quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pedagogia social e empresarial pautam discussões da segunda noite do Seminário de Educação na Guairacá

Dando continuidade ao Seminário de educação não-formal promovido pelo Colegiado de Pedagogia, nessa terça-feira, 25, a Faculdade Guairacá recebeu as pedagogas Andrea Felchak e Jeslaine Almeida Araújo, que atuam na área da Pedagogia Empresarial em Guarapuava e vieram explanar sobre o tema.
Para Andrea, é importante estar atento aos diversos ramos de atuação que a profissão oportuniza: a parte clínica, empresarial, social, além da atuação dentro das salas de aula e o trabalho direto com os professores. Conforme ela apontou, a Pedagogia Empresarial é um campo ainda restrito, mas em plena expansão. “Compreende-se nos dias de hoje que as empresas precisam ser um espaço educativo, de estímulo criativo, que permita e proporcione ao trabalhador que ele cresça e aprenda enquanto trabalha, levando assim, a uma melhoria contínua dos serviços e produtos”. A pedagoga Jeslaine completou que a Pedagogia tem se mostrado dentro desses espaços altamente competente para exercer funções e papeis que, até então, eram tidos unicamente como técnicos.
Jeslaine ainda esclareceu que os profissionais interessados em atuar nessa área devem ser licenciados em Pedagogia, possuir Especialização e Mestrado em Pedagogia Empresarial, além de compreender o contexto socioeconômico e produtivo da organização. “Também deve ter uma base teórica que reúne investigação e prática, foco nos conhecimentos específicos do campo educacional nas organizações, além de conhecimento sobre o funcionamento e objetivos da empresa”.

Para encerrar o Seminário de educação não-formal, a Faculdade Guairacá também teve a honra de receber Suzete Terezinha Orzechowski, Doutora em Educação-Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com período sanduíche em Madrid, na Espanha. Suzete trouxe importantes reflexões sobre a Pedagogia Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário