O processo eleitoral para escolha dos novos reitores aconteceu em setembro de 2011 e envolveu acadêmicos, professores e funcionários de toda a Universidade. Os professores Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza foram eleitos com 90% da aprovação universitária para a gestão 2012-2016. “Nosso propósito é dar continuidade a um trabalho de crescimento institucional. Estamos no rumo certo e nele queremos permanecer. Aperfeiçoando o que for possível e assumindo claramente o desafio de fazer sempre melhor”, comenta o reitor Aldo Bona.
A nova Reitoria foi empossada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, que garantiu a prioridade de investimentos para a educação. “Estaremos trabalhando em parceria estreita de forma firme, segura, comprometida e responsável para dar continuidade ao trabalho que iniciamos em parceria com os nossos reitores das Universidades estaduais e com o sistema federal de ensino superior, para que possamos avançar cada vez mais levando a todos os campi deste Estado um ensino público de qualidade contribuindo com o desenvolvimento humano, social, cultural, político e econômico”, afirma.
Investimentos para a UNICENTRO
Como relator do Plano Plurianual (PPA), que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo ao longo de um período de quatro anos, o deputado Cesar Filho elaborou emendas para garantir o processo de crescimento da UNICENTRO, como o apoio a expansão e implantação dos cursos de Medicina, Odontologia, Engenharias e Direito, além do apoio e implantação de novos programas stricto sensu para programas de pós graduação e pesquisas da Universidade. “Vamos trabalhar juntos para que a UNICENTRO seja hoje referência em educação com a dissipação do conhecimento e a participação permanente em nossa comunidade através de seus projetos de extensão que fazem com que a nossa região se torne cada dia mais próspera e desenvolvida”, comenta Cesar Filho.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o Paraná é o estado brasileiro que mais investe em educação superior e por isso segue um grande objetivo, que é a busca pela excelência no ensino superior, sem descuidar da questão da ciência, tecnologia e da inovação. “Quem sabe possamos mais uma vez dar uma lição ao Brasil e ao mundo mostrando que a economia deve estar a serviço do desenvolvimento humano e não o desenvolvimento humano, social, político e cultural a serviço da economia. Esta é uma tarefa difícil de ser feita, mas é a lição de casa que teremos que fazer todos os dias e em todos os momentos”.
Plano Estratégico para o Ensino Superior
O Governo do Paraná desenvolveu um Conselho de Reitores como forma de acompanhar o desenvolvimento de todas as universidades do Estado. “Fazemos reuniões periódicas para debater todas as questões de todas as Universidades, pois precisamos ter um espaço para a discussão, que é a marca deste governo”, explica Alípio Leal. Mas além das reuniões, os reitores também devem entregar à Secretaria um plano estratégico com o desenvolvimento previsto para as universidades nos próximos quatro, dez e vinte anos. “Precisamos estabelecer as prioridades e discutir quais são as reais necessidades da comunidade, além de um plano estratégico para que possamos definitivamente fazer os investimentos corretos no ensino superior”, comenta.
Segundo o reitor empossado, Aldo Bona, a Universidade já está com seu Plano Estratégico definido e devidamente aprovado pelo Conselho Universitário. “Queremos retomar a expansão da UNICENTRO com a oferta de cursos e de vagas de graduação. Além de darmos continuidade ao processo de verticalização e internacionalização”. Hoje, 13 estudantes de graduação da UNICENTRO estão realizando seus estudos por meio de intercâmbio internacional, além de muitos professores que estão em processo de qualificação em universidades renomadas no mundo todo.
Sobre a UNICENTRO
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) é uma instituição pública de ensino superior mantida pelo governo do estado do Paraná, com sede na cidade de Guarapuava, onde possui dois campi: Santa Cruz e Cedeteg. Possui campus na cidade de Irati e campi avançados nas cidades de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Sua região de abrangência é de 50 municípios totalizando aproximadamente 1 milhão de habitantes. “Não conseguimos imaginar como seria o município de Irati sem a UNICENTRO, pois sua postura enquanto universidade apresenta uma qualidade de vida diferenciada para a nossa região, possibilitando que toda a cidade se desenvolva junto com um ensino de qualidade”, afirma Sérgio Stoklos, prefeito de Irati. Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior do Paraná, Alípio Leal, Reitor da UNICENTRO,
Aldo Bona e o deputado estadual Cesar Silvestri Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário