quinta-feira, 15 de março de 2012

Goiás Fomento busca parceria com Paranacidade


O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, juntamente com o superintendente executivo do Paranacidade, Wellington Dalmaz, receberam nesta quarta-feira (14), em Curitiba, o diretor de Desenvolvimento de Projetos da Agência de Fomento de Goiás, Jean Carlo dos Santos.

A visita do diretor da Goiás Fomento, que opera há dez anos exclusivamente com projetos da iniciativa privada, foi realizada com a intenção de buscar informações sobre os mecanismos adotados pelo Paranacidade para o financiamento de projetos municipais e implantar uma linha de financiamento similar em Goiás. Durante a reunião, foi acertada uma parceria entre o Paranacidade e a Goiás Fomento. “Vamos firmar um termo de cooperação técnica entre ambas as instituições”, informou Silvestri.

“O Paranacidade é referência e, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem o melhor programa de financiamento aos municípios do país. O governador de Goiás, Marconi Perillo conversou com o governador Beto Richa para conhecermos a forma com que a instituição paranaense trabalha com financiamento aos municípios”, explicou o diretor da Goiás Fomento.

Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, o Paranacidade foi criado há 15 anos e conta com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU) - operacionalizado por meio da Agência de Fomento do Paraná - e recursos de programas mantidos instituições com internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), para financiar ações e obras de infraestrutura urbana aos municípios.

“O fundo é rotativo e, atualmente, conta com cerca de R$ 500 milhões para destinar a ações e projetos municipais”, disse o secretário Cezar Silvestri. “Preparamos todo o processo de financiamento de projetos municipais e encaminhamos à Secretaria do Tesouro Nacional”, explicou Silvestri. O secretário lembrou que recentemente esteve em Brasília, acompanhado de com parlamentares da bancada federal, para buscar agilizar a liberação dos processos dos municípios paranaenses.

De acordo com o superintendente executivo do Paranacidade, a instituição reúne todas as condições de levar seu conhecimento técnico e operacional ao estado de Goiás. “Vamos fornecer nosso know how de 15 anos de atuação”, disse Wellington Dalmaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário