terça-feira, 6 de março de 2012

Presidente da Fiep destaca papel da indústria no crescimento do PIB paranaense

Produto Interno Bruto do Estado registou aumento maior do que a média nacional, impulsionado em grande parte pelo desempenho do setor

 O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou o papel do setor industrial para que o Estado alcançasse um crescimento em seu PIB acima do resultado nacional. “A indústria paranaense vem crescendo acima da média nacional desde 2002 e, no ano passado, registrou o melhor desempenho de sua história”, afirmou. “Esse resultado foi fundamental para que o PIB paranaense tenha registrado um crescimento superior ao do índice nacional”, acrescentou.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta terça, o PIB brasileiro – soma de todas a riquezas produzidas no país – cresceu 2,7% em 2011, em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, segundo o Ipardes, o PIB do Paraná teve incremento de 4% no ano passado, impulsionado principalmente pelos números da indústria. Em 2011, a produção industrial paranaense registrou aumento de 7%.

Para Campagnolo, apesar do cenário de crise em mercados importantes como Estados Unidos e Europa, a perspectiva é que o setor industrial continue influenciando positivamente o resultado do PIB paranaense em 2012. “Temos inúmeros investimentos sendo anunciados para o Estado , o que fortalece ainda mais a indústria paranaense. Isso nos deixa esperançosos de que continuaremos registrando bons índices de crescimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil”, disse.

Campagnolo afirma, porém, que para garantir um crescimento sustentável, o País precisar adotar medidas que contenham o processo de desindustrialização e criem um ambiente propício para o setor produtivo. “Precisamos de uma simplificação tributária que desonere a produção, além de políticas adequadas de juros e câmbio e investimentos em infraestrutura. Sem isso, o Brasil continuará crescendo abaixo do seu verdadeiro potencial”, concluiu.

Comunicação Social
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário