segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reitores e diretores se reúnem com secretários de Estado

Uma pauta com três itens essenciais para o bom funcionamento das Universidades e Faculdades estaduais marcou nesta quinta-feira (16) as duas reuniões entre reitores e diretores destas instituições com os secretários de Estado do PR Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e Luiz Eduardo Sebastiani (Administração). Com a intermediação do deputado estadual César Silvestri Filho, os dirigentes discutiram encaminhamentos quanto à contratação de professores e agentes universitários, além dos respectivos planos de carreira destas duas classes. Os Reitores e Diretores expuseram a insatisfação dos servidores docentes e agentes universitários em relação à falta de clareza quanto ao encaminhamento das propostas referentes às carreiras do pessoal de ensino superior e solicitaram uma solução para o impasse gerado pela demora no encaminhamento das propostas apresentadas. De acordo com informações do Secretário Hauly, a proposta anunciada pelo Governo no final de ano de 2011 em relação ao plano de carreira docente está autorizada. Trata-se apenas de se definir a forma de implantação. Sebastiani esclareceu que a dos Agentes Universitários encontra-se, ainda, em fase de estudos.
O terceiro item da pauta foi a necessidade de suplementação do orçamento de custeio das instituições de Ensino Superior do PR para 2012. As discussões revelaram que o Governo reconhece a necessidade de suplementação. “Estes encontros, em separado com cada secretário, foram excelentes oportunidades para a discussão sobre a necessidade de unificação de procedimentos para solucionar os entraves que existem quanto ao encaminhamento destes três assuntos”, ponderou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
Para dar continuidade às tratativas, uma nova reunião deve ocorrer logo após o Carnaval entre os reitores e diretores com o vice-governador, Flávio Arns, envolvendo a participação dos secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto (que apoiou os debates desta quinta); de Planejamento, Cássio Taniguchi, de Fazenda, Luiz Carlos Hauly; e de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani. O Deputado César Filho, que continua fazendo a intermediação dos debates e apoiando o pleito das IES, também participará das discussões. “O Governo do Estado se demonstrou sensível às demandas das nossas instituições”, complementou Aldo, com a expectativa de que os próximos encaminhamentos sejam rápidos e eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário