quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeito Cesar Filho vistoria patrulhas do REERG

Patrolas, retroescavadeiras traçadas, caminhões e tratores chamaram a atenção ao seguirem em fila pela Manoel Ribas, na manhã desta quarta-feira (27). Esse maquinário será utilizado no REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava), que iniciou hoje, com a coordenação das secretarias de Obras, Agricultura e Educação e Surg.
Antes as seis patrulhas passaram pela vistoria do prefeito Cesar Filho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. “O REERG vai atuar nos pontos críticos, principalmente onde há atoleiros, por isso o caráter emergencial. Precisamos dar condições de trafegabilidade de forma imediata tanto para o escoamento da safra e dos produtos da agricultura familiar quanto do transporte escolar”, reforça Cesar Filho.
O prefeito lembrou ainda que Guarapuava formalizou a participação no Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, integrado também por Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “Com o acesso ao programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado e Codapar, vamos implantar a segunda etapa do processo, que é a readequação das estradas”.
O trabalho de recuperação começará pela estrada do Faxinal dos Fiúza, no distrito do Guairacá, como informou Carlos Dalla Vecchia, da Secretaria de Obras. “A expectativa da prefeitura é concluir o trabalho de recuperação das estradas em três ou quatro semanas”, disse.



domingo, 24 de fevereiro de 2013

ALEP aprova solicitações de Bernardo Carli para a saúde e a educação de Pinhão e Inácio Martins


Foram aprovadas em discussão única na sessão plenária desta terça-feira, 19 de fevereiro, as três indicações do deputado estadual Bernardo Ribas Carli solicitando ao governo do Estado melhorias para a saúde e a educação dos municípios de Pinhão e Inácio Martins.

As reivindicações sugerem o fornecimento mensal de óculos para pessoas carentes portadoras de deficiência e a viabilização de duas ambulâncias para o município de Pinhão, além de uma sede própria para a APAE de Inácio Martins.

“As reivindicações que faço são baseadas nas necessidades reais de cada localidade e por isso tenho certeza de que o governador, Beto Richa, nos atenderá. As solicitações serão agora encaminhadas às devidas Secretarias de Estado e nós vamos acompanhar o processo a fim de que possamos efetivamente entregar estas melhorias à população dos dois municípios da nossa região”, disse Bernardo Carli.

Unicentro estreia novo portal no dia 25

O portal da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, www.unicentro.br) entrará em nova fase quanto à identidade visual, base de funcionamento e ordenamento de conteúdos. O novo site entrará no ar na próxima segunda (25). A partir deste dia, com um elevado número de funcionalidades extras, o portal ficará ainda mais fácil de navegar, com informações específicas para alunos, professores, servidores e para a comunidade, por exemplo, a partir da visão de que os conteúdos devem ser agrupados por áreas de interesse.
O site ficará no ar em caráter experimental, ou seja, a migração do layout atual para o novo será gradual. “Nosso portal tem ampla aceitação das comunidades interna e externa, com mais de cinco mil acessos diários em média e, com esta nova visão, pretendemos nos aproximar ainda mais dos usuários”, aponta Danny Jessé Nascimento, diretor de Imprensa da Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc).
A partir de segunda, o portal será baseado na plataforma Wordpress, uma ferramenta conhecida como CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ou, em inglês, Content Management System). “Cada setor da Universidade, se tiver interesse, poderá atualizar seus conteúdos por conta própria, observando-se as regras da identidade visual”, comenta Lucas Thimóteo, diretor de Publicidade e Propaganda da Coorc.
Lucas lembra que o Wordpress é um software livre que está em constante aperfeiçoamento e se encontra na versão 3.5.1. No mundo todo, milhares de organizações tem seus sites estruturados em Wordpress. No Brasil, o Ministério da Cultura (Minc) é um deles, além de instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A entrada em operação do novo portal integra um planejamento estratégico em Comunicação, que inclui um forte avanço da Unicentro nas redes sociais, iniciado em 2010 e cujos resultados têm sido acompanhados, o que promove adequações e melhorias necessárias à divulgação institucional.

INFORMAÇÕES
Lucas Thimóteo também destaca que no novo site as informações ficarão agrupadas em um local específico. “Na Central de Notícias, além das informações produzidas pela Coorc (vídeos, fotos, programas de rádio, notícias, dentre outros), também haverá espaço para avisos aos professores e funcionários, bem como para os editais da instituição”.
Outro ponto de destaque é que os interessados em receber a newsletter da Unicentro, com informações sobre os acontecimentos da universidade, poderão se cadastrar na Central de Notícias.

Com o governador, deputado Bernardo Carli vai a Mato Rico e Santa Maria do Oeste para anúncio de obras e entrega de ambulância

O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve no dia 21 de fevereiro, nos municípios de Mato Rico e Santa Maria do Oeste, juntamente com o governador do Estado, Beto Richa, acompanhando o anúncio de diversos investimentos para a região.

Em Mato Rico, o governador autorizou a abertura de licitação para obras de recape asfáltico, que totalizam R$ 186 mil, e assinou ordem de serviço para a construção de 40 casas urbanas.

Em Santa Maria do Oeste, Richa anunciou a conclusão de obras de recape asfáltico,entregou uma ambulância e assinou ordem de serviço para a construção de 40 casas urbanas, que fazem parte do Morar Bem Paraná, programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 110 mil famílias paranaenses em quatro anos. O deputado também assinou os documentos.

“É com alegria que volto a estes municípios para trazer, juntamente com o nosso governador, boas notícias. Eu, que represento estes moradores e levo suas reivindicações ao governo do Estado, fico muito satisfeito por ver que necessidades estão sendo atendidas e que as pessoas estão vivendo com mais qualidade de vida”, afirmou Bernardo Carli.

“Vamos fazer uma revolução habitacional no Paraná. Para isso, temos um bom entendimento com o governo federal. Queremos que a população tenha moradia própria e de boa qualidade”, garantiu o chefe do executivo estadual.

Entrega dos carnês de IPTU de Guarapuava começa na terça-feira (26)


O Correios recebeu na quinta-feiradia 21/02 50 mil carnês de IPTU da Prefeitura de Guarapuava. Segundo o representante da empresa, o material agora deve passar por uma triagem onde será separado por bairros, ruas e, posteriormente, será colocado em ordem numeral para facilitar a entrega que está prevista para começar na próxima terça-feira (26).

O atraso, na entrega dos carnês do IPTU deste ano, conforme nota oficial da Prefeitura de Guarapuava, aconteceu em decorrência da falta de licitação para a produção dos carnês do IPTU, que deveria ter sido feita na gestão anterior, até o mês de novembro de 2012 e precisou ser realizada em caráter emergencial no mês de janeiro.

De acordo com o DECRETO Nº 2933/2013, editado pelo prefeito do município de Guarapuava Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho, os prazos fixados no DECRETO Nº 2830/2012, relativo ao lançamento do IPTU para o exercício 2013 foram prorrogados, alterando o vencimento, para o pagamento em cota única, no dia 08 de março de 2013, bem como os vencimentos para quem optar pelo pagamento parcelado.

Segundo o secretário de Administração, Ivanês Joséfi, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única podem fazer a impressão para pagamento do IPTU 2013 no site da Prefeitura, pelo endereço www.guarapuava.pr.gov.br. “O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única pode utilizar o número de cadastro do imóvel para fazer a impressão do IPTU pelo site no campo Cidadão Online”, explica.

Assessoria de Imprensa PMG

Em Pitanga, Bernardo Carli acompanha o governador Beto Richa em assinatura de ordem de serviço para projeto de pavimentação da PR-239




No dia 21 de fevereiro, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli também esteve em Pitanga, onde acompanhou o governador do Paraná, Beto Richa, na assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto de engenharia para pavimentar 47 quilômetros da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico.Com a medida, todos os municípios paranaenses passarão a ter vias de ligação asfaltadas.


“Este é sem dúvida um dia importante e de alegria para a região Central do Paraná. O governador autorizou a elaboração do projeto que vai pavimentar a estrada que liga Pitanga a Mato Rico, este que é um sonho de todos nós, moradores da região. E isso demonstra também a atenção que Beto Richa dispensa ao interior do Estado e o suporte que ele dá a nós, deputados, que levamos as necessidades até ele. Fico muito feliz ao ver que o trabalho vem dando certo e eu estou contribuindo com a melhoria das condições de vida da população”, destacou Carli.


Os trabalhos de topografia e sondagem de solo no trecho da PR-239 foram iniciados. O projeto executivo vai definir o traçado, as obras de terraplenagem, drenagem e necessidade de obras especiais, como a construção de trincheiras com alças de acesso. A previsão é que os estudos sejam concluídos até o fim do ano e a pavimentação comece em 2014.


“A pavimentação das estradas são conquistas históricas. Representa o início de um período promissor para todas as cidades, que deixam de ficar isoladas. Mato Rico e região ganham novas condições para se desenvolver com a pavimentação da PR-239”, disse o governador.


Richa também autorizou a construção de 50 unidades habitacionais em Pitanga.

Prefeitura oficializa a participação do CAD na Liga Nacional de Futsal



Agora é oficial. Nesta tarde (21), a Prefeitura de Guarapuava, o CAD (Clube Atlético Deportivo), a Poker e a Cooperativa Agrária assinaram o contrato que garante a participação da equipe de futsal na Liga Nacional 2013. O evento aconteceu no Paço municipal, com a presença de autoridades, atletas, torcedores e incentivadores do esporte local.


O prefeito Cesar Filho elogiou o empenho de todos para que esse momento se concretizasse e a atuação do secretário Celso Góes, que está dando um novo ritmo ao esporte. “A Prefeitura de Guarapuava faz sua parte assim como os demais patrocinadores e, sem dúvida, a torcida, que registra a maior média de público do Paraná”, afirma. “Eu, pessoalmente, contatei grandes fornecedores da prefeitura para apoiarem também a equipe, e isso já deu bons resultados, como no transporte do elenco durante o ano”, comemora.


Cesar Filho ressaltou ainda que Guarapuava tem vocação, histórico e talento para ser referência no esporte em todo o pais. “Vocês, serão nossos representantes e temos certeza que, independente do resultado, seremos vitoriosos”, disse, olhando para os jogadores do CAD.


O documento foi assinado pelo prefeito, pelo diretor de marketing da Poker, Carlos Wamburg, pelo supervisor do CAD, José Valter Liberato, e pelo diretor-secretário da Agrária, Norbert Geier. No evento, o grupo gestor do CAD foi representado por Marcos Silvestri. Secretários municipais, a vice-prefeita Eva Schran e o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, também prestigiaram a solenidade.


Segundo Wamburg, a empresa Poker, detentora de uma franquia na Liga Nacional, fez a escolha certa. “Eu fiquei feliz e emocionado em ver como as pessoas daqui amam o futsal. Para nós, esse envolvimento de toda a cidade com o clube é muito importante”.


Durante a solenidade, os representantes do CAD e atletas estavam emocionados. A comemoração aconteceu ao som da música “Pescador de ilusões”, do Rappa, que simboliza a história da equipe. A estréia na Liga Nacional será no dia 20 de abril, em casa, contra o Florianópolis.


Assessoria de Imprensa PMG


UFFS divulga classificados no Processo Seletivo 2013

A lista com os classificados em primeira chamada no Processo Seletivo UFFS 2013 já está disponível aos candidatos. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou a lista dos classificados pelos Editais Nº 24, 25, 26, 27 e 28/UFFS/2013.
Os classificados em primeira chamada devem seguir as orientações do Edital N° 022/UFFS/2013 (disponível em www.uffs.edu.br > Acesso rápido > Editais), que trata das matrículas na UFFS.
Confira as listas com os classificados no link: http://www.uffs.edu.br/seletivo/classificados.html
Os candidatos podem acessar o Boletim de Desempenho em https://ps.uffs.edu.br/boletimdesempenho/
A UFFS parabeniza os classificados!

“Retratos do cotidiano” é tema de mostra fotográfica na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul


Está exposta no hall de entrada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul a II Mostra de Fotografia “Retratos do cotidiano”. A exposição conta com 18 fotos tiradas por discentes, docentes e técnico-administrativos.

Esta edição da mostra recebeu inscrições em três categorias: Paisagem e cultura urbana/rural, Expressões do cotidiano e Vida no campus. Cada participante poderia inscrever apenas uma foto por categoria. Foram aceitos trabalhos em cores ou preto e branco, nas posições retrato ou paisagem e sem o uso de programas de tratamento de imagens.

Com a realização da mostra, os organizadores buscaram estimular a produção fotográfica na universidade, além de abrir um espaço para expor os trabalhos dos participantes da oficina de fotografia, realizada em 2012.

A exposição segue até abril e pode ser visitada pela comunidade em geral.

Participaram da organização da mostra servidores do Setor de Assuntos Estudantis (SAE), Assessoria Acadêmica e Biblioteca.




Em parceria com a Força e Luz, Secretaria de Obras moderniza semáforos de Guarapuava




Os semáforos de Guarapuava estão ficando mais modernos. Nas últimas semanas, as lâmpadas incandescentes vêm sendo substituídas pelas de LED, garantindo menos gastos com manutenção, maior durabilidade, redução no consumo de energia e mais segurança no trânsito. Esse trabalho tem a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Guaratran e Companhia Força e Luz.


Segundo o engenheiro de tráfego do Guaratran, César Sanchez, a cidade possui 28 semáforos, sendo 25 com lâmpadas incandescentes. “Todos os 25 ganharão novas lâmpadas, pois as incandescentes têm um sistema bastante deficiente, com baixa luminosidade, principalmente com a incidência do sol, o que prejudica a visibilidade dos motoristas e deixa o trânsito perigoso”, justifica. “O trabalho está em 50% e deve seguir até o final de março”, acrescenta.


As lâmpadas de LED têm garantia de cinco anos e devem gerar uma economia de 90% no consumo de energia elétrica. “A durabilidade também é superior. A lâmpada comum, quando queima, gera um apagão total, prejudicando o trânsito e exigindo a presença de agentes do Guaratran. Já as de LED possuem pequenos diodos, que vão perdendo a força um por um, ou seja, reduzindo a eficiência, mas não apagando completamente”, esclarece o engenheiro.


A Força e Luz forneceu as novas lâmpadas ao município através de um programa que promove a eficiência energética na área de atuação da companhia. “Beneficia a população, diminui os custos da prefeitura e reduz o gasto de energia, que é um dos nossos principais objetivos”, resume o gerente regional Dalessandro Luis Mafei.






Assessoria de Imprensa PMG

Petrobras depositou nesta semana R$ 1,089 milhão para o governo do estado e São Mateus do Sul como compensação da exploração do xisto

Pagamento de royalties é questão de justiça, diz Sciarra
O pagamento ao governo do Paraná e ao município de São Mateus do Sul, nesta sexta-feira (22), da primeira parcela dos royalties devidos pela Petrobras sobre a exploração do xisto, num total de R$ 1,089 milhão, restabelece a normalidade jurídica para um problema que arrastou durante os últimos 22 anos. O valor é referente à produção de janeiro. “Finalmente recuperamos um direito que nos foi tomado por causa de uma interpretação equivocada da legislação”, afirmou o líder do PSD na Câmara, deputado federal Eduardo Sciarra.


Em sua opinião, o mais importante é que a população de São Mateus do Sul passa a ser novamente compensada pelo uso de suas riquezas naturais. “Todos que se envolveram nesta questão estão de parabéns mas devemos ressaltar os esforços da bancada paranaense que insistiu juto aos órgãos federais e a Petrobras para sanar esta injustiça”, avaliou. O governo do Paraná recebeu R$ 762,9 mil e a prefeitura de São Mateus os restantes R$ 217,9 mil, sendo que a 25% dos recursos estaduais serão redistribuídos entre todos os municípios paranaenses.

A decisão pelo pagamento dos royalties foi baseada em parecer da Agência Nacional do Petróleo (ANP) emitido em 2011 após diversas consultas feitas pelos deputados federais e pelo governo do Estado. A suspensão ocorreu a partir de 1991 porque, dois anos antes, a Lei 9.478/89, que regulamentou o setor de exploração mineral, havia alterado os critérios de pagamento de royalties sobre o petróleo, o xisto betuminoso e o gás natural.

Em 1997, porém, uma nova Lei restabeleceu a validade do pagamento dos royalties sobre a exploração do xisto, que era regulada por uma Lei de 1953. “Assim, há previsão legal de incidência de royalties no percentual mínimo de 5% sobre o produto da exploração do xisto betuminoso”, concluiu o parecer jurídico da ANP. A expectativa, segundo Sciarra, é que a exploração de xisto seja triplicada no Paraná, com a atração de novos investimentos privados. A produção paranaense hoje é de 7,8 mil barris de petróleo de xisto por dia.


ANDRÉ NISHIZAKI


Assessoria de Imprensa

Paraná tem potencial para diversificar exportações, diz secretária do MDIC


Negócios internacionais

Paraná tem potencial para diversificar exportações, diz secretária do MDIC
Em palestra na Fiep, Tatiana Lacerda Prazeres, responsável pelas políticas de comércio exterior do ministério, afirma que déficit na balança comercial do Estado em 2012 não é preocupante

A secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, afirmou nesta sexta-feira (22), durante palestra na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que o déficit registrado na balança comercial do Estado em 2012 não preocupa o governo federal. Segundo ela, o grande volume de importações do Paraná, que desequilibrou o saldo de comércio no ano passado, deve-se entre outros fatores à grande diversificação de seu setor industrial, que adquire insumos e componentes para a produção. Apesar disso, a secretária afirmou que o Estado tem potencial para diversificar e agregar valor a sua pauta de exportações.

“O Paraná teve um déficit na balança comercial em 2012, mas isso não nos preocupa em função da realidade econômica do Estado”, disse Tatiana Prazeres. “O Paraná importa muitas peças, partes e componentes em função de uma matriz produtiva importante, para produção, por exemplo, de veículos que também são exportados. Esse fluxo comercial intenso reflete a realidade econômica diversificada e rica da matriz industrial do Paraná”, acrescentou.

Atualmente, o Paraná é o quarto maior exportador entre todos os estados do país, respondendo por 7,3% das vendas brasileiras para outras nações, e o terceiro maior importador, com 8,7% do total. Em 2012, apesar de ter registrado déficit em sua balança comercial, o Estado teve recorde no volume de exportações (US$ 17,7 bilhões) e importações (US$ 19,4 bilhões).

Em relação às vendas paranaenses para o exterior, 47% foram de produtos básicos. Os principais itens exportados foram soja em grãos (US$ 3,3 bilhões), carne de frango (US$ 1,8 bilhão) e farelo de soja (US$ 1,4 bilhão). Já os produtos semimanufaturados responderam por 13% das exportações, enquanto os manufaturados representaram 38%. Nessa última categoria, o setor da indústria que mais se destacou foi o de automóveis, com US$ 803 milhões comercializados com outros países.

Para Tatiana Prazeres, o Paraná tem condições de agregar valor a sua pauta de exportações. “Nosso desafio é estimular a exportações de industrializados brasileiros, o que faz diferença na nossa balança comercial”, disse. “O Paraná já tem uma vocação exportadora importante, mas existe uma série de setores com maior potencial. A ideia é que possamos atrair mais empresas para o comércio exterior a partir do Estado”, declarou.

Para que isso aconteça, o MDIC já vem desenvolvendo alguns programas no Paraná, que fazem parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora. Entre eles, ações que facilitem o acesso de empresas a financiamento e o Projeto Primeira Exportação, que capacita empresas com potencial exportador para que realizem sua primeira negociação com o exterior.

Desafios – Durante a palestra, a secretária também apontou alguns dos desafios que o Brasil precisa superar para ampliar suas exportações. O principal deles é a simplificação do processo das operações de comércio exterior. “Precisamos estar atentos cotidianamente para identificar oportunidades de simplificar essas operações, o que traz um ganho de competitividade significativo para nosso setor exportador”, afirmou. Segundo ela, o diálogo direto com empresários, como o promovido pela Fiep, é importante para a busca por soluções para esses entraves. “São essas pessoas que estão no dia a dia do comércio exterior e é importante que coloquem suas sugestões”, afirmou.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, a ampliação do diálogo entre os setores público e privado é o caminho para que o país avance. O poder público tem que se unir mais ao privado para perceber onde estão as dificuldades e os maiores problemas”, declarou. “O governo federal tem tido muito boas ações e intenções, mas ainda temos um Custo Brasil muito alto. Precisamos buscar soluções em conjunto ou não chegaremos a resultados práticos”, completou.

Quem também elogiou a possibilidade de diálogo com o MDIC foi o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, que coordena o Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade. “O Brasil é um país de muita diversidade e cada região tem suas particularidades. É importante saber as ações que o ministério tem para o Paraná para que aumentemos nossas exportações”, afirmou.Crédito das fotos: Mauro Frasson/Fiep

No município de Rio Bonito de Iguaçu, deputado Bernardo Carli se reúne com prefeito e secretários


O deputado estadual Bernardo Ribas Carli esteve nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, em Rio Bonito do Iguaçu, onde se reuniu com o prefeito, Irio de Rosso, e secretários municipais.
Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o chefe do executivo municipal pelo resultado das eleições de outubro passado e perguntou sobre a situação do município, bem como suas principais demandas. Carli também falou das ações do governo do Estado para aquela região e reafirmou seu apoio, comprometendo-se a levar as reivindicações ao governador, Beto Richa, e defender os interesses dos moradoresde Rio Bonito do Iguaçu.
“Foi uma reunião proveitosa e animada. Todos estamos com muita vontade de trabalhar e fazer acontecer, pensando sempre no melhor para a nossa população. Esse trabalho de vir até cada localidade e conhecer a sua realidade nos permite trabalhar exatamente em cima do que a cidade precisa. E com esta união de forças entre município e Estado não tenho dúvidas de que teremos bons resultados”, avaliou o deputado.
Participaram também do encontro os secretários municipais da Educação, Vanderlei Ceccatto, da Viação, Fernando Moreira, e da Saúde, Vitor Abreu de Lima.