quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projeto Ela Empreendedora realiza curso de informática e boas práticas na cozinha

Nessa quinta-feira, 04, aconteceu mais uma importante etapa do projeto Ela Empreendedora, promovido pela Faculdade Guairacá.
No auditório da instituição, cerca de 50 mulheres participaram do curso profissionalizante de boas práticas e manipulação de alimentos. Tratam-se de práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros e saudáveis. Para a coordenadora do curso de Administração da Guairacá, Janete Probst Munhoz, também coordenadora do Ela Empreendedora, o curso será um grande diferencial no currículo das participantes, visto que os estabelecimentos precisam de pessoas que entendam de todo o processo dentro da cozinha. “Esses conhecimentos são muito importantes para entrada nesse mercado que é promissor. Há vagas em aberto quase toda semana para auxiliar de açougue, por exemplo, porque ainda são poucas as pessoas realmente capacitadas”.
O curso de boas práticas foi ministrado pela Chef de Cozinha Leila Pires, gerente do Restaurante Sabor Guairacá e consultora na área de alimentação. “Durante o treinamento foram passadas algumas dicas, desde o recebimento do alimento, armazenamento e produção. Também foram abordadas as boas práticas dentro da cozinha como lavagem correta de mãos, a importância da touca e de não utilizar acessórios como brincos, aneis e tudo o que possa contaminar os alimentos”. Na ocasião, as participantes também fizeram uma visita técnica à Cozinha Didática da instituição, conhecendo de perto toda estrutura, equipamentos e equipe de trabalho. No próximo encontro do curso, no dia 16 de maio, elas irão realizar práticas no local.
Ivani Terezinha Ramos foi uma das mais empolgadas na capacitação. Ela contou que desde o lançamento do Ela Empreendedora se interessou pela parte culinária. “Para mim esse primeiro encontro foi muito proveitoso. Já trabalhei em restaurantes e, com o que vi hoje, pude perceber que fazia muitas coisas de forma errada dentro da cozinha. Quero muito voltar a trabalhar na área, mas agora fazendo da forma correta”.
Simultaneamente, aconteceu também o curso de introdução à informática com os acadêmicos Carlos Wosiak e Luis Henrique de Campos, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá. “O curso é introdutório, para pessoas que não têm domínio da área. Hoje falamos sobre Internet e os fundamentos básicos de utilização de um computador, nos próximos encontros abordaremos alguns softwares como Word e Excel”, explicou Carlos.

Os cursos profissionalizantes de boas práticas e manipulação de alimentos e informática terão mais 2 encontros na Guairacá. Logo após a conclusão, as participantes receberão certificados e também poderão ser encaminhadas para entrevistas de emprego na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário