sábado, 6 de agosto de 2016

Julgamento premia as melhores bezerras e novilhas da região

A avaliação das fêmeas Jersey e Holandesa foram realizadas em quatro categorias diferentes

A tarde de sexta-feira, 05, primeiro dia da 41ª Expogua (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava), foi marcado pelo julgamento de animais produtores de leite.
Criadores de bezerras e novilhas das raças Jersey e Holandesa, com propriedades em Guarapuava e região, concorreram em quatro categorias: fêmeas de seis a 10 meses; fêmeas de 10 a 15 meses; fêmeas de 15 a 20 meses; e fêmeas de 20 meses ao 1º parto.

O vencedor que se destacou no julgamento foi o Vanderlei Kuachinhak, dono do Sítio Paiol de Telha, que fica no Jordão, em Guarapuava. O pecuarista trabalha há dois anos e oito meses com a bovinocultura e revela que apesar de ser o vencedor das quatro categorias das fêmeas Jersey, essa é a primeira exposição que participa. Conforme Vanderlei, a qualidade das suas bezerras e novilhas é resultado de muito trabalho e dedicação. "Esse evento vem nos premiar pelo nosso trabalho e mostrar que estamos no caminho certo. Desde que a gente iniciou, optamos por fazer inseminação, para melhorar cada vez mais a raça. Isso vem trazendo um resultado muito bom. Nós estamos pensando, nesse ano, em transferência de embrião, pra cada vez melhorar mais", explica.

O jurado Altair Antônio Valloto, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos, conta que ficou muito satisfeito com os animais avaliados na Expogua. "Fiquei muito impressionado. Principalmente quando entraram na pista os animais da raça Jersey. Realmente a raça Jersey, aqui na região de Guarapuava, tem animais de muita força pra produção de leite. Quem vem na Expogua percebe que realmente são animais superiores", avalia.

Na competição da raça Holandesa, o Gustavo Augusto Camargo, proprietário do Sítio Paiol Velho, no Turvo, faturou o primeiro lugar na categoria de novilhas de 15 a 20 meses e também o primeiro lugar geral da raça. O pecuarista trabalha há 10 anos com gado de leite e conta que ficou orgulhoso com a premiação. "Isso mostra o trabalho que a gente faz na propriedade. Não é qualquer um que tem uma novilha igual a essa. Agora, graças a Deus, eu cheguei num ponto de criar animais de muita qualidade", comemora.

Confira os  nomes dos pecuaristas e dos animais em cada categoria: 

JERSEY
Categoria de 6 a 10 meses
1º lugar Beka Hulk – Vanderley Kuachinhak
2º lugar Klara Hulk – Vanderley Kuachinhak

Categoria 10 a 15 meses
1º lugar Chuchu – Vanderley Kuachinhak
2º lugar Tatá – Vanderley Kuachinhak

Categoria 15 a 20 meses
1º lugar Bebel – Vanderley Kuachinhak
2º lugar Silvia – Vanderley Kuachinhak

Categoria 20 meses até o primeiro parto
1º lugar Romana – Vanderley Kuachinhak
2º lugar Nelci – Vanderley Kuachinhak

Grande campeã Jersey – Chuchu
Campeã reservada Jersey – Beka Hulk

HOLANDESA
Categoria de 6 a 10 meses
1º lugar Lagoa Age – Anton Egles

Categoria 15 a 20 meses
1º lugar Amelia – Gustavo Camargo
2º lugar Nobreza – Gustavo Camargo

Grande campeã Holandesa – Amélia
Campeã reservada Holandesa – Nobreza


Por: Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) –Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário