segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Leilão Angus ofereceu qualidade e preço bom

Mais de 90%, dos 270 animais em pista, foram comercializados

A pista de remates do Parque Lacerda Werneck ficou lotada para o leilão de bovinos da raça Angus, na 41ª Expogua (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava). No penúltimo leilão da exposição-feira, que ocorreu no sábado a noite (13), 270 animais foram comercializados. Entre eles, touros, lotes de bezerros, novilhas e novilhas prenhes.

Claudio Marques Azevedo trouxe alguns de seus touros para vender. De acordo com o produtor, uma das principais razões de participar do leilão é disseminar a raça Angus. “A comercialização foi boa, a expectativa de preço era um pouco melhor, mas o que vale é distribuir a raça, oferecer aos produtores para cruzar e disseminar a raça Angus. Eu acho que isso foi cumprido e na média foi um bom resultado”, comenta.

Os animais disponibilizados para venda são certificados pela Associação de Angus e pela cooperativa Cooperaliança. Esse fato motivou o produtor Josef Pfann a adquirir um dos lotes de bezerros. “O ponto positivo do leilão de Angus é que todos os garrotes são animais que foram certificados pela associação de Angus e também possuem o aval da Cooperaliança. Isso nos da confiança de que estamos comprando qualidade”.

A homogeneidade dos lotes também atraiu o comprador. “Os lotes oferecidos são muito parelhos, não possuem grande diferença de peso e tamanho. Isso é bastante interessante, porque na hora da venda sempre temos animais de um mesmo padrão e conseguimos fazer lotes mais uniformes”, comenta Pfann.

Resultados
Bezerros Certificados: preço médio por cabeça: 1.531,01 reais e preço médio por quilo 6,71 reais
Novilhas Certificadas: preço médio por cabeça 1.337,43 reais e preço médio por quilo 5,80 reais
Novilhas Prenhes: preço médio por cabeça: 2.597,14 reais e preço médio por quilo 6,87 reais
Touros Registrados: preço médio por cabeça 9.096,42 reais 


Concurso de Carcaças
Antes do início do leilão, ocorreu a premiação do concurso de carcaças da raça Angus. Nessa competição, são avaliados critérios como idade, peso de carcaça, acabamento, conformação, rendimento de carcaças e concussões. Ao todo, 11 produtores participaram da disputa, com 134 machos e 86 fêmeas.

Resultados:

Macho: 1º lugar: Antônio Zancanaro
                2º lugar: Augustinho Passaúra
                3º lugar: Deni Lineu Schwartz

Fêmea: 1º lugar: Augustinho Passaúra
                2º lugar: Edio Sander
                3º lugar: Cristina Samek

Por: Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário