quinta-feira, 11 de maio de 2017

Projeto ‘Botânica in loco’ leva estudantes ao rio Jordão, rio Bananas e Parque das Araucárias

No último sábado, 29 de abril, o professor Joelmir Mazon e os alunos de Ciências Biológicas da Faculdade Guairacá participaram do terceiro módulo do projeto ‘Botânica in loco’. O foco da saída de campo foi o estudo e coleta de algas dulcícolas.
O professor Joelmir explicou que as práticas foram realizadas no rio Jordão e Bananas, com coleta de cianobactérias e algas filamentosas em rochas e poças próximas aos rios. “Nos rios foram coletadas rochas impregnadas com diatomáceas com a rede coletora de plâncton, para algas microscópicas”. Logo após, os participantes do projeto dirigiram-se ao Parque Municipal das Araucárias, onde coletaram mais materiais com a rede de coleta de plâncton nas lagoas.

O próximo módulo do projeto terá como tema a Araucária (Araucaria angustifolia -Bertol- Kuntze) e suas espécies companheiras. O encontro também será realizado no Parque das Araucárias, ocasião onde o professor irá apresentar todas as características botânicas, ecológicas, ambientais e socioeconômicas da espécie e demonstrar um método de amostragem das espécies companheiras da Araucária pelo método de Prodan, como a erva-mate (Ilex paraguariensis A. St-Hil.), Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa O.Berg), Xaxim (Dicksonia sellowiana Hook.), dentre outras. O módulo será realizado na segunda quinzena de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário