terça-feira, 6 de março de 2012

Governador Beto Richa anuncia a nomeação de docentes para as IES

O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou nesta terça (6) a nomeação de 248 professores para o Ensino Superior paranaense. O anúncio foi feito em reunião no Palácio do Iguaçu, com a presença dos reitores de universidades e diretores das faculdades do Estado, do vice-governador Flávio Arns, dos secretários Alípio Leal (da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Seti) e Luiz Eduardo Sebastiani (da Administração e Previdência/Seap) e do deputado estadual Marcelo Rangel.

Além da nomeação dos professores, o governador informou também a nomeação de agentes universitários, o rápido andamento dos pedidos de anuência de vagas e a recomposição do orçamento de custeio das instituições. Beto Richa assumiu o compromisso de, em no máximo uma semana, apresentar a proposta do Governo para a equiparação do salário dos docentes com a carreira dos agentes universitários, questão essa que vem sendo discutida há algum tempo.

Estes anúncios foram feitos após um conjunto de discussões entre os dirigentes das instituições de ensino superior (IES) e as diferentes Secretarias de Estado implicadas na questão. Os reitores e diretores vinham discutindo estas demandas com a equipe da Seti, com o vice-governador, com o secretário de Administração, com o secretário de Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e com a Secretaria de Planejamento, num esforço de buscar uma solução para os grandes problemas que afetam as IES e vêm comprometendo o desenvolvimento das atividades institucionais.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, contou que, na tarde da segunda (5), os reitores e diretores estiveram por mais de quatro horas debatendo vários assuntos com os integrantes do Governo. “O item mais polêmico e de maior discussão foi relativo à questão salarial dos docentes, contrariando informações mentirosas divulgadas nas Mídias Sociais, acusando os reitores de terem negociado os próprios salários com o Governo, em detrimento dos salários dos docentes. A carreira docente e a carreira dos agentes universitários sempre estiveram na pauta de todas as reuniões e reivindicações dos reitores e diretores”, afirmou.

Aldo destacou que essas questões estão na pauta desde o início do atual Governo, que sempre tem se mostrado aberto ao diálogo e sensível às demandas do Ensino Superior do PR. Particularmente neste início de ano, foram várias reuniões e audiências no sentido de demonstrar a difícil situação das universidades e faculdades. “Os encaminhamentos anunciados hoje pelo governador resultam de um produtivo diálogo com as diferentes instâncias do Governo”, declarou o reitor da Unicentro.

TRATATIVAS - “Tínhamos um processo de nomeação de 23 docentes que se arrastava desde junho de 2011, em constantes idas e vindas dentre as Secretarias de Estado e que agora se encontra resolvido. Nos próximos dias, deve sair o decreto de nomeação. O mesmo se diz do processo de nomeação de oito agentes universitários”, continua o professor Aldo. “Além disso, temos mais um processo com 46 docentes para serem nomeados, que deverá ocorrer ainda dentro do mês de março. Positiva também é a informação de que doravante os processos de reposição de pessoal seguirão trâmite normal, dando celeridade aos pleitos”, complementa o reitor da Unicentro, apontando ainda outros dois anúncios positivos feitos pelo governador Beto Richa. “A suplementação dos recursos de custeio das IES dá um novo fôlego à gestão institucional, minimizando os problemas enfrentados. Além disso, o compromisso do governador de que a proposta de equiparação dos vencimentos dos docentes com os dos agentes universitários, que será definida e anunciada no máximo até a próxima terça-feira, é clara demonstração do interesse em melhorar as condições de trabalho nas IES, sem olvidar das necessárias garantias orçamentárias e financeiras”, avalia Aldo.

Já o secretário Sebastiani (Seap) ressaltou que esta proposta dos docentes precisa ser bem discutida, tendo em vista a necessidade de dar encaminhamento também à nova carreira dos funcionários, assunto sempre recorrente na pauta de discussões com o reitores e diretores. De sua parte, o secretário Alípio (Seti) reforçou que o Governo “vem fazendo sua lição de casa”, no sentido de encontrar os melhores caminhos para atender às demandas do Ensino Superior paranaense.

O vice-governador Flávio Arns destacou a importância que o Governo tem dado às IES, “tanto que várias Secretarias dedicaram grande tempo de discussão e grandes esforços para resolver os problemas urgentes”. Sobre os anúncios, Richa afirmou que “esse conjunto de ações confirma os compromissos assumidos pelo atual Governo e é prova inequívoca de que a educação é prioridade absoluta do seu mandato”. “Não podemos deixar de mencionar o fato de que em muitas das discussões havidas o deputado estadual Cesar Silvestri Filho esteve presente e na grande maioria delas foi por seu intermédio que se conseguiu agendar as reuniões. É voz corrente entre os reitores o reconhecimento da capacidade de articulação e a lucidez das propostas apresentadas pelo deputado em defesa do Ensino Superior no Paraná”, concluiu Aldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário