do partido. “Nós do PSDB ficamos muito felizes com o convite feito pelo Fabio e pela Daniela. Será um momento para que nós mulheres possamos conversar sobre o que queremos para o futuro da nossa cidade”, destacou Rita. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PREFEITO PARTICIPA DA POSSE DO NOVO DELEGADO-CHEFE DA POLÍCIA FEDERAL DE GUARAPUAVA



Na tarde da última quarta, dia °1, o Prefeito Fernando Ribas Carli participou da posse do novo delegado-chefe da Polícia Federal em Guarapuava. O evento, que aconteceu no auditório da OAB, marcou a despedida do delegado Joel Ciccotti que será substituído pelo delegado Maurício de Brito Todeschini. Estiveram presentes no evento diversas autoridades, com destaque para a presença do Superintendente Regional da Polícia Federal, delegado José Alberto de Freitas Iegas.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia o Prefeito parabenizou Ciccotti por seu trabalho à frente da Polícia Federal, e aproveitou a ocasião para colocar a Prefeitura à disposição do novo delegado. “A Prefeitura irá colaborar com o que for preciso para ajudar o serviço da Polícia Federal, afinal como funcionários públicos, precisamos somar esforços para oferecer um serviço cada vez melhor para a população”, afirmou o prefeito.

O prefeito aproveitou a ocasião para lembrar o processo de vinda da Pólicia Federal para Guarapuava em 2001 e os esforços do hoje Secretário Municipal de Finanças, Antonio Leocádio Pupo, para que este projeto se realizasse. Fernando saudou também o Superintendente Regional da Polícia Federal, José Alberto de Freitas Iegas, primeiro delegado da Delegacia da Polícia Federal em Guarapuava.

Em seu discurso, delegado Iegas fez questão de lembrar que é cidadão honorário de Guarapuava e a importância que a cidade teve em sua carreira. “Em Guarapuava vivi os melhores momentos da minha carreira, sou muito grato à cidade. O Prefeito Fernando é uma pessoa muito feliz por chefiar um Município tão belo e de pessoas tão boas”, ressaltou.

Já o delegado Joel Ciccotti, que volta para a sua cidade de origem, afirmou que deixa Guarapuava já com saudades. “Quero aqui agradecer ao prefeito Fernando e toda a sua equipe de secretários, que sempre estiveram muito dispostos a colaborar com a Polícia Federal, durante o tempo que estive aqui coordenando os trabalhos”, agradeceu Ciccotti.

BRDE leva ao Show Rural linhas de crédito voltadas para o agronegócio

Programas ABC e Moderinfra serão os destaques da participação do banco de fomento no maior evento de setor agrícola do Paraná
 


O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá um estande próprio e com programação especial no Show Rural Coopavel, evento que acontecerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro na cidade de Cascavel, na Região Oeste do Paraná. Entre os destaques estão os bate-papos diários que serão promovidos pelos técnicos da instituição financeira para expor os detalhes dos programas ABC e Moderinfra aos produtores rurais que visitarem a feira. Os representantes do BRDE também estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre todos os demais programas que atendem o setor do agronegócio, como as linhas de crédito para a compra de equipamentos e aquisição de bens móveis e imóveis para a modernização das fazendas.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que será tema de uma palestra ministrada pela equipe técnica do BRDE no dia 9 de fevereiro, às 8h, no auditório do Show Rural, foi criado para incentivar a redução da emissão de gases de efeito estufa na atividade agropecuária, bem como reduzir o desmatamento e aumentar a produção em bases sustentáveis. A linha de financiamento também serve para incentivar a adequação das propriedades rurais à legislação ambiental, ampliando à área de florestas cultivadas e estimulando a recuperação de áreas degradadas.

Entre os empreendimentos apoiados pelo programa estão a implantação de sistemas orgânicos de produção agropecuária e melhoramento de sistemas de plantio direto "na palha"; a introdução de sistemas de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta; a implantação, manutenção e manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas à recomposição de reserva legal ou de áreas de preservação permanente, e para a produção de carvão vegetal; tratamento de dejetos e resíduos, entre outros; e implantação de planos de manejo florestal sustentável. O Programa ABC é muito amplo e possui uma extensa lista de itens financiáveis. É uma ótima oportunidade que os produtores têm para garantir a longevidade da fertilidade de suas terras com a adoção de métodos sustentáveis de exploração do solo. A taxa de juros aplicada aos financiamentos ligados ao programa é de 5,5% ao ano e o prazo de pagamento pode chegar a até 15 anos.

Outro programa que merecerá a atenção da equipe do BRDE durante o Show Rural é o Moderinfra, que incentiva a implantação, ampliação, reforma e adequação de sistemas de irrigação e armazenagem. Também propicia a construção de estruturas para proteger a fruticultura contra a incidência de granizo e de instalações destinadas à guarda de máquinas e implementos agrícolas e à estocagem de insumos agropecuários. A taxa de juros aplicada aos financiamentos ligados ao Moderinfra é de 6,75% ao ano e o prazo de pagamento pode chegar a até 12 anos.

Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, o estande do BRDE no Show Rural contará com o importante apoio dos diretores da instituição financeira no Paraná. Jorge Gomes Rosa Filho (diretor Financeiro) e Nivaldo Assis Pagliari (diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos) irão assinar contratos com mutuários, receber autoridades, entre elas o governador Beto Richa, e visitantes para debater as linhas de atuação do banco e os planos para seguir atendendo as necessidades geradas pelas demandas desenvolvimentistas do Estado.

Em seus cinquenta anos de história, o BRDE se consolidou nos estados onde está presente (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) como grande parceiro do homem do campo. Em terras paranaenses fomentou de forma consistente o nascimento, desenvolvimento e consolidação das cooperativas agroindustriais e, até hoje, caminha lado a lado dessas que se tornaram as principais empresas do Estado. A força do cooperativismo construída com apoio irrestrito do BRDE fixou e fixa famílias em zonas rurais, garantindo emprego e renda ao interior. O banco, também, nunca deixou de apoiar diretamente o produtor em seus projetos de investimento. Do melhoramento do solo à compra de máquinas e equipamentos, a instituição financeira oferece linhas de crédito de longo prazo e com juros baixos para atender todos aqueles que fazem da terra o seu grande negócio.

Assembleia Legislativa do Paraná dá início aos trabalhos para o ano de 2012

O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) participou nesta quinta-feira (2) da sessão solene que abriu os trabalhos de 2012 na Assembleia Legislativa do Paraná. Otimista com o começo da 17ª Legislatura, Cesar Filho garante que este será um ano de muito trabalho com a expectativa de aprovar vários projetos. “Nossos trabalhos dentro da Assembleia Legislativa do Paraná sempre tiveram como foco a população de Guarapuava e região e em 2012 não será diferente. Já temos em andamento vários projetos que vão garantir recursos para o fortalecimento da nossa região e melhorias para os guarapuavanos”, comentou Cesar Filho.

Na cerimônia, o governador Beto Richa (PSDB) leu a mensagem anual do Poder Executivo, fazendo uma exposição do plano de governo para o novo período e apresentando um diagnóstico da situação do Estado. “Trabalhamos em várias frentes no ano que passou, especialmente na habitação, saúde, segurança pública e infraestrutura, além de nos aproximarmos na sociedade civil, com o plano estadual de moradia de interesse social e o projeto de lei de incentivo à cultura, aprovado por esta Assembleia”, comentou Beto Richa.

Para 2012, o governador do Estado assumiu o compromisso de dar continuidade ao crescimento do Paraná. “Ao economizar quase 20% das despesas correntes ao longo do ano passado, conseguimos colocar a casa em ordem. Assim, recebemos a autorização da União para contratar operações de crédito que financiarão novos investimentos no Porto de Paranaguá, nos aeroportos, ferrovias, estradas rurais e nas nossas rodovias”. Segundo Beto Richa, o plano de investimentos começa com R$ 830 milhões para melhoria e conservação da malha viária estadual. “Entre inúmeros benefícios para Guarapuava e região tivemos em 2011 a autorização para licitar o trevo do distrito do Atalaia. Já para 2012 temos previsto a construção de uma trincheira de acesso na intersecção da BR 277 com a rua XV de Novembro, a implantação de pavimentação asfáltica entre os municípios de Reserva do Iguaçu e Pinhão, além da implantação de novo ramal da Ferroeste interligando o município de Guarapuava e os portos de Paranaguá e Pontal do Paraná”, comenta Cesar Filho.

Investimentos na Educação

Segundo o governador Beto Richa, o investimento na educação foi prioridade absoluta desde o início de seu governo. “Dobramos os recursos para o transporte escolar municipal, além de lançarmos o inédito pacote para construção e reformas de escolas. Já anunciamos a contratação de professores aprovados em concursos, assegurando uma maior qualidade ao aprendizado em sala de aula para os nossos alunos na rede estadual”.



As escolas estaduais de Guarapuava vão receber R$ 392 mil para melhorias nas estruturas físicas através de emendas do deputado estadual Cesar Filho. No total, para escolas da região, estão sendo liberados R$ 784 mil. “Oferecer boa qualidade de ensino é condição essencial para o desenvolvimento de todo o Estado e principalmente dos municípios. Para isso, investir em infraestrutura das escolas é um grande passo rumo à melhoria da qualidade de ensino”, diz Cesar Filho.

Saúde

Em 2011 o governo Beto Richa instalou no Paraná o programa HOSPSUS, que garantiu aos municípios a oferta de leitos hospitalares, contribuindo para o desenvolvimento de um parque hospitalar público e filantrópico. “Para este ano vamos ampliar o orçamento da saúde em R$ 340 milhões o que nos garante, pela primeira vez na história, o cumprimento da Emenda 29 que determina a aplicação de pelo menos 12% das receitas correntes líquidas em saúde”, anunciou o governador.

Com a instalação do Programa HOSPSUS, o município de Guarapuava foi beneficiado. Só em 2011 o Hospital São Vicente de Paulo recebeu R$ 1.150.000,00 para o custeio das despesas diárias, resultado de um convênio com a Secretaria de Atenção à Saúde - SAS e R$ 2.750.000,00, para reforma e construção de 50 novos leitos para o hospital.

Além dos R$ 3,9 milhões liberados através dos convênios, o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri já apresentou ao Governo Federal uma emenda individual que vai garantir R$ 5,9 milhões ao Hospital São Vicente na compra de equipamentos para diagnósticos de alta precisão. “Com estes recursos, o hospital será o mais equipado da região e estará entre os melhores do Paraná. Estamos orgulhosos por oferecer saúde de melhor qualidade à população de nossa região”, disse Cesar Filho.

Segurança Pública

Para conter os índices de criminalidade no Estado, o Governo do Paraná elevou o orçamento da segurança pública. “Até o ano de 2014 pretendemos dobrar esse orçamento, mas para 2012 vamos contar com recursos do fundo especial de segurança pública que criamos no final do ano passado”.

Ainda segundo o Governador Beto Richa, o maior desafio do Estado neste ano será melhorar os índices da Segurança Pública no Paraná. “Já fizemos a contratação de policiais que estão em treinamento e em breve vão para as ruas, além disto, o aumento do orçamento vai permitir a construção de módulos policiais, aquisição de novas viaturas e equipamentos para garantir a segurança da população paranaense”, afirma.

Segundo Cesar Filho, o quadro da Polícia Civil também deve sofrer mudanças em 2012. “Também buscamos incluir no PPA uma emenda que interessa a Polícia Civil do Estado do Paraná contemplando recursos suficientes para reestruturação, modernização e implementação do Plano de Cargos e Salários da Polícia Civil”, comentou o deputado estadual.

Incentivo à Cultura

Para o deputado Cesar Filho, que foi relator do projeto de lei de incentivo à cultura na Comissão de Constituição e Justiça, a aprovação do projeto de lei de incentivo à cultura, citado pelo Governador Beto Richa, é o primeiro passo para fortalecer a cultura no Estado. “Serão novos recursos que permitirão ampliar tanto a oferta quanto o consumo, além de promover a descentralização dos projetos culturais incentivando as produções no Paraná”, explica Cesar Filho.

Teatro Municipal de Guarapuava – Para atender uma antiga reivindicação da população de Guarapuava, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho já apresentou uma emenda coletiva destinando R$ 1,5 milhões para a elaboração dos projetos executivos do Teatro Municipal de Guarapuava. “Guarapuava é riquíssima em talentos das mais diversas áreas da cultura, por isso vamos buscar recursos para a construção de um espaço cultural a altura do nosso município”, destaca Cesar Filho.